|
Edifício e estrutura Edifício Religioso Convento / Mosteiro Mosteiro feminino Ordem de São Domingos - Dominicanas
|
Descrição
|
Edificação de planta poligonal, composta; disposição das massas com horizontalidade; cobertura diferenciada em telhado de quatro e duas águas. Fachada principal voltada a S. com três panos descontínuos; no da igreja, destaca-se um pórtico manuelino de mármore branco com decoração com motivos vegetalista e desenho radial; adossada a E. casa de construção moderna, de três pisos com vãos simples de estrutura quadrangular; no piso térreo, uma porta; 2º e 3º pisos uma janela de sacada * 1; fachada recuada adossada à igreja, onde se abrem dois vãos, entrada para o pátio de cima do convento; fachada a. E. de um pano e três pisos: no térreo uma porta ao nível do terreno ladeada de duas em parte soterradas pelo nivelarnento moderno da estrada, e uma janela de pequenas dimensões; no 2º e 3º pisos, duas janelas. INTERIOR: de uma nave, com três altares e tecto com pintura notável. |
Acessos
|
Rua Almeida Garrett, Avenida Manuel Maria Portela, Estrada dos Ciprestes |
Protecção
|
Inexistente |
Enquadramento
|
Urbano, no termo de Setúbal, no sítio chamado de São João, em harmonia com edificações que o cercam. Situa-se na esquina da R. Almeida Garrett com a Av. Manuel Maria Portela, adossado a construção ecléctica. |
Descrição Complementar
|
|
Utilização Inicial
|
Religiosa: mosteiro feminino |
Utilização Actual
|
Residencial: casa |
Propriedade
|
Privada: pessoa singular |
Afectação
|
Sem afetação |
Época Construção
|
Séc. 16 / 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
ENTALHADOR: José Antunes (1683). |
Cronologia
|
1515 - erguida a igreja por sugestão da Duquesa de Lencastre, D. Brites; 1525 - instala-se no local uma comunidade de religiosas dominicanas; 1529 - construção do convento; 1584 - erecta a confraria de Nossa Senhora do Rosário, dos homens pretos; o Duque de Coimbra e o Mestre da Ordem de Santiago fundam o convento junto à igreja e entregam-no às freiras; 1683, 05 julho - o mestre entalhador José Antunes é contratado para a feitura do retábulo-mor, trono, tribuna e sacário (FERREIRA, vol. II, pp. 519 e 537); séc. 18, inícios - reconstrução, deixando vestígios manuelinos em cantarias de portas e janelas e no claustro da época da construção do convento; 1823, 22 maio - é mandado fechar o convento que reabre no mês de Junho; 1880 - o claustro do convento está transformado em praça de touros, e assim permanece até à construção de uma praça de raiz; 1933 - reconstrução do convento e transformação em residência. |
Dados Técnicos
|
Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
|
Cantaria, alvenaria, madeira, azulejos e telha. |
Bibliografia
|
CARVALHO, Almeida, Acontecimentos, Lendas e Tradições da Região Setubalense, IV, Conventos de Setúbal, I parte; FERREIRA, Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva, A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720). Os Artistas e as Obras, Lisboa, Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa, 2009, 3 vols.; O Distrito de Setúbal, 26 / 11 / 1991; PORTELA, M. M., Monumentos Nacionais e Edifícios e Lugares Notáveis, Lisboa, 1882; SERRÃO, Vítor, “Uma Obra Prima da Talha do Estilo Nacional: O Retábulo da Igreja de Santa Maria da Graça, de Setúbal (1697-1700)”, in Boletim Cultural da Póvoa do Varzim, Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, Vol. XXVI, n.º 2, 1989, p. 642; Setúbal, 1970. |
Documentação Gráfica
|
|
Documentação Fotográfica
|
IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
|
|
Intervenção Realizada
|
PROPRIETÁRIO: séc. 20 - obras gerais de conservação e adaptação a residência. |
Observações
|
Não nos foi permitida a entrada na igreja para recolher dados. Na antiga sacristia e na antiga capela dos toureiros, funciona uma oficina de restauro de móveis, cujo utente é José Maria dos Santos (mestre restaurador), com residência na Rua Almeida Garrett, nº 9, r/c esq., Setúbal, telefone - 265221843. *1- Esta casa servia de hospício aos padres da Ordem dos Dominicanos, no tempo do convento. |
Autor e Data
|
Albertina Belo 1995 |
Actualização
|
Cecília Matias 2001 |
|
|