Igreja Paroquial de Santiago de Torres Novas / Igreja de São Tiago

IPA.00010237
Portugal, Santarém, Torres Novas, União das freguesias de Torres Novas (Santa Maria, Salvador e Santiago)
 
Igreja paroquial seiscentista com fachada de pano único ladeada por torre sineira, interior com uma nave com tecto em madeira, capela-mor abobadada, várias capelas na nave; espacialidade postridentina.
Número IPA Antigo: PT031419140053
 
Registo visualizado 180 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta, nave e capela-mor justapostas, de planta rectangular, a que se adossam anexos a N. e a S.. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhados de 2 e 1 águas. Fachada principal, virada a O., de pano único com empena triangular enquadrado a N. por cunhal apilastrado encimado por pináculo; portal axial rectangular encimado por porta-janela balconada e por óculo quadrilobado; a S. adossa-se a torre sineira, com coruchéu piramidal, rasgada por ventanas de verga redonda, com pináculos nos vértices. Na fachada lateral N. os volumes salientes dos anexos; na parede da nave rasga-se um portal com acesso por escada. Fachada posterior, assente num embasamento elevado, com empena angular, enquadrada por cunhais rusticados encimados por pináculos. Na fachada lateral S. vários anexos abrem para pátio interno. No INTERIOR a nave, coberta por tecto em madeira de 5 planos longitudinais, é antecedida por coro alto apoiado em colunas toscanas; neste guarda-se órgão rococó de tubos verticais; um guarda-vento em madeira resguarda a porta de entrada; do lado direito da porta uma pia de água-benta manuelina; do lado do Evangelho, a seguir à porta lateral, encontramos a antiga capela dedicada a Santa Isabel de Portugal, com acesso por arco redondo, com retábulo rococó em madeira pintada e dourada; a capela dedicada a São Miguel Arcanjo, antecedida por elaborado portal com pilastras coríntias caneladas e frontão triangular interrompido, retábulo de estilo nacional, pintado e dourado e mesa de altar rococó, em forma de urna; do lado da Epístola a capela baptismal, no piso baixo da torre sineira, com acesso por arco quebrado; o púlpito de caixa em talha dourada; duas capelas com vãos de acesso idênticos aos do lado oposto da nave, a primeira outrora dedicada a Nossa Senhora da Consolação, com retábulo rococó, a segunda dedicada ao Senhor Jesus dos Lavradores (v. 1419140018). vedada por portão em ferro fundido; dos lados do arco triunfal rasgam-se portais com frontões triangulares unidos por pilastras ao entablamento; acima dos portais espelhos em cantaria; arco triunfal semicircular, com 3 vieiras relevadas no fecho, apoiado em pilastras toscanas. Capela-mor, mais estreita e mais baixa que a nave, coberta por abóbada de berço redondo; no altar-mor retábulo de estilo nacional em talha dourada, mesa de altar, em forma de urna, com ornatos rococó. A nave e a capela-mor são envolvidas por um silhar baixo de azulejos imitando um padrão polícromo seiscentista. A sacristia, com acesso por porta rasgada na parede do lado da Epístola, mostra abóbada de berço redondo; sobre o arcaz uma pintura mural enquadrada por moldura em madeira representa a intervenção de Santiago na conquista de Coimbra aos mouros. Contígua fica a antiga Casa do Despacho da Irmandade do Santíssimo.

Acessos

Calçada de Santiago; Rua Miguel de Arnide; Largo do Paço

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, meia encosta, junto à R. Miguel de Arnide, para a qual deita a sua fachada lateral N.. A fachada principal abre para um pequeno adro, de onde partem as Escadinhas de Santiago. A fachada posterior domina o Lg. do Paço.

Descrição Complementar

Inscrição da lápide da fachada posterior: "IN SANCTISSIMAE TRINITATIS LAUDEM ET IN SUAE DEVOTIONIS MONIMENTUM PRIOR ET BENEFICIATI HUIS ECCLESIAE HOC DOMINO PATRONO QUIS SUO MAIORI IACOBO HABITACULUM NOVITER EREXERUNT XVIII APRILIS MDCXCIII" ("Em louvor da Santíssima Trindade e como monumento da sua devoção, o prior e beneficiados desta igreja reedificaram a capela em honra do seu senhor e padroeiro, Santiago Maior 1693"). Na sacristia guarda-se uma interessante imagem do Menino Jesus ajudando São José a serrar e uma lâmpada em prata joanina, outrora na capela-mor. Na antiga Casa do Despacho da Irmandade do Santíssimo Sacramento guarda-se uma antiga imagem de Santiago em pedra.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Santarém) / Misericórdia (capela do Senhor Jesus dos Lavradores)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ORGANEIRO: Joaquim António Peres Fontanes.

