Coreto da Avenida Luísa Todi

IPA.00010472
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Arquitectura cultural e recreativa, arte popular, modernista, ligada à arquitectura do ferro e do betão. Coreto onde ressalta a estrutura metálica, com tribuna de cimento armado, de pavilhão com docel acústico, testemunho do novo uso do ferro na arquitectura, fazendo a simbiose da plástica do ferro como ornamento com a técnica do ferro e do betão.
Número IPA Antigo: PT031512030070
 
Registo visualizado 342 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Cultural e recreativo  Estrutura de lazer  Coreto  

Descrição

Planta quadrangular, com os cantos cortados em chanfradura larga, simples, regular; massa simples constituída pela caixa de suporte do palco, em articulação com a estrutura que compõe a armação do docel acústico sustentado por 8 pares pilares de ferro, em disposição verticalizante; cobertura em cúpula baixa de base poligonal, de cujo centro eleva-se uma cúpula turca bolbosa oitavada, em chapa de ferro, que culmina em pináculo decorativo em ferraria com enrolamentos. A fachada do vão da porta única de acesso ao interior da caixa e ao palco, está voltada a S.. A construção é formada por quatro panos enquadrados por largos cunhais que flanqueiam os chanfros, e apresenta dois registos; o inferior é constituído pela caixa de suporte do palco, e o superior formado pela estrutura aberta do pavilhão; os panos são revestidos com silharia calcária em dois tons, branco e rosado, têm almofadas como decoração e medalhão central inciso; a porta é em chapa de ferro com medalhão idêntico ao dos panos; o remate deste registo é em cornija de coroamento em ressalto, continuada. A caixa é bordejada por parapeito em gradeamento de ferro, com decoração simples; no centro do tecto, dependurado do remate da união das pranchas da cobertura, há um pequeno "globo" quebra-luz de lâmpada; bordeja toda a estrutura superior um friso com ligações ornamentais aos pilares, em ferro fundido; o remate superior é uma platibanda em bordado fino, também em ferraria. A articulação exterior / interior da caixa é desnivelada, acedendo-se ao interior rebaixado por porta em ferro, por degraus; a estrutura do palco é sustentada por pilastras de betão visíveis no interior, onde existe uma escada de madeira de acesso ao palco por alçapão, aberto ao centro no pavimento em cimento.

Acessos

Av. Luísa Todi (Placa central ajardinada) frente ao edifício n.º 97, aproximadamente no enfiamento das R. de São Cristóvão e R. António do Nascimento.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, no jardim público localizado na placa central que se estende ao longo da avenida principal da cidade, a Av. Luísa Todi, junto ao Teatro com o mesmo nome (v. PT031512030071).

Descrição Complementar

Destacam-se conjuntos de roldanas fixados por rebites a alguns pilares, cuja finalidade seria a subida e descida de um pano definidor de espaço necessário em algumas apresentações.

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: coreto

Utilização Actual

Cultural e recreativa: coreto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1899, 29 de Junho - Inauguração do coreto no local então conhecido por Rua da Praia, mandado construir pela Câmara Municipal; houve a intervenção da Banda do Regimento de Caçadores n.º 1, com regência do maestro Joaquim José de Santana e das músicas "Hino da Carta Constitucional", "Hino do Município" e polca "Mathilde" estes da autoria do próprio maestro, "Visions d'amour" (Deblbruck), "Grande Fantasia" da Opera "Palhaços" (R. Leoncavallo), "Les Bergeres Frumeaux" (E. Deransant), "Sur les eaux du Tejo - Pot-pourri" (Moraes), Madriparivienne - Pastiche (Henrich Tellman). Este coreto substituiu um outro que se erguia no Jardim do Bonfim desde 1880, o então chamado "coreto velho", que entretanto foi deitado abaixo, o que ocorreu durante o mandato camarário de António José Baptista (CLARO, 1988).

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Pedra: calcário; metal: ferro fundido, ferro forjado; betão armado; madeira.

Bibliografia

Elmano, n º 534, 28 de Junho de 1899; CLARO, Rogério, Setúbal de há 100 anos, 1882 - 1885); CRUZ, Mário Mouro da, Os Coretos, Portalegre, 1988; RELVAS, Eunice, Coretos em Lisboa, Junta de Freguesia de Coruche, 1991.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Os coreto surgiram ligados ao florescimento das bandas filarmónicas locais, integrando o movimento nacional de descentralização cultural da música instrumental do século 19.

Autor e Data

Albertina Belo 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login