Edifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Almada

IPA.00010269
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja de Misericórdia de nave única e presbitério, interiormente com iluminação axial e cobertura de madeira. Fachada principal singela, terminada em empena e rasgada por portal maneirista de verga reta e frontão triangular, e janela retangular. No interior apresenta coro-alto sobre arco abatido, púlpito de cantaria no lado do Evangelho e tribuna dos mesários no oposto, e retábulo de estrutura maneirista, com painéis pintados com cenas de iconografia Mariana. O conjunto pictórico do retábulo-mor constitui um bom exemplo de tipologia dos modelos do maneirismo italiano.
Número IPA Antigo: PT031503010037
 
Registo visualizado 574 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Edifício de Confraria / Irmandade  Edifício, igreja e hospital  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal simples com massa vertical, cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal orientada a 0., embasamento revestido de alvenaria, interrompido por dois degraus que dão acesso ao portal; de um pano, com dois pisos definidos pelos vãos de um pórtico com frontão angular no primeiro e uma janela sobreposta no segundo - no topo do pano um escudo de forma irregular com 5 chagas abertas e gotejantes *1; remata em empena com cornija de coroamento angular e cruz; um algeroz desce ao longo da parede. Articulação exterior / interior com desnível vencida por degraus. INTERIOR de nave única, com cobertura de masseira em caixotões, desenvolvida em dois pisos; no inferior paredes revestidas a um terço de altura do pé direito, com silhares de azulejos em padrão de tapete azul e amarelo; no 2º piso, do lado da Epístola, tribuna em arco abatido abrindo para anave por gradeamento de ferro forjado; do lado do Evangelho nicho central e púlpito assente em mísula, tudo em pedra. Nártex revestidos com painéis de azulejos de padrão de tapete, amarelos e azuis; coro-alto com balaustrada; janelão rectangular de iluminação. Capela-mor desnivelada com acesso por escadaria ladeada por 2 pedras de armas. Capelas colaterais e retábulo-mor de talha.

Acessos

Rua José de Mascarenhas; Praça Luís de Camões

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 404/2013, DR, 2.ª série, n.º 117 de 20 junho 2013/ ZEP, Portaria n.º 549/2023, DR, 2.ª série, n.º 201 de 17 outubro 2023

Enquadramento

Urbano, na zona antiga da cidade, flanqueada por edificações da mesma época pertencentes à Misericórdia de Almada, nomeadamente do antigo hospital e atual Centro de Dia de São Lázaro; adossa-se ainda ao Edifício dos Paços do Concelho (v. PT031503010026).

Descrição Complementar

O retábulo, cujo quadro maior representa a Visitação, preenche a totalidade da parede fundeira coma disposição maneirista originária.

Utilização Inicial

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE: Pedro Gomes (mestre do portal).

Cronologia

1555 - fundação da Misericórdia de Almada; 1564 / 1566 - construção da igreja; a Misericórdia passa a administrar a Albergaria de São Lázaro e o hospital de Santa Maria; 1590 - provável feitura do retábulo-mor; séc. 17 - reconstrução da ermida com o nome de Santa Maria; 1755 - segundo os relatos da época a Misericórdia ficou "tão destruída do terramoto que só ficou tendo serventia uma das paredes"; 1758 - encontravam-se concluídas as obras de reconstrução; 1889, 28 novembro - a Misericórdia pede a cedência de objetos de culto provenientes do extinto Mosteiro da Encarnação de Lisbo a(v. PT031106371733), mas já não existia espólio disponível; 1982 / 1983 - o centro de Arqueologia de Almada procede a escavações no interior e encontra vestígios de habitat anteriores à construção da igreja - silos ou cisternas e forno de fundição de metais anteriores ao séc. 14 e sepulturas de irmãos da Irmandade da Misericórdia, umas com lápide outras sem lápide; 2006, 11 março - proposta de abertura do processo de classificação da DRLisboa; 17 março - despacho de abertura do processo de classificação da Vice-Presidente do IPPAR; 2007, 23 fevereiro - proposta da DRLisboa para a classificação como Imóvel de Interesse Público; 19 março - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR relativo à classificação do imóvel e no sentido de considerar a Igreja integrada na Zona Especial de Proteção do Palácio da Cerca e da Estação Arqueológica da Quinta de Almaraz; 2012, 29 outubro - publicação do projeto de decisão de classificar o imóvel como Monumento de Interesse Público, em DR, 2.º série, n.º 209, anúncio n.º 13634/2012.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e pintada; cunhais, molduras dos vãos, púlpito, balaustrada e outros elementos em cantaria calcária; silhar de azulejos policromos; retábulo de talha e painéis pintados; grades de ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

BARROS, Luís, Igreja da Misericórdia de Almada, in AI - Madan, nº 2, Nov. Maio, Almada, 1983 / 1984; FLORES, Alexandre M., Almada Antiga e Moderna, Roteiro Iconográfico, Almada, 1985; SERRÃO, Vítor, O Retábulo da Igreja da Misericórdia de Almada, in AI - Madam, nº45 , Almada, 1985; Almada e o Tejo - Itinerários, CAA, Almada, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Arquivo Histórico do Ministério das Finanças / Conventos extintos, Convento da Esperança, caixa 1957, capilha 2

Intervenção Realizada

Observações

*1 - São símbolo das armas de uma das províncias franciscanas, que estavam na ermida do Espírito Santo de Almada.

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login