Casa de Bocage

IPA.00010266
Portugal, Setúbal, Setúbal, Setúbal (São Sebastião)
 
Casa unifamiliar setecentista, de dois pisos com tipo de planimetria simples, alçados direitos, volumetria funcional; pequenas divisórias. O espaço volumétrico do piso térreo é de tipo modernista.
Número IPA Antigo: PT031512050052
 
Registo visualizado 420 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta longitudinal, simples e regular. Disposição da massa em verticalidade dada pela abertura de vãos; cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal orientada a 0., de pano único e dois pisos, com silhar em alvenaria; no piso térreo rasgam-se duas portas emolduradas em mármore rosado; tem uma inscrição em lápide * 1; no 2º piso janelão de sacada com resguardo de ferro com segmento de cornija; remate em cornija continuada e telhado com beiral; fachada E. dá para pátio interior de tijoleira, é de um pano e dois pisos; no 1º abre-se uma porta flanqueada por duas janelas; no 2º, rasgam-se duas janelas de sacada com resguardo em ferro e um peque postigo; o remate é em telhado. Articulação exterior / interior desnivelada, estando o interior a um nível mais baixo; espaço interior diferenciado, sendo o 1º piso formado por espaço único e o 2º por espaço com paredes divisórias; o chão é de soalho e os tectos de madeira.

Acessos

Rua Edmond Bartisol, n.º 10. WGS84 (graus decimais) lat. 38,523666, long. -8,885146

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital da Câmara Municipal de Setúbal de 03 agosto 2006

Enquadramento

Urbano. Integrado no centro histórico da cidade, de ruas estreitas, e flanqueado por casas de habitação da mesma altura e tipo.

Descrição Complementar

* Na lápide aposta no 1º piso da fachada principal encontra-se a seguinte inscrição: Nesta casa nasceu o insigne poeta, Manuel Maria Barbosa do Bocage a 15 de Setembro de 1765. Alguns dosseus conterrâneos mandaram fazer esta memória no ano de 1864.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: arquivo / Cultural e recreativa: biblioteca

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO PAISAGISTA: Gonçalo Ribeiro Telles.

Cronologia

Séc. 18 - construção do edifício; 1765 (15 Setembro) - aí nasce o poeta Bocage; 1864 - manda-se fazer uma lápide em memória de Bocage; séc. 19 (último quartel) - passa a propriedade da Câmara, onde começa a funcionar a Galeria Municipal de Artes Visuais no 1º piso e a biblioteca Bocageana e o Arquivo Municipal de fotografia Américo Ribeiro no 2º; 1970 - projecto do jardim do pátio da casa pelo Arquitecto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles e sua posterior execução; 2006, 27 abril - despacho de abertura camarário relativo à classificação do imóvel; 02 agosto - despacho de classificação camarário.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira, laje, tijoleira, telhas

Bibliografia

PORTELA, M. M., Monumentos Nacionais e Edifícios e Lugares Notáveis do Concelho de Setúbal, Lisboa, 1882; Setúbal Turístico, Setúbal, 1994; CARAPINHA, Aurora e TEIXEIRA, J. Monterroso, A Utopia com os Pés na Terra. Gonçalo Ribeiro Telles, Lisboa, 2003, pág. 270

Documentação Gráfica

IHRU: Arquivo pessoal de Gonçalo Ribeiro Telles

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login