Torre do Relógio de Almodôvar

IPA.00010153
Portugal, Beja, Almodôvar, União das freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões
 
Arquitectura de comunicações, barroca, popular, vernácula. Torre relógio de grande solidez estrutural e de marcada austeridade formal, aspectos característicos da arquitectura popular e vernácula de feição regional, apresentando um coruchéu octogonal e uma platibanda vazada no coroamento que correspondem ao gosto de tradição maneirista muito arreigado nos edifícios públicos do Baixo Alentejo que datam dos inícios do séc. 17.
Número IPA Antigo: PT040202010016
 
Registo visualizado 323 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Torre do relógio    

Descrição

Planta composta por torre de base quadrangular, a que se adossa o volume das escadas de acesso, em " L ". Volumes articulados, massas dispostas na vertical com cobertura homogénea em coruchéu octogonal. Alçado N. de um pano onde se destaca mostrador de relógio com numeração árabe; remate em cornija e platibanda perfurada, encimada por pinhas nos ângulos; coruchéu encimado por pinha; volume das escadas de acesso, muradas, com porta. Alçado O. de um pano onde se rasgam uma porta de acesso às escadas muradas e uma janela; remate idêntico ao do alçado N.. Alçados S. e E. com construções adossadas, de esquema idêntico ao alçado N., apresentando o alçado E., no remate, um campanário em espadana com olhal em arco de volta perfeita com sino de bronze, rematado por cornija, sobre a qual se destaca uma pinha sobre plinto, enquadrada por volutas. INTERIOR: dividido em dois pisos por laje de betão; um lanço de escadas conduz ao piso superior; neste uma pequena sala com cobertura cónica assente em cornija apoiada em pendentes; ao centro da sala o mecanismo do relógio, sobre base de ferro assente em maciço de betão; liga-se aos três mostradores por varões metálicos que atravessam óculos circulares; a O. rasga-se janela.

Acessos

Rua do Relógio, defronte do nº 30.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, a edifícios térreos e de dois pisos, formando gaveto de quarteirão que abre para duas frentes de rua, em posição ligeiramente recuada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: torre do relógio

Utilização Actual

Comunicações: torre do relógio

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Firma A.C. dos Santos, de Lisboa ( primitivo relógio )

Cronologia

Séc. 17 - construção da torre; 1889 - contracto, com a Câmara Municipal de Almodôvar, na pessoa do seu Presidente Comendador José Carrilho Ayres Gracia, de execução do primitivo relógio, pela firma A.C. dos Santos, de Lisboa e instalação do mesmo; 1970 - substituição do relógio e do mostrador de cantaria primitivos, por relógio electrónico, recolhendo os antigos ao Museu Municipal (v. PT040202010015) onde ainda se encontram.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas; pavimentos de tijoleira, betonilha e lajedo; porta e caixilharias de madeira; sino de bronze; mostradores de relógio em PVC.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/ DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/ DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/ DSID; CMA

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login