Capela de Nossa Senhora da Esperança

IPA.00001024
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta longitudinal, de nave única, com sacristias adossadas. Insere-se no Barroco de província, ainda preso à tradição construtiva do século 17, de proporções sóbrias e equilibradas.
Número IPA Antigo: PT020603160047
 
Registo visualizado 157 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, com duas sacristias adossadas. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, enquadradas por pilastras toscanas, coroadas por pináculos piramidais sobre plintos paralelepipédicos, percorridas por embasamento de granito e rematadas por friso e cornija, também de granito. Fachada principal virada a N., rasgada por portal de verga reta, de moldura saliente, terminada em cornija e tabela recortada, decorada por cruz ao centro e pináculos lateralmente, interligados por volutas, em relevo, entre duas janelas de verga reta e moldura simples. A ladear a porta principal surgem duas janelas retangulares, com moldura simples. Rematam a fachada, friso e cornija saliente de granito, encimada por frontão triangular, simples, rasgado por óculo emoldurado de iluminação do coro-alto, coroado por no vértice por cruz latina, sobre acrotério. Fachadas laterais com cornija sobreposta por beirado simples alteado, rasgadas por vãos de verga reta, emoldurados. No INTERIOR com paredes revestidas, quase na totalidade, por azulejos com florões e cobertura em abóbada de tijolo. Nas paredes laterais rasgam-se dois arcos que abrigam retábulos em madeira dourada e policromada No arco cruzeiro apresenta dois nichos grandes e altos, com mísulas salientes que suportam imagens. Na capela-mor um retábulo de talha.

Acessos

Largo da Esperança, Calçada de Santa Isabel

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, Implantado na margem esquerda do rio Mondego, situa-se perto do Convento de Santa Clara-a-Nova (v. PT020603160003), isolado no meio de um largo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Manuel do Couto. ENTALHADOR: Manuel Moreira (1699).

Cronologia

Séc. 15 - Data da capela primitiva; Séc. 17 - ocupando a capela um sítio que impedia a construção do novo Mosteiro de Santa Clara-a-Nova (v. PT020603160003), mandou o rei, de acordo com o cabido, mudar a capela de lugar; 1699, 22 março - contrato com Manuel Moreira para a feitura de três retábulos para a capela que se construía, por 145$000; 1702 - conclusão da capela; 1872 - era sede da Freguesia de Santa Clara.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de pedra rebocada e pintada; embasamento, cunhais, molduras dos vãos, frisos, cornija, pináculos e cruzes, em cantaria de granito; portas de madeira pintada; grades de ferro; teto em tijolo; paredes interiores forradas a azulejos; guarda do coro-alto e púlpito em madeira; retábulos de talha policroma e dourada; cobertura de telha.

Bibliografia

Bonifácio, H.M.P., Polivalência e Contradição..., Tese de doutoramento da Faculdade de Arquitectura da UTL, Lisboa, 1990; BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação. Porto: Diocese do Porto, 1984, vol. I; CORREIA, Vergílio, GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Coimbra, Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1947, vol. II.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Horácio Bonifácio 1991 / Ana Filipe 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login