Notícias

Pesquisa Avançada

Jornadas Europeias do Património 2017: "Património e Natureza"

sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
 

Património e Natureza é o tema das Jornadas Europeias do Património 2017, uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia.

Estima-se que, em mais de 50.000 locais espalhados por toda a Europa, cerca de 30 milhões de pessoas participam, todos os anos em atividades promovidas no âmbito das Jornadas Europeias do Património, contribuindo para realçar a importância do património cultural e a diversidade e riqueza do mosaico cultural europeu.

Na edição deste ano, celebramos em Portugal a relação entre "Património e Natureza" – um vínculo que se encontra na génese das formas de ocupação do território, dos assentamentos humanos, da configuração das paisagens, da diversidade de construções, da arquitetura, do urbanismo, dos modos de vida e das tradições.

Este tema pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Jornadas Europeias do Património 2017: "Património e Natureza"
 
Registo| Login