Armazém Agrícola em Pinhel

IPA.00010179
Portugal, Guarda, Pinhel, Pinhel
 
Arquitectura agrícola, oitocentista. Adega de planta rectangular, com as fachadas rasgadas por vãos (frestas e portais de verga recta) com molduras de granito. Interior amplo, coberto por vigamento de madeira e pavimento calcetado.
Número IPA Antigo: PT020910170052
 
Registo visualizado 56 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Armazenamento e logística  Armazém    

Descrição

Planta rectangular regular com interior muito desnivelado. Volume com expressão exterior muito simples, de massa horizontal. Cobertura em telhado de quatro águas com telha de canudo, apoiado directamente no paramento mural. A fachada principal, voltada a SE., rebocada e caidas, é definida pelo vão da porta rectangular, com duas curtas janelas rectangulares em cada um dos lados. Na fachada lateral NE., no ângulo superior direito, rasga-se uma porta de verga recta, hoje com a função de janela, e uma segunda porta, larga, de verga recta, encimada por duas pequenas frestas, uma delas no centro do corpo. A fachada lateral NO. é rasgada por uma fresta, sendo a posterior cega. As frestas são protegidas por grades de ferro e as portas são de madeira, de duas folhas, com bandeira. A articulação entre o interior e o exterior é desnivelada, com acesso por escada de dez degraus em granito. INTERIOR amplo, sem compartimentação, pavimentado em calçada e com a estrutura das asnas de madeira que suportam o telhado à vista. A iluminação interna faz-se através das frestas e das bandeiras das portas rasgadas nas fachadas.

Acessos

Rua do Jogo da Bola, n.º 1

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Pinhel (v. PT020910170006)

Enquadramento

Urbano, com a fachada virada para a R. do Jogo, com traçado paralelo ao da muralha medieval, desemboca nas Ruínas da Igreja da Trindade ( v. 0910170005 ). Frontal à Casa dita de João Pinto Ribeiro. A fachada principal tem continuação no muro da propriedade rural que serve e se distribui em socalcos sobre o Vale do Passareiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: armazém

Utilização Actual

Armazenamento e logística: armazém

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - provável construção do imóvel.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Granito; cantaria de granito sem reboco; cantaria de granito rebocada e caiada; telha de canudo; estrutura das asnas do telhado em madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMP

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMP

Intervenção Realizada

Séc. 20 - obras de adaptação, servindo variadas funções de armazenamento agrícola.

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição e João Vilhena 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login