Cronologia

1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Lisboa; séc. 17, final - construção da actual igreja no local da anterior, lendariamente atribuída ao início da nacionalidade, logo após a conquista de Torres Novas aos mouros; 1689 - a data aposta nas portadas da porta principal poderá referir um dos momentos da reconstrução; 1692 - conclusão da capela dedicada ao Senhor Jesus dos Lavradores, paga por João Rodrigues, que nela se fez sepultar; 1693 - conclusão da capela-mor, segundo inscrição na lápide colocada na fachada posterior, a expensas do prior e dos beneficiados da igreja; 1758 - a igreja tinha 7 altares; além dos ainda existentes, tinha 2 altares colaterais, o do Evangelho dedicado a São Brás, o da Epístola a Santa Catarina; as obras que se seguiram ao terramoto levaram à destruição dos altares colaterais, substituídos por portais; 1793 - construção do portal da capela do Senhor Jesus dos Lavradores e, por semelhança estilística, do portal da capela de São Miguel; 1798 - execução do órgão, provavelmente por António Peres Fontanes; c. 1935 - o alargamento da Cç. de Santiago, que passava a N. da igreja, transformando-a na actual R. de Miguel de Arnide, obrigou ao corte parcial das capelas de Santa Isabel e de São Miguel e à destruição do corpo da escada de acesso ao púlpito, transferido para a parede S.; 1997, 05 fevereiro - proposta como imóvel com interesse patrimonial no PDM de Torres Novas, DR, n.º 30.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada. Cantaria em molduras. Telha cerâmica. Azulejos em revestimentos internos. Pavimento em tijoleira e madeira.

Bibliografia

VASCONCELOS, Francisco Xavier de Arez e, Lisboa, obra manuscrita, Academia das Ciências, 1740; ANTT, Dicionário Geográfico de Portugal, exemplar manuscrito, vol. 37, p. 823; GONÇALVES, Artur, Torrejanos Ilustres, Barcelos, 1933; GONÇALVES, Artur, Torres Novas. Subsídios para a sua história, Torres Novas, 1935; GONÇALVES, Artur, Mosaico Torrejano, Torres Novas, 1936; GONÇALVES, Artur, Memórias da vila de Torres Novas, Torres Novas, 1937; CÂNCIO, Francisco, Ribatejo Histórico e Monumental, vol. III, s.l., 1939; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Distrito de Santarém, 1949; BICHO, Joaquim Rodrigues, Património Artístico do Concelho de Torres Novas, Torres Novas, s.d.; VALENÇA, Manuel, A Arte Organística em Portugal, vol. II, Braga, 1990; BICHO, Joaquim Rodrigues, Templos do Concelho de Torres Novas, Torres Novas, 1992; PEREIRA, Isaías da Rosa, Visitas Paroquiais na Região de Torres Novas (séc. XVII-XVIII), Torres Novas, 1992; LOPES, João Carlos, Torres Novas e o seu termo no meio do século XVIII. As Memórias Paroquiais, Torres Novas, 1998; AAVV, Memórias da História, Torres Novas, 2000; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

(1) Em frente à primitiva Igreja de Santiago, no seu adro, reuniram-se em 1438 as cortes para decidir sobre a regência do reino na menoridade de Afonso V. (2) Em 1758 existiam ainda 7 altares, todos muito bem decorados e recheados de imagens e relíquias; o altar-mor, o altar de São Brás, o altar de São Miguel e o altar do Senhor Jesus dos Lavradores tinham banquetas em prata. (3) A capela do Senhor Jesus dos Lavradores, separada da nave por grade em ferro e pertença da Santa Casa da Misericórdia, é um belíssimo exemplo de "obra de arte total", que exemplarmente identifica o barroco, com o seu revestimento integral de azulejos, talha dourada e pintura, executados em finais do séc. 17.

Autor e Data

Isabel Mendonça 2000

Actualização

 
 
 
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