Solar de São Domingos / Casa Grande de Gogim

IPA.00011072
Portugal, Viseu, Armamar, São Martinho das Chãs
 
Arquitectura residencial, barroca. Solar de planta em L com capela adossada, evoluindo em dois pisos. Possui, na fachada principal, uma fonte.
Número IPA Antigo: PT011801150034
 
Registo visualizado 72 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Solar com capela adossada, surgindo, na fachada principal, escadas de acesso ao andar nobre e uma fonte, sobre a qual surge janela de sacada, emoldurada e armoriada, com guarda em balaústres.

Acessos

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17, segundo quartel - habitava no local Domingos Dias da Costa; 1713 - reconstrução do edifício, pelo casamento de Manuel Teixeira de Carvalho com Maria Engrácia de Albuquerque; séc. 18, 2.ª metade - habitou o solar Francisco Teixeira de Carvalho, senhor dos morgados de Samodães e Gogim, primeiro Visconde e Conde de Samodães *1; 1842 - Francisco de Paula de Azeredo Figueira de Carvalho, primeiro conde de Samodães, que faleceu em Samodães em 9 de Setembro de 1857; 1857 - 1866 - sepultados na capela os condes de Samodães; séc. 19, final - 20, início - habitado por Francisco de Almeida Manuel de Vilhena *2.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MONTEIRO, J. Gonçalves, Armamar - esboço e subsídios para uma monografia, Viseu, 1984; Centro Rural de São Martinho das Chãs - regresso às aldeias, s.l., s.d.; Dicionário enciclopédico das freguesias, 3.º vol., Matosinhos, 1997, p. 542.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, 2.ª metade - obras de beneficiação no âmbito do programa "Regresso às aldeias".

Observações

EM ESTUDO *1 - participou nas batalhas contra as tropas francesas, combatendo em Pombal, Redinha, Fuentes de Onõro e Caniçal, sendo citado, pela sua bravura, no relatório que Wellington enviou para Londres; ascendeu ao posto de Governador das Armas da Beira Alta, sendo presidente da Câmara Municipal e governador Civil do Porto. *2 - 9.º conde de Vila Flor, 2.º Conde de Alpedrinha e engenheiro agrónomo, que desenvolveu a agricultura local, introduzindo a cultura da maçã.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login