Igreja Paroquial da Ereira / Igreja do Espírito Santo

IPA.00010131
Portugal, Santarém, Cartaxo, União das freguesias de Ereira e Lapa
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial de fachada de empena angular, com torre sineira adossada; nave única inicialmente com tecto em madeira, capela-mor abobadada. O púlpito, de perfil renascentista, é idêntico ao da igreja matriz de Pontével (v. 1406040002).
Número IPA Antigo: PT031406020015
 
Registo visualizado 100 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta composta, longitudinal: nave e capela-mor justapostas, anexos a N. e a S..Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de 2 águas (nave e capela-mor), 1 água (anexos) e em coruchéu bolboso (torre sineira). Fachada principal orientada, de pano único ladeado por cunhais apilastrados, subindo em 2 pisos com remate em empena angular; cruz no vértice da empena, urnas sobre os cunhais; portal e janelão axiais, ambos com lintel arquitravado; torre sineira adossada a S., rasgada por ventanas de verga semicircular, com urnas no topo dos cunhais. Na fachada N. os volumes escalonados da nave e da capela-mor com anexos adossados, com rasgamento de 3 janelas de verga recta. Na fachada S., com idêntica volumetria, destaca-se ainda a torre sineira. Fachada posterior cega com empena angular. INTERIOR: Nave única coberta em falsa abóbada sobre arcos torais, coro alto em madeira, antecedido por balaustrada e apoiado sobre guarda-vento; um silhar de azulejos de padrão recente reveste as paredes da nave. A capela baptismal sob a torre sineira mostra abóbada de aresta com medalhões em estuque relevado branco sobre fundo azul (figurando a pomba do Espírito Santo e palmas centradas por cruzes); pia monolítica e nicho dos santos óleos com molduras em pedra lavradas de carácter popular*; do lado oposto uma capela com acesso por arco semicircular*; do lado da Epístola adossa-se púlpito em cantaria coroado por concha com caixa hemisférica de balaústres, seguida por capela profunda antecedida por portal coroado por entablamento*; do lado oposto capela idêntica com painel recente de azulejos representando S. João Baptista; arco triunfal semicircular sobre pilastras ladeado por peanhas. Capela-mor coberta por abóbada de berço com tribuna rasgada na parede fundeira ladeada por estípites; abaixo da tribuna um painel recente de azulejos representando a Última Ceia. Sacristias a N. e a S. da capela-mor.

Acessos

Rua da Fonte, na Ereira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planalto, destacada. Implantação harmónica na extremidade S. da povoação; rodeada por adro empedrado e murado, rasgado por portões com escadas de acesso. Do outro lado da rua habitações de 1 piso; a N. e a E. terrenos de cultivo.

Descrição Complementar

Nicho dos santos óleos: na moldura interessantes relevos de feição popular representando um mascarão e 2 aves afrontando uma caveira e 2 tíbias cruzadas. Destacam-se as 2 imagens de roca de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Rosário na capela lateral da Epístola, junto ao arco triunfal, e na capela do lado do Evangelho junto ao coro alto.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Santarém)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecidos

Cronologia

Séc. 16 - data provável de construção da igreja, pertença da Ordem de Malta; 1758 - a igreja, além do altar da capela-mor dedicado ao Espírito Santo, tinha 3 altares na nave dedicados a Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e às Almas; o comendador da Ordem de Malta era então D. Frei João Gonçalves da Câmara; séc. 18 - reconstrução da torre sineira; 1891 - remodelação do templo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada; molduras de vãos em cantaria; caixilhos e portadas em madeira; pavimentos em tijoleira e cantaria; tecto da nave em betão.

Bibliografia

Memórias Paroquiais, A.N.T.T., Lº 13, Memória nº 27, fl. 227; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, Lisboa, 1949; Tesouros Artísticos de Portugal, (dir. de ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de), Lisboa, 1976.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da igreja paroquial da Ereira, c. 1960: remoção dos altares colaterais e do altar-mor; colocação do silhar de azulejos; substituição da cobertura da nave, em madeira, pela actual em betão; c. 1990 - substituição dos pavimentos; colocação dos painéis em azulejo.

Observações

*1. A igreja da Ereira era anexa à igreja de Pontével. O púlpito das 2 igrejas foi certamente realizado pelo mesmo artista. *2. No pavimento da capela-mor a lápide sepulcral de Gaspar Fernandes, falecido em 1575, foi escondida pelo actual pavimento em cantaria.

Autor e Data

Isabel Mendonça 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login