Palacete anexo ao Hospital Distrital São Francisco / Palacete da Quinta de D. Elisa do Pardal

IPA.00010875
Portugal, Aveiro, São João da Madeira, São João da Madeira
 
Palacete eclético de planta composta por dois volumes diferenciados com coberturas diferenciadas e torre quadrangular adossada a um dos cunhais com cobertura em telhado piramidal, que lhe confere um ar revivalista e romantico. Fachadas de 3 pisos e mansarda. Ritmos verticais acentuados pelos vãos rasgados, de 2 folhas e bandeira, contrariados pelas faixas horizontais de separação dos pisos. Vãos dos dois pisos superiores em janelas de peito rectangulares molduradas com cantarias trabalhadas, sobrepostas a registo de azulejos pintados. Acessos por escadaria e alpendre com cobertura em telhado sobre colunas de cantaria. Interiores com tectos de estuque decorados.
Número IPA Antigo: PT010116010006
 
Registo visualizado 347 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta longitudinal composta por dois volumes diferenciados com coberturas diferenciadas em telhados de 3 e 4 águas tendo adossado ao ângulo NO. do volume principal torre quadrangular com cobertura em telhado piramidal. Três pisos e mansarda, no volume principal, e 2 pisos no volume secundário. Embasamento, frestas rectangulares deitadas no piso térreo, friso de cantaria na separação dos pisos superiores, e no volume principal, ainda friso idêntico correndo pela altura da base das bandeiras das janelas do 2º pavimento, e um terceiro friso entre aquele e a cimalha; nos dois pisos superiores abrem-se janelas de peito rectangulares molduradas tendo sobre a padieira cantaria mais volumosa e saliente com pedúnculo ao meio enquanto sob o peitoril tem cantaria idêntica que em algumas se sobrepõe a registo de azulejos pintados em vermelho e verde com jarrão de flores donde saem festões sobre fundo branco. Na fachada N., abre-se o principal acesso com escadaria perpendicular à fachada, guardas de ferro, patamar alto e alpendre com telhado sobre 4 colunas; duas frestas no piso térreo aos lados da escada, 4 vãos por piso nos superiores e trapeira na mansarda. Fachada O., com porta cocheira, no piso térreo, ladeada por duas frestas, duas janelas nos dois pisos superiores enquadrando janelão rectangular da escada interior que se inicia sobre a linha média do primeiro e sobe até à cimalha; escada colocada longitudinalmente que dá acesso a porta no último pavimento. Fachada S., tem lado direito em avançamento, escada longitudinal encaixada no ângulo do avançamento e três vãos por piso: porta na linha média do térreo, ladeada por duas frestas e encimada pelo patamar da escada com porta ladeada por duas janelas de peito; acima da linha do telhado do volume secundário são visíveis três vãos em janelas de peito do último piso do volume principal. Fachada E., tem piso térreo parcialmente enterrado, pano central em avançamento com escada e alpendre adossado a toda a largura coberto com telhado sobre duas colunas, dois vãos por piso. A torre dá continuidade à organização das fachadas mas no 2º pavimento as janelas têm remate de arco de volta perfeita com o último friso da fachada a acompanhar o contorno; a cimalha da torre eleva-se acima da cimalha da fachada e mostra linha de cornija onde assentam 3 ou 4 consolas de madeira em cada face para suporte do beiral; os panos entre as consolas exibem registos de azulejos pintados a azul com motivos cordiformes. INTERIOR transformado pela adaptação aos novos usos, conserva salas com lambris de madeira entalhada e tectos decorados com estuques, portas com pilastras e arco, escadaria com balaustrada de madeira.

Acessos

Avenida da Misericórdia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implanta-se junto do actual edifício do hospital distrital rodeado por áreas de aparcamento de automóveis.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Saúde: hospital

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 20, 1º quartel - construção do palacete por Fulgêncio Santos, emigrante no Pará (Brasil).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, cantarias; cerâmica, azulejo, mosaico e telhas; madeira, pavimentos, portas e janelas; cal, estuques; ferro, gradeamentos.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

SCMSJM: 1959 - aquisição da casa e do terreno pela Misericórdia; 1966, Outubro - inauguração do hospital novo; 1968 - inauguração do edifício do palacete como escola e lar das freiras residentes no hospital; 1975 - passou para a administração do Ministério da Saúde; 1976 - os serviços administrativos do hospital foram instalados no palacete; 1980 - construção de placa na cobertura do corpo anterior; 1995 - reforma do piso térreo; 1999 - obra de adaptação dos interiores.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login