Convento de São João Baptista

IPA.00010258
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Arquitetura religiosa, manuelina. Mosteiro feminino dominicano que apresenta características do manuelino no lavrado das cantarias do portal onde se denota a influência da ourivesaria. Barroco nas estruturas decorativas do interior da igreja: azulejos, talha e pintura.
Número IPA Antigo: PT031512020026
 
Registo visualizado 2525 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  Ordem de São Domingos - Dominicanas

Descrição

Edificação de planta poligonal, composta; disposição das massas com horizontalidade; cobertura diferenciada em telhado de quatro e duas águas. Fachada principal voltada a S. com três panos descontínuos; no da igreja, destaca-se um pórtico manuelino de mármore branco com decoração com motivos vegetalista e desenho radial; adossada a E. casa de construção moderna, de três pisos com vãos simples de estrutura quadrangular; no piso térreo, uma porta; 2º e 3º pisos uma janela de sacada * 1; fachada recuada adossada à igreja, onde se abrem dois vãos, entrada para o pátio de cima do convento; fachada a. E. de um pano e três pisos: no térreo uma porta ao nível do terreno ladeada de duas em parte soterradas pelo nivelarnento moderno da estrada, e uma janela de pequenas dimensões; no 2º e 3º pisos, duas janelas. INTERIOR: de uma nave, com três altares e tecto com pintura notável.

Acessos

Rua Almeida Garrett, Avenida Manuel Maria Portela, Estrada dos Ciprestes

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, no termo de Setúbal, no sítio chamado de São João, em harmonia com edificações que o cercam. Situa-se na esquina da R. Almeida Garrett com a Av. Manuel Maria Portela, adossado a construção ecléctica.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro feminino

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: José Antunes (1683).

Cronologia

1515 - erguida a igreja por sugestão da Duquesa de Lencastre, D. Brites; 1525 - instala-se no local uma comunidade de religiosas dominicanas; 1529 - construção do convento; 1584 - erecta a confraria de Nossa Senhora do Rosário, dos homens pretos; o Duque de Coimbra e o Mestre da Ordem de Santiago fundam o convento junto à igreja e entregam-no às freiras; 1683, 05 julho - o mestre entalhador José Antunes é contratado para a feitura do retábulo-mor, trono, tribuna e sacário (FERREIRA, vol. II, pp. 519 e 537); séc. 18, inícios - reconstrução, deixando vestígios manuelinos em cantarias de portas e janelas e no claustro da época da construção do convento; 1823, 22 maio - é mandado fechar o convento que reabre no mês de Junho; 1880 - o claustro do convento está transformado em praça de touros, e assim permanece até à construção de uma praça de raiz; 1933 - reconstrução do convento e transformação em residência.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira, azulejos e telha.

Bibliografia

CARVALHO, Almeida, Acontecimentos, Lendas e Tradições da Região Setubalense, IV, Conventos de Setúbal, I parte; FERREIRA, Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva, A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720). Os Artistas e as Obras, Lisboa, Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa, 2009, 3 vols.; O Distrito de Setúbal, 26 / 11 / 1991; PORTELA, M. M., Monumentos Nacionais e Edifícios e Lugares Notáveis, Lisboa, 1882; SERRÃO, Vítor, “Uma Obra Prima da Talha do Estilo Nacional: O Retábulo da Igreja de Santa Maria da Graça, de Setúbal (1697-1700)”, in Boletim Cultural da Póvoa do Varzim, Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, Vol. XXVI, n.º 2, 1989, p. 642; Setúbal, 1970.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - obras gerais de conservação e adaptação a residência.

Observações

Não nos foi permitida a entrada na igreja para recolher dados. Na antiga sacristia e na antiga capela dos toureiros, funciona uma oficina de restauro de móveis, cujo utente é José Maria dos Santos (mestre restaurador), com residência na Rua Almeida Garrett, nº 9, r/c esq., Setúbal, telefone - 265221843. *1- Esta casa servia de hospício aos padres da Ordem dos Dominicanos, no tempo do convento.

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

Cecília Matias 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login