Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha

IPA.00010507
Portugal, Faro, Silves, União das freguesias de Alcantarilha e Pêra
 
Igreja de misericórdia quinhentista de nave única e cobertura em masseira; retábulo-mor barroco com aplicações em talha dourada sobre fundo azul e colunas torsas.
Número IPA Antigo: PT050813010036
 
Registo visualizado 145 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia; massa simples; cobertura homogénea para nave e capela-mor em telhado de duas águas. Fachada principal a O de dois panos e dois registos, definido o pano principal por: registo inferior, portal em cantaria de verga com inscrição datando a igreja, decorado por dois pináculos adossados e cruz em alvenaria, sobre três caveiras, que o rematam; segundo registo, remate da fachada, em empena com frontão de lanços curvos rematado por pináculos e encimado, no vértice, por cruz de ferro sobre pedestal; o segundo pano é definido, no registo inferior, por portal simples de cantaria, e no registo superior, por sineira de vão único com sino. Fachadas laterais simples, sendo a N. simples, cega, rematada em beirado e a S. adossada a edifício pertença da Misericórdia. INTERIOR: nave única de dois tramos, elevada, acessível por 5 degraus e com cobertura em masseira. Primeiro tramo definido, do lado do Evangelho, por cinco bandeiras da Misericórdia, e do lado da Epístola, por duas bandeiras, entre estas, púlpito de caixa quadrangular em madeira polícroma; segundo tramo definido por degrau, composto, do lado do Evangelho, por crucifixo em ferro sobre pedestal em madeira, e ao centro por mesa de altar em madeira. Arco triunfal em alvenaria e de volta perfeita, com mísulas e rematado por aduela saliente. Capela-mor, pouco profunda, com cobertura em abóbada de berço; frontão de altar sobre pódio de três degraus, em madeira polícroma imitando mármore em tons de rosa e azul; retábulo em madeira pintada de azul, decorado em talha dourada com colunas torsas, motivos florais, concheados e putti, e ao centro, nicho pouco profundo com imagem da rainha Santa Isabel, sobrepondo-lhe crucifixo em madeira, rematado o conjunto por escudo de cinco chagas gotejantes; e porta para a sacristia no lado direito.

Acessos

Rua da Misericórdia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado a edifícios compondo o alçado da Rua da Misericórdia.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - fundação da Misericórdia; 1586 - data possível de construção da igreja, 1995, 04 dezembro - Incluído no PDM de Silves como VC - Valor Concelhio, Resolução do Conselho de Ministros n.º 161/95.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes ( nave ) e estrutura mista ( capela-mor )

Materiais

Cantaria na porta, alvenaria, madeira nas portas, púlpito, tecto, mesa de altar, fronão de altar e retábulo; talha dourada no retábulo

Bibliografia

COSTA, Américo, Dicionário Corográphico de Portugal I, 1929-1949; PINTO, Maria Helena Mendes, As Misericórdias do Algarve, Lisboa, 1968.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1980 - remodelação dos tectos, das paredes e foi retocada a talha dourada do altar-mor; 1986, c. de - restauro de duas imagens do retábulo, São Paulo e Santo Amaro.

Observações

Autor e Data

Patrícia Viegas 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login