Igreja Paroquial de Cacilhas / Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso

IPA.00010279
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
 
Arquitectura religiosa, pombalina. Igreja de nave única e fachada de três panos enquadrados por sineiras.
Número IPA Antigo: PT031503060039
 
Registo visualizado 524 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave, capela-mor e sacristia, voltada a SE.. Massa simples, disposta na vertical, acentuada por pilastras e cunhais de cantaria que marcam os panos. Cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal, ladeada por duas torres sineiras, apresenta o corpo central com embasamento em silharia que acompanha a altura da escadaria, rasgada por dois vãos sobrepostos: portal no cimo de escadaria e janela gradeada; junto do portal vê-se a sepultura rasa do reformador da igreja com data de 1770; a fachada é rematada por cornija continuada e frontão triangular, com monograma alusivo à Virgem Maria, encimado por cruz. Na torre da direita foram colocados dois relógios de sol, um na fachada principal e outro na lateral. A torre E. ostenta relógio mecânico. Articulação exterior / interior desnivelada. INTERIOR de nave única com as paredes laterais revestidas de azulejos azuis e brancos com cenas da vida de Nossa Senhora, tecto de madeira com perfil trapezoidal e chão em laje e tijoleira; no corpo do templo abrem-se altares colaterais em talha polícroma de estilo neoclássico; do lado do evangelho um púlpito; coro-alto com acesso através de escadaria com silhar de azulejos azul e branco com representações marianas; capela-mor profunda, separada do corpo da igreja por arco triunfal, coberta por abóbada de arestas e altar-mor com retábulo neoclássico; do lado do evangelho acesso à sacristia, que comunica com o púlpito através de um corredor onde existem painéis de azulejos de padrão azul e branco com data de 1718; Iluminação através dos vãos das janelas laterais e da frontal que dá para o coro-alto, todos rasgados no 2º piso.

Acessos

Rua Cândido dos Reis; Largo Alfredo Dinis

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolada. Em harmonia com o meio, quase encostada a casario baixo, de dois pisos, num dos bairros mais antigos de Cacilhas, perto do cais fluvial.. A S. porta estreita dá acesso a pequeno beco que leva a dependências da igreja.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Setúbal)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1505 - no inventário realizado pelo Hospital de São Lázaro refere-se a existência da Ermida de São Lázaro, construída no local da actual igreja, para proporcionar conforto espiritual aos leprosos; Séc. 17 - o hospital é incorporada na Misericórdia que cede a ermida à Irmandade de Santa Luzia; 1696 - fundada a Irmandade da Senhora do Bom Sucesso, passando a ermida para a sua posse; 1715 - data do silhar de azulejos existentes nas escadas de acesso ao coro alto; 1755 - ficou totalmente destruída com o terramoto; 1759 - reconstrução, após o terramoto, pelos moradores de Cacilhas.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria, alvenaria, tijoleira, azulejos, telha, madeira.

Bibliografia

FLORES, Alexandre M., Almada Antiga e Moderna, Almada, 1987; DUARTE, Ana, Igrejas e Capelas da Costa Azul, Setúbal, s. d.; Almada e o Tejo - Itinerários, CAA, Almada, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

Cecília Matias 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login