Casa de Ramalde

IPA.00001090
Portugal, Porto, Porto, Ramalde
 
Casa nobre barroca e neogótica, inserida estilisticamente na obra de Nicolau Nasoni.
Número IPA Antigo: PT011312110043
 
Registo visualizado 1370 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Remata superiormente o portão a pedra de armas dos Leites Pereiras, de gosto barroco. Transposto o portão entra-se num amplo terreiro, parcialmente relvado e arborizado e parcialmente em piso de terra batida. Este terreiro é limitado a N. pela casa e capela e a E. e a O. por muros idênticos àquele em que se abre o portão, embora mais baixos e sem reboco, nos quais se abrem dois portais. O do lado O. dá acesso a um jardim formal, de gosto barroco, ornado com carreiras de buxo e loureiro e canteiros ajardinados que enquadram árvores de fruto e de adorno. O do lado E., por sua vez, abre para extensa área de terrenos agrícolas, aparentemente sem aproveitamento que a N. e a E. rodeia todo o conjunto construído. Atravessa estes terrenos a hoje muito poluída ribeira de Ramalde, também conhecida por ribeira da Granja. CASA: Construção solarenga de planta rectangular e com dois pisos. A fachada é embelezada pelo amplo escadório exterior, de estrutura bastante simples, com balaústres no parapeito terminal, sob o qual se abre um portão. A obra de Nasoni é apenas a reconstrução de uma moradia quinhentista com torre angular. No bloco setecentista, porém, foram respeitados os elementos decorativos da antiga casa: a simplicidade da escada exterior, a forma invulgarmente alongada das últimas janelas do andar superior, o friso dos merlões que coroam os muros laterais da residência, abertos a meio por dois arcos abatidos. A torre, único vestígio da anterior construção, foi incorporada no corpo do edifício setecentista, a meio. Conserva ainda os primitivos merlões e a cornija, com esgotos angulares. Reconstruída no século 18 de acordo com o gosto neogótico, apresenta na parte superior duas janelas, nas faces N. e S., de arco agudo, que se combinam harmoniosamente com as volutas. Nas outras faces da torre admiram-se uma janela gótica, dois olhos-de-boi e uma janela rectangular de caixilho inglês e moldura muito simples. As duas consolas curvas que sustentam a varanda da janela superior são também de cunho neogótico. Adornada à casa, pelo lado O., encontra-se a CAPELA: planta rectangular, simples, regular, de uma só nave. De invocação de S. Roque, é de linhas um tanto severas, embora o envolvimento da pedra de armas que sobrepuja o frontão, interrompido sob o campanário, seja de um rigoroso barroquismo. No interior da capela, em modesto sarcófago assente em dois leões, jaz o fidalgo João Leite Pereira de Melo. Este sarcófago é também do risco de Nicolau Nasoni. A fachada principal da capela deita para um pequeno terreiro, ajardinado e relvado, o que propícia a todo o conjunto, uma atmosfera intimista, de certo recolhimento.

Acessos

Rua da Igreja de Ramalde

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 *1

Enquadramento

Urbano, isolada, delimitada por cerca murada, com acesso por imponente portão rasgado em alto muro de pedra, rebocado. Situa-se na Rua da Igreja de Ramalde, a curta distância da igreja paroquial. Rodeiam-na a N. as instalações fabris da zona industrial da cidade, a S. a zona habitacional que constitui o núcleo antigo da freguesia de Ramalde, a E. o nó rodoviário de Ramalde da Via de Cintura Interna do Porto e O. o bairro social de Ramalde.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: direção regional

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

DRCNorte, Portaria n.º 829/2009, DR, 2.ª série, n.º 163 de 24 agosto 2009

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Nicolau Nasoni (atr.)

