Residência Paroquial de Sever do Vouga / Junta de Freguesia de Sever do Vouga

IPA.00010616
Portugal, Aveiro, Sever do Vouga, Sever do Vouga
 
Residência paroquial setecentista, de planta rectangular, volume único, alçados de 2 pavimentos e cimalhas de cornija. Janelas de peito de verga curva, cornija e avental recortado. Porta moldurada de cornija. Os outros vãos simplesmente moldurados. Escada lateral de patamar alto e guarda plena de cantaria com remate em dupla espiral.
Número IPA Antigo: PT020117060040
 
Registo visualizado 731 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de função  Casa paroquial  

Descrição

Planta rectangular composta por volume único com cobertura em telhado de 4 águas tendo adossada escada de patamar alto ao lado SO. Alçados de 2 pavimentos, cimalhas de cornija, claros rebocados e pintados. Alçado principal orientado a NO. com duas janelas no pavimento superior, de peito, molduradas e de verga curva com cornija ligeiramente saliente e avental recortado; ao lado direito, escada de granito de patamar alto e guarda plena de cantaria rematada na base por dupla espiral. Alçado lateral orientado a SO. com a referida escada, sob o patamar da qual tem porta rectangular com fresta deitada à esquerda em vãos moldurados; com acesso a partir do patamar tem porta rectangular moldurada de cornija. Alçado posterior, orientado a SE., com porta e postigo, rectangulares e moldurados, no pavimento inferior, encimados, respectivamente, por sacada com guarda de ferro e nicho moldurado com remate em frontão triangular coroado de cruz. Alçado lateral orientado a NE. com porta rectangular moldurada encimada de janela de peito do tipo das da fachada principal. INTERIOR: duas divisões únicas em cada pavimento, para serviço da Junta e da Banda de Música. Pavimentos de madeira, paredes e tectos rebocados e pintados sobre as quais se destacam as molduras interiores dos vãos em cantaria. Janelas de peito do pavimento superior com conversadeiras.

Acessos

Largo da Igreja Matriz

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implanta-se em encosta, numa zona relativamente excêntrica em relação ao núcleo da povoação. Limita a S. e SE. com o largo que se abre diante da fachada principal da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição (v. 0117060011), e a NE. com o Cruzeiro do Adro (v. 0117060045).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa paroquial

Utilização Actual

Política e administrativa: junta de freguesia

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18, 2ª metade - construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Pedra: granito; cerâmica: telha cerâmica; vidro: simples; madeira.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona Nordeste, Lisboa, 1991, p. 134; RAMOS, F. S., Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo, Sever do Vouga, 1998, p. 222-224.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Junta de Freguesia: 1997 - renovação dos soalhos, caixilharias exteriores, coberturas, rebocos e pinturas. Câmara Municipal: 2001 - arranjo do adro da igreja paroquial e da envolvente da sede da Junta de Freguesia.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login