Cine-Teatro da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca

IPA.00010598
Portugal, Santarém, Chamusca, União das freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande
 
Arquitectura cultural e recreativa, modernista. Cine-teatro com sala rectangular de cena contraposta, comportando plateia, tribuna e 1º balcão. Expressão modernista na articulação das massas cúbicas.
Número IPA Antigo: PT031407010011
 
Registo visualizado 101 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Casa de espetáculos  Cine-teatro  

Descrição

Planta longitudinal, composta por rectângulos desiguais adossados. Volumes prismáticos escalonados com coberturas diferenciadas em telhado, escondidas pelo remate murário. Fachada principal, virada a O., composta pelo corpo principal e por corpo mais baixo adossado do lado esquerdo, correspondente ao vestíbulo lateral e à escada de acesso ao balcão; o corpo principal organiza-se simetricamente em três panos delimitados por faixas, rematados por platibanda escalonada, na qual se fixam letras metálicas com os dizeres - "MISERICÓRDIA / CINE - TEATRO"; no piso térreo o vão de acesso de duas portas, antecedido por escadaria, é protegido por pala assente em montantes bojudos semicirculares; no piso superior rasga-se um vão longitudinal; nos panos laterais óculos e dois painéis em azulejo, o da direita com as armas da Misericórdia, o da esquerda de fundo branco e moldura azul; no corpo lateral rasgam-se uma porta e uma janela. Na fachada lateral, virada a N., os volumes escalonados da sala e da caixa do palco, do vestíbulo lateral, escada, sala de fumo e camarins, iluminados por vãos longitudinais. Na fachada lateral S.., sobre a R. do Outeiro, o alçado cego do vestíbulo e da sala, a que se segue o volume mais elevado da caixa de palco, vazado por porta de acesso ao palco e uma janela. À fachada posterior E., correspondente à caixa do palco, de paramento cego, adossa-se um edifício de um piso, onde funcionam as instalações sanitárias públicas dos utentes do jardim. INTERIOR: o vestíbulo principal dá acesso ao foyer da plateia e através deste à sala de espectáculos; para o foyer abre o bar e sob o balcão e a tribuna situam-se o vestiário e as instalações sanitárias. Do vestíbulo lateral, com comunicação com a sala de fumo, no piso térreo, acede-se ao balcão e à zona de projecção. Espaço do AUDITÓRIO - é constituído por dois espaços independentes, ligados pela boca de cena, sendo a relação do palco com a sala de cena contraposta. Tem uma lotação de 419 lugares, compreendendo plateia, sem pendente, com coxias central, laterais e de boca, a que se segue uma tribuna e um balcão dispostos numa mesma rampa inclinada; a regie situa-se no balcão. O tecto da sala é decorado com armações quadradas salientes onde se encaixam as luzes de iluminação; nas paredes, acima do lambril forrado de alcatifa, estão aplicadas placas losangulares com decorações metálicas. Espaços CÉNICOS - palco, com pendente, com 10 m de largura por 5 m de profundidade; boca de cena rectangular; fosso de orquestra. Espaço TÈCNICOS - caixa de palco com teia, varanda lateral direita e subpalco. O acesso de carga faz-se directamente da rua ao palco. Os camarins situam-se a N. do palco.

Acessos

Lg. 25 de Abril.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planície. Implantação harmónica no Lg. 25 de Abril, rodeado a N. e a E. pelo jardim público da povoação, a S pela R. do Outeiro; nas imediações, a N., o edifício da Câmara Municipal da Chamusca (v. PT031407010016), a S. o Hospital da Misericórdia da Chamusca (v. PT03407010007).

Descrição Complementar

Equipamento cénico: cinco varas manuais simples; existe uma máquina de projectar Lorenz / Bauer

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: cine-teatro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: cine-teatro

Propriedade

Privada: misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1943, 29 Dezembro - Inauguração do cine-teatro, propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca: a construção foi patrocinada maioritariamente pelo Engº José Bellard da Fonseca; 1988 / 1990 - GAT (Torres Novas): obras de remodelação do interior: criação de uma tribuna unindo a plateia ao 1º balcão, construindo-se no espaço subjacente um vestiário e instalações sanitárias

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e blocos de fibrocimento, betão armado. Fachada principal virada a poente com embasamento de pedra de cantaria amaciada e soco de linha de massa. Paredes rebocadas e pintadas a tinta plástica de cor bege; caixilharias de perfis de ferro pintado a tinta de esmalte cor bordeaux e vidro simples. Restantes alçados rebocados e pintados de cor branca. Interior: pavimentos das circulações e foyer da plateia revestidos de mosaico hidráulico. Sala com pavimento de tacos de madeira exótica, paredes rebocadas e pintadas a tinta de areia de cor e lambril de alcatifa de cor azul; guarnição dos vãos interiores de madeira pintada a tinta de esmalte de cor castanho, remates das guardas com capeamento de madeira; Tecto de corticite.

Bibliografia

Documentação Gráfica

SCMChamusca; CMChamusca

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPAE

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

GAT de Torres Novas: 1988 / 1990 - Obras de remodelação (arqº João Manuel Carmona Saraiva): criação da tribuna unindo a plateia ao balcão; decoração da sala

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login