Cronologia

Séc. 16, 1ª metade - João Dias Leite compra à viúva e filhas de Vasco Gil de Bacelar, senhor da Torre e Solar de Bacelar, uma casa de morada e respectivas terras de que estes eram proprietários no lugar de Ramalde; a casa apresentava traça simples com torre angular; 1542, 8 Março - D. João III concede a António Leite, filho de João Dias Leite e morgado de Ramalde, brasão privativo; 1581 - por ser ano de grande peste na cidade do Porto e em cumprimento de uma promessa, uma congregação religiosa feminina da cidade manda construir, em terrenos que possuía no termo de Ramalde, junto à casa, uma capela dedicada a São Roque. Posteriormente, em data que se desconhece, esta capela foi adquirida pelos senhores de Ramalde, que a ampliaram e mandaram colocar sobre a porta de entrada o escudo com as armas dos Leites; 1746 - D. Florência Leite Pereira de Melo e seus filhos decidem remodelar o solar e a capela e encomendam o projecto a Nicolau Nasoni. Este, na construção setecentista da casa, integra a torre, vestígio da construção original e promove a transferência da primitiva capela do local onde se encontrava, a nascente do conjunto habitacional, e liga-a ao solar; 1809, 29 Março - as tropas francesas comandadas pelo General Soult que se dirigiam para a cidade do Porto encontram forte resistência popular que procura defender a bateria da Prelada que protegia as terras de Ramalde. Após vigorosos combates de que saem vencedores, os franceses ateiam fogo à casa e capela de Ramalde, destruíndo-as por completo; 1870 - Pedro Henrique da Silva da Fonseca da Cerveira Leite, Senhor da casa e quinta de Ramalde empreende as obras necessárias à recuperação do solar e da capela; 1968 - a casa, então propriedade da família Távora, descendente de um dos ramos dos Leites Pereira, deixa de ser utilizada como residência; 1977 - o Estado adquire à família Távora a casa e quinta de Ramalde com o objectivo de aí instalar o Museu Nacional da Literatura; 1988 - com uma existência precária e insipiente, o Museu Nacional da Literatura encerra definitivamente as suas actividades, sendo o edifício entregue ao IPPC, actual IPPAR, que desde então tem aí sediados os serviços da sua Direcção Regional do Norte; 1992, 01 junho - o imóvel é afeto ao Instituto Português do Património Arquitetónico, pelo Decreto-lei 106F/92, DR, 1.ª série A, n.º 126; 2007, 20 dezembro - o imóvel é afeto à Direção Regional da Cultura do Norte, pela Portaria n.º 1130/2007, DR, 2.ª série, n.º 245.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura mista.

Materiais

Embasamentos de granito aparelhado, paramentos de alvenaria, pavimentos de betão; coberturas em telha sobre vigamento de betão armado; molduras de portas e janelas em granito; revestimentos em reboco pintado.

Bibliografia

SMITH, Robert, Nicolau Nasoni Arquitecto do Porto, Lisboa, 1966; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; TÁVORA, Fernando de Tavares e, Notas Histórico-Genealógicas sobre a Casa de Ramalde, Coimbra, 1985.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1977 / 1980 - Obras de consolidação e de restauro realizadas pelo Estado, sob a direcção do arquitecto Octávio Lixa Joca Filgueiras, com o objectivo de adaptar o edifício a Museu Nacional da Literatura: na casa reconstrução do telhado, substituição do vigamento de madeira de castanho por vigamento de betão armado, substituição dos pavimentos de madeira por pavimentos em laje de betão; remodelação total do interior com substituição das divisões existentes no rés-do-chão, andar nobre e torre por espaços amplos para exposições, mantendo apenas os compartimentos necessários à instalação de gabinetes de trabalho de técnicos do Museu; restauro das caixilharias das portas e janelas; reboco de paredes. Na capela reconstrução do telhado, reaproveitamento do vigamento de madeira de castanho, limpeza e rastauro geral. Nos muros, obras de consolidação da estrutura e reboco; 1992 / 1993 - Obras de restauro e limpeza em todo o conjunto construído, sob a direcção do arquitecto Humberto Vieira; substituição do reboco caiado por reboco pintado, em tom de amarelo ocre.

Observações

*1 - DOF: Casa de Ramalde, com todas as suas pertenças. A Casa de Ramalde é também conhecida como Casa Queimada, em virtude do incêndio que a destruiu por completo em 1809.

Autor e Data

Isabel Sereno / Miguel Leão 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login