Capela de Santa Cruz

IPA.00001069
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura religiosa seiscentista. Capela alpendrada, de planta longitudinal, composta por nave única com sacristia adossada na lateral direita. Fachada principal com alpendre sustentado por colunas toscanas assentes em muro de cantaria, interiormente percorrido por banco, terminada em empena, e rasgada por portal de verga recta e vão de acesso ao púlpito que surge do lado direito deste. No interior, possui retábulo-mor de talha policroma, de planta recta e um eixo. Capela com alpendre sustentado por colunas sobre muro, aberto frontal e lateralmente e púlpito na fachada principal junto ao portal, que o torna num curioso conjunto arquitectónico rural. No interior da nave, possui lambril de azulejos setecentistas.
Número IPA Antigo: PT010308340046
 
Registo visualizado 701 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal composta por nave rectangular, antecedida por alpendre, mais baixo, e sacristia adossada à fachada lateral direita. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, de três no alpendre e de uma água na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com excepção do alpendre e sacristia em granito aparente, terminadas em friso e cornija. Fachada principal voltada a SO., terminada em empena, com pilastras nos cunhais, rasgada por portal de verga recta, com moldura de granito simples, tendo adossado do lado direito vão com modinatura semelhante e púlpito de granito. Alpendre de largura da nave, acedido frontal e lateralmente, apoiado em pilares quadrangulares nas esquinas e seis colunas a definir cada entrada, assentes em muro composto por lajes de cantaria, com arquitrave sustentando o telhado; interiormente, muro percorrido por banco de pedra, pavimento de lajes e tecto de madeira, de três panos. Fachada lateral esquerda virada a NO., rasgada por porta de verga recta com moldura de granito simples e janela gradeada, possui campanário de dupla sineira, com arcos de volta perfeita e remate em empena no beiral da cobertura. Fachada lateral direita virada a SE., rasgada por janela gradeada, tendo adossado o corpo da sacristia, que se apresenta com uma pequena janela rectílinea com grades. Fachada posterior, cega, termina em empena coroada por cruz latina de cantaria. INTERIOR de espaço único, com paramentos rebocados e pintados, possuindo lambril de azulejos policromos azul e amarelo, pavimento em lajes de granito e tecto de madeira, de masseira. Retábulo-mor em talha policroma bege, azul e com apontamentos dourados, de planta recta e um eixo, definido por duas colunas de fuste liso, assentes em plintos paralelepipédicos e de capitéis coríntios; ao centro surge tribuna com fundo pintado com o firmamento, contendo trono de quatro degraus, integrando sacrário. Altar tipo urna, de frontal ornado com motivos fitomórficos, dourados. CRUZEIRO: sobre soco de planta quadrangular, composto por lajes pouco regulares, a partir da qual se ergue o plinto com inscrição pouco legível e zona superior de perfil curvo, encimado por coluna de fuste liso com capitel quadrangular, composto por duas molduras horizontais, globo e cruz latina, de braços com chanfros, terminados em botão estilizado.

Acessos

Monte Latito; na proximidade da Rua Dona Constança de Noronha

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 29/84, DR, 1.ª série, n.º 145 de 25 junho 1984 / Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101) e na Zona Especial de Proteção Conjunta do Castelo de Guimarães (v. PT01030834011), Igreja de São Miguel (v. PT01030834006) e Paço dos Duques de Bragança (v. PT01030834013)

Enquadramento

Urbano, isolado, na encosta do lado E. do Paço dos Duques de Bragança (v. PT010308340031). Implanta-se no sentido SO / NE numa pequena plataforma junto a um percurso pedonal da área verde envolvente ao Paço. No alinhamento da entrada da capela e na mesma plataforma ergue-se um Cruzeiro. Na proximidade a Igreja de São Miguel do Castelo (v. PT010308340006) e o Castelo de Guimarães (v. PT010308340011).

Descrição Complementar

INSCRIÇÃO: O CÓNEGO ARROCHELA O PÔS. ANO DE 1640.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecto Paisagista: Viana Barreto.

Cronologia

1639 - Construção da capela; 1640 - construção do cruzeiro fronteiro; 1957 - arranjo da envolvente da capela, pelo Arquitecto Paisagista Viana Barreto.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura de cantaria de granito com paramentos rebocados e pintados; pavimentos, modinaturas, embasamento, cunhais, campanário, púlpito em granito; retábulo de talha policroma e dourada; tectos do alpendre e da nave, portas e caixilharias de madeira; lambril de azulejos; grades de ferro; sinos de cobre; cobertura de telha;

Bibliografia

AZEVEDO, José Correia de Azevedo, Inventário Artístico Ilustrado de Portugal, Minho, Lisboa, 1991; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. I, Lisboa, 1993; CALDAS, António José Ferreira, Guimarães: Apontamentos para a sua história, 1996.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN

Intervenção Realizada

CMG: 1994 - Obras de restauro.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996 / Sónia Basto 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login