Hospital e Casa do Despacho da Santa Casa da Misericórdia de Pereira

IPA.00010847
Portugal, Coimbra, Montemor-o-Velho, Pereira
 
Arquitectura da saúde e assistencial, tardo-maneirista. Hospital de pequenas dimensões, de planta rectangular e massa simples, com fachada principal de um piso, rasgado regularmente por portas de verga recta, encimadas por friso e cornija, destacando-se a principal, ladeada por pilastras canelas suportando entablamento, coroado por pináculos e com brasão em tabela. Fachadas lateral simples e a posterior de dois pisos, rasgando-se no superior janelas de peitoril encimadas por cornija recta.
Número IPA Antigo: PT020610080037
 
Registo visualizado 112 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Hospital de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta rectangular simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras nos cunhais, assentes em bases, coroadas por pináculos, terminados em bolas, sobre altos plintos. Fachada principal virada a S., terminada em cornija, encimada por beiral, e sobrelevada por pano de muro, sensivelmente recuado e também em terminado em beiral. É rasgada por sete vãos, moldurados a cantaria, seis deles encimados por friso e cornija recta; quatro destes vãos, foram, alternadamente, transformados em janelas de peitoril e sobrepujadas por pequenas janelas rectangulares jacentes, gradeadas, e dois deles conservam-se como portas, uma delas tendo friso com a seguinte inscrição"HOSPITAL ANNO 1724". O último vão, corresponde a uma porta, a mais rica, apresentando verga recta encimada por friso com a inscrição "CAZA DO DESPACHO ANO 1724", e ladeado por pilastras caneladas, de terço inferior marcado e assentes em plintos, suportando entablamento com pináculos piramidais terminados em bolas decoradas; sobre a cornija, surge tabela rectangular horizontal, gravada a baixo relevo com brasão nacional, encimado por coroa fechada, envolta em paquife e aletas volutadas; sobrepuja-o friso com acantos enrolados. Fachadas laterais terminadas em empena, sendo a esquerda rasgada por janela rectangular, moldurada. Fachada posterior de dois pisos, descaracterizada, rasgada no segundo piso por janelas de varandim, algumas transformadas em peitoril, encimadas por cornija recta. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua dos Açougues, nº 9 a 13, 15

Protecção

Incluído a Zona de Protecção da Igreja da Misericórdia de Pereira e Casa do Despacho (v. 0610080009)

Enquadramento

Peri-urbano, adossado. Ergue-se fronteiro à fachada lateral direita da Igreja da Misericórdia e respectiva Casa do Despacho, adaptado ao pendor do terreno, tendo adossado, à fachada lateral direita, edifício, mais baixo, possivelmente a antiga albergaria e onde funcionam actualmente sanitários públicos. Junto à fachada posterior, desenvolve-se pequeno logradouro, fechado por alto muro de alvenaria rebocada, passando num plano sobrelevado caminho de ferro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital de confraria / irmandade

Utilização Actual

Residencial

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Gaspar Ferreira (atr.); PEDREIRO: António Gonçalves (atr.).

Cronologia

1631 - referência documental à existência de um hospital em Pereira; 23 Setembro - ali faleceu Catarina Antunes; 1644, 8 Maio - faleceu no hospital António, um moço pobre, natural da Sertã e morador em Vila Nova de Anços; 1721 - segundo o Prior Francisco Xavier de Madureira, que escreveu as Informações Paroquiais, não havia em Pereira Mosteiro ou Recolhimento, mas apenas a Misericórdia com casa para se recolherem os pobres; 1723, 3 Janeiro - inicio da construção do edifício da albergaria e hospital, podendo o projecto ser atribuído ao arquitecto Gaspar Ferreira, autor da traça da igreja, ou ao empreiteiro, construtor e pedreiro António Gonçalves, que também ali trabalhou; 1724 - conclusão das obras, conforme data do portal principal; 1742 - remodelação da botica; 1760, 4 Setembro - faleceu no hospital António Rodriguez Portello, da freguesia de Lamarosa; séc. 18, finais - o Provedor da Misericórdia refere que em Pereira "só meia dúzia de famílias vivem bem e podem pagar remédios, o resto são uns miseráveis"; 1836 - extinção do concelho de Pereira; séc. 19 - alteamento do edifício para criação de um segundo piso, que passou a funcionar como cabeleireiro; posteriormente, serviu como salão de festas e bailes e sede da Columbófila; 1897 - segundo Costa Goodolphim, a Misericórdia de Pereira não tinha hospital, mas uma albergaria para pousada de peregrinos; séc. 20, inícios - o hospital tinha sala de tratamento e uma enfermaria de quatro camas; 1928 / 1929 - elaboração do Inventário dos Bens do Hospital; 1992 - o edifício servia de habitação, atelier de restauro e Museu Etnográfico do mestre etnólogo Arlindo de Almeida.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; molduras dos vãos, pilastras, pináclos e cornijas em cantaria; gatos e grades em ferro; portas e caixilharia de madeira; vidro simples; painéis de cimento; cobertura exterior em telha.

Bibliografia

BANDEIRA, Ana Maria (Cord.), Recenseamento dos Arquivos Locais. Câmaras Municipais e Misericórdias, vol. 7, s.l., 1997; CORREIA, Virgílio, GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952; GOODOLPHIM, Costa, As Misericórdias, Lisboa, 1898 (1ª edição); NUNES, Mário, GÓIS, Correia, Vila de Pereira, Coimbra, 1992.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Santa Casa da Misericórdia de Pereira (datas extremas: 1584 - 1950)

Intervenção Realizada

Observações

Tendo em consideração que, sensivelmente, pela mesma altura se procedia à construção da actual igreja, para substituir a pequena capela, é estranho que a casa do Despacho se tenha implantado no edifício do hospital.

Autor e Data

Paula Noé 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login