Capela da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel

IPA.00000929
Portugal, Beja, Aljustrel, União das freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos
 
Arquitectura religiosa, maneirista, rococó. A planta, o portal e a porta de acesso à Sala do Capítulo são característicos da tipologia das igrejas de Misericórdia no período maneirista. A estrutura abobadada possui um carácter arcaizante, ainda muito próximo das soluções manuelinas. Retábulo e decoração da capela-mor com elementos em argamassa, característicos da popularização de formas do rococó.
Número IPA Antigo: PT040201010005
 
Registo visualizado 466 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta por nave única e capela-mor mais estreita, rectangulares. Volumes articulados, coberturas diferenciadas em telhado de duas águas com pequeno campanário elevado sobre a cornija da cabeceira. Fachada S., de três panos definidos por contrafortes salientes, colocados na diagonal uns na perpendicular outros, embebidos no embasamento proeminente em talude; 1º pano rasgado pelo pórtico munido de arquitrave, com inscrição no friso *1, e frontão triangular com tímpano armoriado *2, assente em colunas toscanas; acesso por escadaria; nos restantes panos janela e fresta em capialço; pequeno campanário na cabeceira. Fachada O. de pano único aberto por pequeno óculo, delimitado por contrafortes diagonais; remate em empena. Interior: nave de dois tramos; cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas; nos primeiros tramos, do lado do Evangelho, rasgam-se duas portas; arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras; capela-mor, de menor altura com cobertura em cúpula artesoada e chaves de cantaria lavrada; nas paredes das ilhargas da capela-mor e do tímpano sobre o arco triunfal três pinturas, enquadradas por moldura de massa; altar-mor de alvenaria de colunas de capitéis coríntios e nicho com imagem; sobre a porta de cantaria que liga a nave à Sala do Despacho, com a verga epigrafada *3, encontra-se outra pintura em tábua. Estuques decorativos em pilastras, arcos e molduras de vãos.

Acessos

Protecção

Enquadramento

Urbano, destacado, com construções adossadas. Nas imediações a Torre do Relógio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, segundo terço - construção; séc. 17 primeira metade - execução pinturas; séc. 18 - execução do altar-mor e decoração da nave.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portais, arranques e fechos da abóbada e escadaria em cantaria.

Bibliografia

LOBATO, João Rodrigues, Aljustrel. Monografia, Aljustrel, 1983.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - escudo com as cinco chagas de Cristo, circundado pela coroa de espinhos; *2 - "MSA¨ DÑI¨ PLENA. TERRA¨"; *3 - "REPARTIO¨ DS¨ COOSPRS¨".

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login