Poço de São Bartolomeu

IPA.00010147
Portugal, Santarém, Cartaxo, União das freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta
 
Chafariz medieval, coberto com cúpula, antecedido por bebedouro para animais. O poço de São Bartolomeu cencontra-se associado, tradicionalmente, à reconquista de Santárém por D. Afonso Henriques.
Número IPA Antigo: PT031406060017
 
Registo visualizado 125 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

O poço, pouco profundo, de planta quadrada, apresenta volumetria prismática e cobertura em cúpula. Na face virada a O. rasga-se um vão de acesso axial em arco abatido e, à sua direita, um pequeno nicho. Encostado a este paramento um bebedouro rectangular em cantaria.

Acessos

Largo de São Bartolomeu

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, destacado. Implantado num pequeno largo empedrado, rodeado por habitações de dois pisos, junto à rua que corre paralela à fachada posterior da igreja matriz e desce para a fonte e lavadouro público e para a estrada municipal que conduz a Pontével.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época medieval (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - data provável de construção; 1139, 24 julho - lenda que refere ter nele D. Afonso Henriques dado de beber ao cavalo, quando aqui passou a caminho da Batalha de Ourique *1; 2003, 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo (paredes); cobertura em alvenaria de tijolo; tanque em cantaria.

Bibliografia

HEITOR, Rogério Melo, Vale da Pinta ... Aqui nasceu Portugal!, in O Povo do Cartaxo, Cartaxo, 17 de Agosto de 1989; Vale da Pinta - Subsídios para a sua Monografia, Vale da Pinta, s.d..

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

A Batalha de Ourique terá ocorrido nas Chãs de Ourique, no local onde hoje se encontra Vila Chã de Ourique, no concelho do Cartaxo; no regresso da batalha D. Afonso Henriques terá sido aclamado pelas suas tropas rei de Portugal, no Alto do Sol-Posto, à entrada de Vale da Pinta.

Autor e Data

Isabel Mendonça 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login