Casa do Proposto / Solar do Proposto / Casa dos Viscondes do Paço de Nespereira

IPA.00001071
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura residencial, barroca. Solar de planta em L, com fachadas terminadas em friso e cornija, rasgadas regularmente por vãos com moldura granítica. A fachada principal, de dois pisos, possui escada de granito de dois lanços opostos, de acesso ao portal de verga abatida com moldura terminada em frontão interrompido por brasão de família, e janelas de peitoril, com avental. Do lado direito, adossa-se corpo de dois pisos, rasgado por duas janelas de sacada no piso nobre. A fachada posterior, de habitação, de três pisos, oitocentista, possui no piso superior ampla sacada corrida, com guarda em ferro forjado, sobre um jardim de buxo, possivelmente setecentista, organizado por percursos geométricos, ornamentado nos ângulos com pináculos em cantaria, em torno de um tanque central. O corpo térreo de serviço, delimita o terreiro à direita é de construção oitocentista, de grande sobriedade, conferida pela regularidade dos vãos em verga recta. Casa nobre, de tradição rural, implantado numa vasta área, que foi ao longo dos tempos absorvida pelo crescimento da malha urbana da cidade. De fundação quinhentista, foi profundamente alterada no séc. 18, o que lhe conferiu uma feição essencialmente barroca. Na fachada principal, destaca-se o portal do piso nobre, enquadrado por frontão armoriado em estilo rocaille. Os vários corpos, construídos em épocas diferentes, foram organizados em forma de L, numa articulação volumétrica predominantemente horizontal, constituindo uma construção típica da zona de Guimarães deste período.
Número IPA Antigo: PT010308600044
 
Registo visualizado 611 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Edifício de planta em L, composta por quatro corpos rectangulares sucessivamente adossados, com volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, rematadas em friso e cornija. Corpo principal, mais baixo, virado a NE., com cunhal apilastrado no lado esquerdo, terminado em cornija, sendo esta alteada no eixo que define o acesso principal. No piso térreo, abrem-se três janelas de pequena dimensão, que acompanham o desnível do terreno, possuem verga curva, com moldura granítica, gradeadas, e dispõe-se escadaria de dois lanços opostos de acesso ao piso nobre através de porta de verga curva com moldura decorada com elementos vegetalistas e concheados, encimada por frontão interrompido com brasão central, é ladeado por três janelas de peitoril, de verga curva com moldura granítica e avental. No alinhamento deste corpo, surge, do lado direito, um outro corpo adossado, mais elevado, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria granítica, rematadas em friso e cornija, coroada por urna, no lado esquerdo. É rasgado no primeiro piso por uma porta e uma janela, de verga curva com moldura granítica, e no segundo por duas janelas de sacada, com bacia de granito e guarda de ferro forjado, sendo os pisos separados por friso de granito. No ângulo com este corpo, surge um outro mais baixo, de pequena dimensão, rasgado por porta encimado por janela de peitoril com avental, de modinaturas semelhantes ao corpo principal; e no seu alinhamento, ergue-se um corpo térreo, bastante alongado, ritmado por argolas de ferro e vãos rectilíneos com moldura granítica em cantaria, distribuídos por cinco janelas, três do lado esquerdo e duas do lado direito, tendo ao centro, porta de verga recta encimada por cartela oval, disposta na horizontal, de cantaria, com cornija alteada e no lado direito uma porta de vão mais amplo. Fachada posterior, de três pisos, rasgada por vãos de verga recta, com moldura em granito, no piso térreo rasga-se uma porta, e no piso superior cinco janelas de sacada com bacia de granito e guarda de ferro forjado; no último piso, ampla sacada corrida, com bacia de granito, com guarda vazada de ferro forjado, formando elementos geométricos, onde se abrem cinco portas janelas. INTERIOR com tectos e pavimentos em madeira.

Acessos

Rua São Gonçalo

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 8/83, DR, I Série, nº 19 de 24 Janeiro 1983 / Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101) *1

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se em terreno irregular de grande dimensão, delimitado por muro de granito, com acesso por portão de ferro forjado, ornado por elementos fitomórficos, ladeado por dois pilares de granito, encimados por urnas. Fronteiro ao corpo principal virado a NE. desenvolve-se um terreiro pavimentado a cubo graníticos; a fachada posterior é marcada por zona ajardinada,formando um jardim de buxo, com tanque circular ao centro. Na proximidade, ergue-se o Estádio Municipal de Guimarães, o Bairro de São Gonçalo (v. PT010308600158) e a Escola (Industrial e Comercial de Guimarães(v. PT010308600113).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

DESCONHECIDO.

Cronologia

Séc. 16 - época da primitiva construção, talvez já pertencente ao morgadio do Paço de Nespereira, instituído pela família Cardoso do Amaral; 1710 - Pedro Bernardim Cardoso de Menezes Barreto faz obras na casa dando-lhe a configuração actual; manteve-se nos seus descendentes, Lobos Machados Cardosos Menezes, Viscondes de Paço de Nespereira; 1855 - nasce nesta casa Bernardo Pinheiro Correia de Melo, que viria a ser secretário do Rei D. Carlos e 1º Conde de Arnoso; 1887 - venda de um terreno pertencente à quinta, para instalar a Escola Industrial de Guimarães, são construídos pavilhões nesse terreno, instalando-se provisoriamente as oficinas; 1901 - a Escola Industrial fica provisoriamente instalada nos terrenos do Proposto; 1911, Dezembro - o Regimento de Infantaria 20 toma posse de quase todos os barracões do Proposto, cedidos pelo Ministério da Guerra, ficando apenas um destinado a armazém das oficinas; 1923/1924 - a Escola Industrial deixa o Convento de Santa Clara (v. PT010308340108) e instala-se definitivamente nos pavilhões do Proposto; 1959 - a Escola Industrial deixa os pavilhões da quinta; 1983, 24 de Janeiro - classificação do imóvel pelo Dec. Nº 8/83, DR 19 de 24 Janeiro 1983.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito rebocado e pintado; modinaturas, sacadas, cunhais, frisos, cornijas, brasão, urna e escadas em granito; portas; caixilharias, tectos, pavimentos de madeira; guardas das escadas, gradeamentos das janelas e portões em ferro forjado, vidros simples; cobertura em telha.

Bibliografia

ARAÚJO, Ilídio Alves de, Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal, Lisboa, 1962; MORAES, Maria Adelaide Pereira de, Capelas vinculadas da Colegiada de N. S. da Oliveira, comunicação apresentada ao congresso Histórico, Guimarães, 1979; LINO, António, Monografia de Guimarães e seu Termo, 1984; SILVA, A. L. Pereira da, Nobres Casa de Portugal, IV; Guia de Portugal, IV, II, vol. 4, Coimbra, 1985; CARVALHO, Pe. António, Corografia Portuguesa, Tomo I; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Lisboa, 1993; www.csarmento.uminho.pt, 15 Junho 2009; AFONSO, José Ferrão, FERRÃO, Bernardo, Edificações do Centro Histórico e sua envolvente com interesse patrimonial, in www.cm-guimaraes.pt, 15 Junho 2009; www.ippar , 15 Junho 2009.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN: Arquivo Pessoal de Ilídio de Araújo

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: séc. 19 - obras de ampliação e construção de novos corpos; 1991 - reparação dos telhados.

Observações

*1 - DOF: Casa do Proposto e seus jardins.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996 / Sónia Basto 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login