Capela do Bom Despacho

IPA.00001081
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Selho São Lourenço e Gominhães
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela alpendrada de planta longitudinal e nave única. Elementos identificadores: frisos nas pilastras, óculo, pináculos, cruzes decoradas e etc.
Número IPA Antigo: PT010308190045
 
Registo visualizado 325 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Igreja de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangulares, antecedida por alpendre. Volumes articulados com coberturas em telhado diferenciadas de duas águas. A do alpendre de três águas e a da sacristia apenas de uma água. O alpendre, aberto, assenta em duas colunas. A fachada principal é ladeada por torre sineira de remate cónico. A portal principal de entrada na igreja está encaixado entre duas aberturas rectangulares simples e é encimado por um pequeno óculo. A cornija é interrompida ao eixo da fachada por um campanário de arco pleno. Quatro gárgulas e quatro pináculos decoram a cornija da torre. Interior com lambril de azulejos, coro-alto e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras, ladeado por duas peanhas com imagens. Capela-mor com retábulo de talha. Coberturas interiores em madeira de perfil curvo. Na fachada lateral onde se adossa o volume da sacristia dois túmulos sobrepostos, encaixados no ângulo entre esta e a capela-mor.

Acessos

Dista 5 Km de Guimarães em direcção a São Torcato (Senhora do Bom Despacho)

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 31/83, DR, I Série, nº 106 de 09 Maio 1983

Enquadramento

Rural, isolado, sobre um maciço rochoso, numa plataforma elevada, definindo um adro envolvente rodeado por cruzes em granito.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17, princípios - Edificação da capela; 1644 / 1669 - referência a uma capela ali existente no livro das Colegiadas e nos livros Paroquiais.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes de alvenaria de granito rebocado pelo lado interior e exterior; Lambrim de azulejo recente na nave e capela-mor; Tecto em madeira encerada na nave, capela-mor e alpendre; Revestimento do pavimento da nave, capela-mor e sacristia a mosaico cerâmico recente; Cobertura da torre rebocada; Cobertura da igreja em estrutura de madeira e revestida a telha de barro de aba e canudo; Guarda do coro e púlpito em madeira encerada; Caixilharias de madeira pintadas pelo lado exterior e interior.

Bibliografia

IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. I, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

DGEMN, DSID

Intervenção Realizada

Anos 70 - Revestimento do pavimento da nave e capela-mor; execução de lambril na nave e capela-mor; Junta de Freguesia de Gominhães: 1994 - Destruição das oliveiras localizadas no adro.

Observações

O adro ainda há pouco tempo era caracterizado pela presença de antigas oliveiras recentemente destruídas. O abate das oliveiras descaracterizou o adro envolvente do imóvel classificado.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login