Casa Quinhentista na Rua dos Tiros, n.º 8 a 10

IPA.00010178
Portugal, Guarda, Pinhel, Pinhel
 
Arquitectura residencial, manuelina. Casa de planta rectangular, evoluindo em dois andares, o primeiro de lojas e o segundo destinado a residência. Vãos das fachadas principal e taroz decoradas com ombreiras biseladas e uma porta com arco canopial.
Número IPA Antigo: PT020910170051
 
Registo visualizado 104 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular simples, mas de forma irregular, tendencionalmente trapezoidal, de dois pisos. A cobertura é em telhado de duas águas, assente directamento no paramento mural. A facahda principal, virada a NO., tem, no primeiro piso, uma porta de lintel recto com ombreiras biseladas, seguida de uma porta mais larga e de pequena fresta quadrada. O segundo piso é rasgado por duas janelas, a primeira aberta no eixo da porta, estando internamente ornamentada com capitéis vegetalistas. No tímpano, inscreve-se monograma em letras góticas relevadas, um V sobreposto a S. Sob o peitoril desta janela, inscreve-se faixa decorada com tronco e folhagem em alto relevo. Os alçados laterais, virados a SO. e SE., encontram-se adossados. O alçado posterior, voltado a S., é de um só piso, com uma janela de lintel recto e molduras de ângulos biselados a ladear uma porta, de perfil rectangular, com verga esculpida com arco canopial com roseta inscrita no centro. O INTERIOR conserva apenas em parte a diferenciação funcional entre os pisos. O piso térreo divide-se em lojas, com acesso ao segundo andar por escada de tiro. O segundo piso estrutura-se numa sequência de pequenos compartimentos.

Acessos

Rua dos Tiros, n.º 8 - 10

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Pinhel (v. PT020910170006)

Enquadramento

Urbano, situa-se intra-muros, adossada a outras casas. A fachada principal da casa está voltada para a R. dos Tiros e a fachada posterior confronta com o caminho de ronda da muralha medieval de Pinhel, abarcando daí vasto panorama. Situa-se, assim, na antiga freguesia de Santiago, que parte do Lg. com o topónimo do mesmo Santo, dado pela implementação junto da Porta de Santiago, e corre paralelamente à muralha a partir de arco com passadiço.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1501 / 1525 - construção do imóvel, encostado ao caminho de ronda da muralha medieval, atendendo à morfologia e decoração manuelina das portas e janelas.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Granito; alvenaria e cantaria de granito sem revestimento; juntas de cantaria argamassadas; telha de canudo; laje de betão no interior; rebocos interiores; madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMP

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMP; IPPAR: Região Centro

Intervenção Realizada

1990 - obras de recuperação geral, que incluíram limpeza das fachadas e do reboco, diminuição do vão da porta mais larga da fachada principal com cantaria de granito; colocação de laje de betão interna e renovação da cobertura; Proprietário: 1995 / 1996 / 1997 - projecto de remodelação interior e de recuperação das fachadas, submetido à apreciação do IPPAR, Região Centro.

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição e João Vilhena 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login