Muralha Romana na Quinta do Fujacal

IPA.00001097
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Muralha romana de Braga; deveria possuir torreões semicirculares ou circulares e uma largura muito variável, entre 2,30 e 4,50 m.
Número IPA Antigo: PT010303420051
 
Registo visualizado 385 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Militar  Cerca urbana    

Descrição

Robusta fortificação tardia definida por dois muros opostos, limitando um espaço interior preenchido por grandes blocos de granito e pedra miúda. Orientada no sentido NE / SO, é visível já numa extensão de 12 m de comprimento e atinge, em algumas zonas, a altura de 4,20 m. Parece tratar-se de um sector da muralha que sofreu reparações numa época tardia. Em muitos pontos reaproveita material de construção de edifícios que foram desmontados, como fustes e bases de colunas.

Acessos

São José de São Lázaro, Rua Sá de Miranda; Rua 25 de Abril e Rua de S. Geraldo

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho de 18 abril 1985 do Ministro da Cultura)

Enquadramento

Urbano. Os terrenos da Quinta do Fujaçal encontram-se limitados a S. por uma série de vivendas viradas à Rua Sá de Miranda, a E. pela Rua 25 de Abril, a N. pelo Hospital dos Falcões e a O. pelos imóveis da Rua de S. Geraldo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: cerca

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 03

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 03 - provável construção, considerando que a máxima extensão da cidade romana deve ter sido atingida no séc. 2, como resultado do natural desenvolvimento da cidade flávia / antonina, ainda que haja conhecido reparações em fases bem mais tardias.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito.

Bibliografia

MARTINS, M. e DELGADO, M., História e Arqueologia de uma cidade romana: Bracara Augusta, Cadernos de Arqueologia, Série II, 6 - 7, Braga, 1989 - 1990, p. 27; DELGADO, M.; GASPAR, A. e LEMOS, F. S., O Salvamento de Bracara Augusta, I Encontro Nacional de Arqueologia Urbana, Set.1985, Trabalhos de Arqueologia, 3, Lisboa, 1986, pp. 39 - 40; DELGADO, M.; DIAS, L. A. T.; LEMOS, F. S.; GASPAR, A., Intervenções na área urbana Bracara Augusta (1983), Cadernos de Arqueologia, Série II, 1, Braga, 1984, pp. 101 - 102, Est. VIII, 1.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

1977 - prospecções electromagnéticas realizadas pela equipa de Garchy revelaram a existência de várias estruturas o que viria a ser confirmado por sondagens subsequentes da responsabilidade da Unidade de Arqueologia da Univerisdade do Minho; 1982 / 1983 - trabalhos arqueológicos prosseguiram em duas áreas mais limitadas: uma de 150 m2 e outra, a N. e no prolongamento da primeira, com cerca de 400 m2.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login