Estação Ferroviária de Mora / Museu do Megalitismo

IPA.00010082
Portugal, Évora, Mora, Mora
 
Estação ferroviária, edificada na 1.ª metade do Séc. 20, composta por Edifício de Passageiros de três corpos, o central mais elevado, flanqueado por cocheira e instalações sanitárias, totalmente remodelada no 1.º quartel do Séc. 21 para instalação de museu, tendo-lhe sido acrescentados dois corpos novos, flaqueando o conjunto primitivo.
Número IPA Antigo: PT040707030044
 
Registo visualizado 111 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

Planta composta pelo antigo Edifício de Passageiros, flanqueado pela antiga Cocheira, a nascente, e pelas antigas instalações sanitárias a poente, flanqueados estes pelo edifício do Centro Expositivo e pela Cafetaria. ANTIGO EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS: planta retangular, composta por três corpos e apeadeiro; volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de quatro águas e em chapa ondulada de duas vertentes no apeadeiro; fachada principal a sul, de três corpos, o central mais elevado, e ligeiramente saliente; remates retos em cornija saliente, de perfil em talão, e platibanda; paredes caiadas, embasamento envolvente pintado a amarelo; corpo central de dois registos definidos por cornija, idêntica à de remate, pintada de amarelo, e pano único delimitado por cunhais apilastrados pintados a amarelo; no registo inferior rasgam-se três portas, com molduras de alvenaria com ligeiro recorte junto à verga, curva, soleira pétrea, e portadas de madeira e caixilharia de vidraças, de dois batentes, pintadas de cor verde-água; no registo superior rasgam-se, axiais, três janelões, de molduras idênticas às das portas, de dois batentes e bandeira, em caixilharias de madeira e vidraças; ao centro da cornija divisória de registos o mastro da bandeira; corpos laterais térreos, idênticos ao 1º registo do corpo central, mas rasgados cada apenas por duas portas.

Acessos

Rua da Estação

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, a nascente do centro da vila

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Cultural: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: CVDB Arquitectos - Cristina Veríssimo, Diogo Burnay e Tiago Filipe Santos (projeto de remodelação, 2012 -2015); ARQUITETO PAISAGISTA: Bound (projeto de remodelação, 2012 -2015)

Cronologia

Séc. 20 - construção da estação ferroviária; 2009, c. de - funciona no edifício a Associação Cultural Estação Imagem, presidida por Luís Emílio Ribeiro da Silva Vasconcelos; 2010 - preveem-se obras de requalificação e reutilização destinadas a acolher a Associação Cultural Estação Imagem, sob projeto do Arq. Duarte Ramirez, incluindo ainda a construção de um laboratório fotográfico e estruturas afins; 2013 - 2015 - obras de remodelação e requalificação para instalação de museu, sob projeto de projeto de CVDB Arquitectos, envolvendo um investimento de 2,2 milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, incluindo a construção de dois edifícios novos, distintos dos existentes, para instalação de centro expositivo e de cafetaria; foi contemplada igualmente os espaços verdes da antiga estação, com projeto de arquitetura paisagista do Atelier Bound; 2016, 15 setembro - inauguração do Museu do Megalitismo.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e caiada, telha, madeira, ferro, cantaria aparelhada

Bibliografia

http://www.cvdbarquitectos.com/museu-do-megalitismo-de-mora/sfyfns5t5ezq2cl6f2ruznsfbignd5

Documentação Gráfica

CVDB Arquitectos

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID; CVDB Arquitectos

Documentação Administrativa

CVDB Arquitectos

Intervenção Realizada

CMMora: 2013 - 2015 - obras de remodelação para adaptação a museu.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login