Igreja Paroquial de Vale de Santiago / Igreja de São Tiago

IPA.00009724
Portugal, Beja, Odemira, Vale de Santiago
 
Arquitectura religiosa, chã, barroca. Igreja paroquial de 1 nave e capela-mor, totalmente abobadada, característica da campanha de remodelação das igrejas paroquiais da Ordem de Santiago promovida pela Mesa da Consciência e Ordens na primeira metade do séc. 18, enfileirando na tipologia herdada do Estilo Chão de Seiscentos.
Número IPA Antigo: PT040211100023
 
Registo visualizado 306 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta por nave, capela-mor, mais estreita, trono, ainda mais estreito, sacristia, baptistério, torre sineira e dependências anexas adossadasa a N.. Volumes articulados. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave, a capela-mor e o trono, e de quatro águas, nas dependências anexas. Fachada principal a O., rematada por empena polilobada encimada por cruz de ferro; portal de cantaria de verga recta, a que se acede por quatro degraus, sobrepujado por janelão de verga recta com moldura de cantaria. Do lado esquerdo eleva-se a torre sineira, de dois pisos separados por moldura, sendo o de cima enquadrado por pilastras e rasgado por olhal de arco de volta perfeita, encimado pelo mostrador do relógio; cobertura em domo escalonado, coroado por cruz de ferro, e com urnas nos ângulos. Alçado S. de três panos rematados por beirado, rasgando-se no primeiro pano o portal lateral de verga recta, de cantaria, cronografada de 1769 e com a cruz da Ordem de Santiago, incisa, e no segundo um janelão de iluminação da capela-mor. Alçado E. de dois panos, sendo o primeiro rematado por empena triangular com beirado, rasgada por fresta e ornamentada por cruz de argamassa, e o segundo rasgado por janela. Alçado N. de três panos, sendo o primeiro rematado por beirado, correspondente ao corpo dos anexos de dois pisos separados por moldura, rasgado por três janelas no piso superior e duas portas no piso térreo. INTERIOR: nave coberta por abóbada de berço que arranca de cornija, com três tramos definidos por arcos-diafragma. Guarda-vento e coro-alto. À direita de quem entra pia de água benta de cantaria. Do lado do Evangelho rasga-se arco de volta perfeita de acesso ao baptistério, o púlpito com caixa de madeira e bacia de cantaria e um altar lateral com retábulo de talha dourada e policromada encaixado em arco de volta perfeita, tendo do lado oposto outro que lhe fica simétrico. Do lado da Epístola rasga-se o portal lateral, tendo à sua direita uma pia de água benta de cantaria. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e ladeado por mísulas. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço que arranca de cornija; altar-mor antecedido por duas escadas laterais de três degraus com retábulo de talha dourada e policromada com camarim e trono, encimada por cartela com a cruz da Ordem de Santiago; do lado do Evangelho rasga-se a porta de acesso à sacristia, sobrepujada por tribuna com guarda de madeira vazada, a que corresponde, do lado oposto, uma janela com igual guarnição. Sacristia com lavabo de cantaria e arcaz.

Acessos

Largo da Igreja. VWGS84 (graus decimais) lat. 37,751589 long. -8,412714.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, em destaque, antecedido por largo e rodeado por adro murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção do templo; 1769 - reconstrução em particular a empena da fachada principal; 1755, 1 de Novembro -muito prejudicado pelo sismo; 1940 - remodelação do imóvel com sobrelevação da cobertura, construção do coro-alto e gurada-vento, repinte dos retábulos.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal,rebocadas e caiadas. guarnições dos vãos e elementos secundários de cantaria, cobertura de telha lusa e marselha, retábulos de talha dourada e policromada.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Paróquia de Vale de Santiago: 1940 - remodelação do interior do edifício, construção do corpo dos anexos, do guarda-vento e do coro-alto, renovação e sobrelevação das coberturas.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login