Capela do Senhor do Bonfim

IPA.00010268
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, neo-clássica. Igreja de tipo tridentino, de singeleza exterior, de panos lisos, onde ressalta a torre; no interior há a persistência maneirista em ensaio barroco; de nave única com esplendor da decoração do interior: azulejos em painéis figurativos, de padrão azul e branco, cobrem a totalidade das paredes; altar-mor pintado a óleo, com fachada de tipo retabular maneirista e altares de talha barroca.
Número IPA Antigo: PT031512030050
 
Registo visualizado 446 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta, volumes articulados por corpos diferenciados, com disposição em verticalidade na fachada principal e horizontalidade na fachada O.; cobertura diferenciada em telhados de 2, 3 e 4 águas. Fachada principal voltada a S., composta por três panos; o principal delimitado por cunhais, onde se rasga o pórtico encimado por frontão triangular e articulado com janelão gradeado encimado por um pequeno frontão angular; o remate é em frontão em segmentos de círculo; de cada lado da empena, um pináculo terminando em pinha; panos laterais recuados a 0.: torre sineira, com pequena janela de iluminação; corpo dividido por pilastra, estremado por cunhal, tem no piso térreo uma porta e duas frestas e no 2º piso janela de duas folhas; a fachada a E. tem adossado um altar com tríplice cruzeiro em mármore *; no 2º piso rasgam-se duas janelas gradeadas. A N. da igreja, fazendo gaveto com ela, construção de dois pisos, delimitada por cunhais de cantaria. INTERIOR de espaço único de uma nave coberta com tecto de três panos em madeira pintada a têmpera com aplicação a ouro, e de perfil trapezoidal. Coro-alto assente em duas colunas caneladas, com varanda de balaustrada. Iluminação dada pela janela do coro-alto e por janelas do 2º piso do lado da epístola. Os pisos diferenciam-se por moldura de cornija. Paredes totalmente revestidas a azulejo azul e branco, figurado. Capela-mor profunda com altar inscrito em fachada de tipo retabular, dividida do corpo da igreja por arco triunfal flanqueado por dois altares colaterais.

Acessos

Pr. da Vitória Futebol Clube, Cpº. do Bonfim, Av. da Independência das Colónias

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Implantação destoante a N. do Campo do Bonfim, junto ao estádio desportivo, ftente a construções modernas de vários pisos, com espaço aberto a S. onde se abre o passeio do Bonfim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: lgreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRES: Manuel Roiz e João Pedro

Cronologia

Séc. 17 - Padre Diogo Mendes, castelhano, fundador da capela, cuja construção importou na quantia de 13.425 cruzados; data dos azulejos da nave; séc. 18 - pintura a óleo do altar-mor; 1728 - instituída a via sacra com a construção de vários cruzeiros adossados à fachada da igreja.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Cantaria, alvenaria, telhas, azulejos, madeira, têmpera

Bibliografia

LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. IX, Lisboa, 1880.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

* Desde o adro da igreja de Jesus até à ermida do Bonfim estão as cruzes de uma via sacra, sendo a última estação junto à ermida; *1: Padre Graça, telef. 265523723.

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login