Casa na Rua da Igreja, n.º 4

IPA.00010150
Portugal, Beja, Aljustrel, Messejana
 
Arquitectura residencial, barroca, popular, vernácula. Edifício cuja concepção global enraiza na tradição vernacular regional, com grande austeridade volumétrica e vãos marcados por molduras coloridas. Decoração de argamassas relevadas e coloridas com motivos de volutas e concheados de acentuado dinamismo barroco.
Número IPA Antigo: PT040201030017
 
Registo visualizado 151 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta quadrangular simples. Massas simples; cobertura homogénea em telhado de duas águas. Alçado principal orientado, com soco pintado a azul e um só pano definido por cunhais pintados a azul; porta principal centrada, com moldura de argamassa relevada encimada por dintel curvo sobrepujado por composição relevada de volutas rematada por concha; à esquerda rasga-se uma janela de verga recta com, moldura rematada superiormente por dintel curvo sobrepujado por composição relevada idêntica à da porta; à direita porta com moldura simples antecedida de um degrau; ao nível do primeiro piso rasga-se uma janela com moldura pintada e uma janela de sacada alinhada com a porta da direita, com moldura de argamassa pintada e dintel saliente, gradeamento de ferro fundido assente em mísula de alvenaria; remate superior em cornija e beirado. INTERIOR: corredor central no piso térreo, desenvolvendo-se perpendicularmente à fachada, que articula os diversos compartimentos; tectos com forro de madeira de saia e camisa. A porta que se rasga mais à direita, na fachada, dá acesso à escada de madeira de acesso ao primeiro andar, que repete o mesmo esquema de distribuição espacial.

Acessos

Rua da Igreja, nº 4

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado por casas térreas, numa frente de rua que liga o Lg. do Pelourinho à Igreja Matriz (v. PT040201030016).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - construção; séc. 18 - remodelação, incluindo os interiores e as decorações relevadas dos vãos do piso térreo, 2003, 16 de Janeiro - proposta de classificação pela autarquia; 2008, 28 de Outubro; Proposta de encerramento do processo de classificação pela DRCAlentejo, por não ter valor nacional; 2008, 28 de Novembro - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo Director do IGESPAR.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas. Argamassas relevadas e pintadas. Caixilharias de madeira. Tectos com forros de madeira de saia e camisa. Vidros coloridos. Pavimentos de soalho, tijoleira e mosaico hidráulico. Gradeamentos de ferro fundido. Telhas de canudo e marselha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login