Castro de Carapeços / Castro da Picarreira / Castro de Monte do Crasto

IPA.00001107
Portugal, Braga, Barcelos, Carapeços
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com ocupação romana. Povoado fortificado / castro. O povoado parece ter tido uma importante reorganização no câmbio da Era que obrigou as habitações a recolherem-se no interior do recinto amuralhado mais alto.
Número IPA Antigo: PT010302180022
 
Registo visualizado 476 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Pequeno povoado de baixa altitude. O sistema defensivo é constituído por duas muralhas em talude e dois fossos.A primeira linha de muralha rodeia completamente a coroa do monte constituindo uma acrópole, aplanada, com diversas casas e arruamentos. Esta muralha, apesar de bastante erosionada, conserva ainda muito da sua primitiva imponência, apresentando, nalguns pontos, com o talude, uma diferença de cota de c. 10 m. A segunda linha de defesa, só é observável do lado Sul, tendo sido, nas outras zonas, destruída pelos quintais e terrenos de cultivo das casas de habitação que se foram aproximando do castro.

Acessos

Carapeços, Picarreira; EN 204, Km. 18, a partir do lugar de Carapeços caminho que dá acesso ao lugar da Picarreira ou Picarela

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público, Portaria n.º 827/2015, DR, 2.ª série, n.º 216, de 04 novembro 2015

Enquadramento

Rural. Pequeno cabeço de baixa altitude, definido pela curva de nível dos 200 m, na base da vertente NE dos montes de S. Gonçalo e de Penoques.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 01 a.C. - séc. 01 - construção do povoado na organização hoje visível; séc. 04 - 05 - término ca ocupação do povoado; 1983, 31 outubro - proposta de classificação dos serviços regionais de arqueologia da zona norte; 1984, 15 fevereiro - despacho de homologação; abril - Despacho de homologação como Imóvel de Interesse Público do Ministro da Estado da Cultura; 2011, 09 junho - proposta da DRCNorte; 12 setembro - nova proposta da DRCNorte; 7 novembro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional da Cultura; 2013, 29 janeiro - publicação em DR, 2ª série, nº 20, o anúncio nº 39/2013 relativo ao projeto de decisão de fixação da zona especial de proteção (ZEP).

Dados Técnicos

Materiais

Granito

Bibliografia

VILLAS-BOAS, J. S. P., Actividades, Boletim do Grupo dos Alcaides de Faria, s/d, 2(2), p. 43; MARTINS, Manuela, O Povoamento Proto-histórico e a Romanização da Bacia do Curso Médio do Cávado, Braga, 1990, p. 74.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Década de 50 - escavações realizadas por Eng. João Alvelos; 1991 - escavações arqueológicas realizadas por Brochado de Almeida da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno e Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login