Palácio do Correio-Mor

IPA.00010546
Portugal, Lisboa, Lisboa, Belém
 
Arquitectura residencial, maneirista, barroca e pombalina. Palácio, de planta longitudinal, com alçado principal composto por 3 corpos dos quais se diferencia o axial, não só pelo tratamento dos vãos mas também porque actua como eixo de simetria da restante fachada
Número IPA Antigo: PT031106320655
 
Registo visualizado 565 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta longitudinal composta pela justaposição o topo de dois rectângulos, volumes articulados, cobertura homogénea efectuada por telhado a 4 águas. De 2 pisos separados por friso de cantaria, o edifício, em reboco pintado com soco e cunhais de cantaria, apresenta abertura de vãos de verga recta com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Regista-se alçado principal a N., composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se demarca o central, mais estreito: exibe piso térreo rasgado por portal de verga recta destacada - coincidente com a entrada principal - superiormente articulado com janela de peito, por meio de painel de cantaria recortado e lateralmente delimitado por aletas. Os corpos extremos, iguais (*1) apresentam-se ambos animados por 4 vãos de sacada encimados, ao nível do andar nobre, por janelas de sacada de verga recta destacada, com varandins em ferro fundido. O edifício é superiormente rematado por cornija e beiral (*2).

Acessos

Rua Bartolomeu Dias, n.º 43 - 45

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção da Torre de Belém (v. IPA.00004065)

Enquadramento

Urbano. Integrando a frente da Rua Bartolomeu Dias, que efectua a transição entre a zona ribeirinha e a zona residencial do bairro de Belém. Na proximidade do Convento do Bom Sucesso (v. PT031106320288), do Centro Cultural de Belém (v. PT031106320401)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1688 - nasce no palácio Luís Vitório de Sousa da Mata Coutinho, filho dos proprietários do mesmo, o correio-mor do reino e sua esposa D. Isabel de Caffaro; 1696 - falece no palácio, o seu proprietário, Duarte de Sousa da Mata Coutinho, correio-mor do Reino, que aí residia com sua família, a propriedade era então limitada por aquela do convento do Bom Sucesso e pela quinta do conde de São Lourenço, tendo o alçado principal virado à Rua Direita do Bom Sucesso, junto à Travessa dos Peões; 1697 - é proprietário do imóvel Luís Vitório de Sousa da Mata Coutinho, filho e herdeiro de Duarte de Sousa da Mata Coutinho; 1717 - casamento do correio-mor Luís Vitorino de Sousa da Mata Coutinho com D. Joana Catarina de Meneses (filha de João Gonçalves da Câmara Coutinho, almotacé-mor do reino), e fixam residência do palácio; 1727 - a propriedade (que constava do palácio e de terras de cultivo) é adquirida por D. João V ao correio-mor Luís Vitório de Sousa da Mata Coutinho; 1750, depois de - a propriedade é vendida por D. José (visto a mesma não ser utilizada pela Coroa), passando para a posse de D. Fernando José Lobo, 1º conde e 2º marquês de Alvito e 5º conde de Oriola (1727 - 1778 ; 1872 - um hotel encontrava-se instalado no imóvel; 1892 - é proprietário Luís José Dejante; 1916-1952 - funciona no edifício a fábrica de conservas alimentares M. A. Brito e Companhia, propriedade da firma Cordeiro, Santos & Ferreira Lda.; 1941-1942 - campanha de obras decorrente de um incêndio.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos

Bibliografia

Guia do Viajante em Belém, Lisboa, 1872 ; SANCHES, José Dias, Belém Através dos Tempos, Lisboa, 1940 ; FERREIRA, Godofredo, Dos Correios-Mores do Reino aos Administradores Gerais dos Correios e Telégrafos, 3ª ed., Lisboa, 1963 ; SANCHES, José Dias, Belém do Passado e do Presente, Lisboa, 1964 ; FREITAS, Eduardo, CALADO, Maria, FERREIRA, Vítor Matias, Lisboa : Freguesia de Belém, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

CML

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Arquivo de Obras, Procº nº 9809

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1892, Junho - construção de um barracão coberto no pátio da propriedade; 1916, Outubro - construção de um edifício com entrada pela Rua Bartolomeu Dias; 1918, Janeiro - alterações e adaptação do edifíico à fábrica de conservas alimentares; 1924, Maio - construção no interior da fábrica de depósitos em cimento armado e cobertura de outros depósitos de alvenaria existentes; 1924, Junho - cobertura dos corredores de serviço do edifício; 1940, Maio - obras gerais de beneficiação exterior e interior; 1941, Setembro - reconstrução de parte da fábrica na sequência do incêndio ocorrido; 1941, Dezembro - reposição da cobertura consumida pelo incêndio; 1942, Janeiro - reconstrução do telhado; 1952, Julho - alargamento do portal de acesso ao interior; 1952, Dezembro - obras gerais de limpeza exterior; 1956, Julho - obras gerais de beneficiação exterior; 1966, Janeiro - remodelação das canalizações e esgotos; 1975, Agosto - obras de beneficiação da fachada principal.

Observações

*1 - excepto no que diz respeito ao vão do extremo E. do corpo a O., correspondente a uma porta aberta posteriormente. *2 - o acesso ao interior foi impossibilitado por o imóvel se encontrar devoluto e não ter sido possível identificar o proprietário.

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login