Casa de Vila Boa

IPA.00001079
Portugal, Braga, Vila Nova de Famalicão, Joane
 
Casa barroca, em L do tipo solarengo da região do Minho. A fachada da Capela e a escadaria de entrada de um só lanço são referenciados ao estilo barroco, nomeadamente ao séc. 18. O facto de recentemente terem removido o reboco das fachadas exteriores foi-lhe retirado o carácter de um solar referenciado fundamentalmente ao séc. 18, no contraste entre os paramentos rebocados, as molduras em cantaria de granito das aberturas e as escadarias graníticas.
Número IPA Antigo: PT010312190006
 
Registo visualizado 893 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Edifício de planta em L, de dois pisos e fachada principal orientada a O.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas. Esta fachada apresenta no cunhal com a fachada voltada a N. a Capela inserida na construção e marcada apenas por um portal simples encimado por um friso de entablamento com uma cruz ao eixo ladeado por dois pináculos. Ao nível do r/c sete pequenas aberturas rectangulares e do primeiro piso nove janelas e duas portas com sacada ( fachada N. e O.). A fachada N. confrontante com a EN, prolonga-se até uma pequeno volume-chaminé. No cunhal duas aberturas em forma de nicho são encerradas por portadas à semelhança de gelosias. A escadaria principal de tiro, localiza-se na ligação dos dois corpos que constituem o L e volta-se a O..

Acessos

EN 206, Lugar de Vila Boa

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1ª Série, nº 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano. Isolado. Edifício de Gav. com a EN e um caminho em terra batida. Implanta-se à face da EN do lado S..Do lado N. da EN desenvolvem-se uma outra grande Casa com características semelhantes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 15 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15 - Provável construção da torre; 1682 - Foi adquirido pela família que o conserva até hoje; Séc. 18 - Prováveis ampliações nas fachada principal e na fachada voltada a N.; Séc. 20 - Provável datação para a remoção do reboco exterior.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em granito.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente; Paredes interiores com acabamento rebocado; cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias em madeira; escadarias exteriores em granito; Guardas das varandas em ferro.

Bibliografia

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, IPPAR, volume I, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Foi removido o reboco das paredes exteriores o que prejudica a leitura da época deste imóvel atendendo a que todos os guarnecimentos de aberturas, cornija e colunas em cantaria ficam diluídas no conjunto.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login