Igreja Paroquial de Rio Maior / Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior

IPA.00008548
Portugal, Santarém, Rio Maior, Rio Maior
 
Arquitectura religiosa, maneirista, rococó, ecléctica. Igreja com fachada sem torres, interior com capela-mor abobadada e ampla nave com tecto em madeira; uma ampla tribuna para os irmãos nos alçados laterais da nave. Da campanha maneirista resta a estrutura da capela-mor e os 2 altares colaterais da nave; estuques rococó; a remodelação de finais do século 19 retomou a linguagem clássica na fachada e nas tribunas das ilhargas da nave.
Número IPA Antigo: PT031414080008
 
Registo visualizado 266 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta pelos rectângulos justapostos da nave e capela-mor, a que se adossam vários anexos. Massas escalonadas com coberturas diferenciadas em telhado. A fachada principal virada a nascente, de 3 panos separados por pilastras, é enquadrada lateralmente por cunhais apilastrados e rematada por platibanda e frontão de volutas interrompido, com corpo central vazado por nicho e coroado por frontão redondo, com cruz em ferro ao centro; bolas sobre acrotérios rematam as pilastras e cunhais; no piso térreo rasgam-se 3 portas nos 3 panos; no piso superior janelas de verga recta com frontões alternadamente triangulares e curvos, 3 no pano central, um em cada um dos panos laterais. Fachada lateral esquerda, parcialmente adossada ao edifício contíguo, rematada por platibanda e rasgada por janelas de verga em arco segmentar. Sobre a fachada do lado oposto uma sineira de 3 ventanas, rematada por cruz e por pináculos. INTERIOR de nave única, muito ampla, coberta por tecto em madeira de 5 planos; sobre a porta um coro alto em madeira, com antepara de balaústres, apoiado em colunas em ferro; nas ilhargas da nave lógias sobrepostas com arcos rebaixados sobre colunas toscanas, comunicando no piso superior com o coro alto; segue-se uma capela para o Senhor dos Passos, do lado do Evangelho, com abóbada de berço redondo decorada de estuques rococó, um altar dedicado à Senhora das Dores, do lado oposto, ambos antecedidos por arcos de volta perfeita sobre pilastras toscanas; 2 altares colaterais, em cantaria, maneiristas, com colunas coríntias caneladas e frontões de volutas enquadrando nichos; o do lado da Epístola mostra interessantes relevos de car cter popular - um mascarão no tímpano, 2 bustos de perfil com golas encanudadas nas enjuntas. Nas paredes da nave silhares com composições tardias feitas com azulejos enxaquetados em azul e branco e azulejos de padrão polícromo seiscentista. No vão de acesso aos anexos do lado da Epístola uma porta em madeira entalhada, para aqui transposta da capela do Senhor dos Passos. Um arco triunfal semicircular sobre pilastras toscanas estabelece a comunicação com a capela-mor, com abóbada de berço redondo, decorada com estuques rococó, com motivos eucarísticos, e um retábulo-mor de estilo nacional. Nas paredes laterais rasgam-se portas de comunicação com a sacristia, do lado do Evangelho, com um anexo do lado oposto. Na sacristia assinala-se um lavabo barroco em cantaria, com espaldar envolvido por volutas e elementos vegetalistas.

Acessos

Rua Serpa Pinto. WGS84: 39º20'04.80''N.; 8º56'17.61''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planície, adossado. Implantação harmónica na malha urbana da parte mais antiga da povoação, rodeada de edifícios de 2 pisos. Do lado direito, a ela parcialmente adossado, o edifício do antigo hospital da Misericórdia, hoje transformado em quartel da G.N.R.. Do seu lado esquerdo a Casa Senhorial d'El Rei D. Miguel (v. PT031414080006).

Descrição Complementar

A pia baptismal vinda da arruinada igreja matriz guarda-se ainda numa capela sob a tribuna, do lado da capela do Senhor dos Passos.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17, 1ª metade - data provável de construção da primitiva igreja, dedicada ao Espírito Santo, de que apenas resta a capela-mor e os altares colaterais da nave; séc. 18, 1ª metade - colocação do retábulo do altar-mor; 1759, 17 de Janeiro - os moradores da vila pedem a D. José a criação de uma irmandade da Misericórdia para cuidar do edifício do hospital e do tratamento dos doentes pobres; 1759, 18 de Abril - alvará régio autorizando a criação da irmandade, com obrigação de prestação de contas anuais ao provedor da comarca de Santarém (Pereira, Rodrigues: 1912); séc. 18, 2ª metade - alargamento da nave e construção da capela do Senhor dos Passos e do altar fronteiro; revestimento de estuques nas abóbadas da capela-mor e da capela do Senhor dos Passos; 1870 - o hospital anexo foi reconstruído com donativos de benfeitores; 1878 - a pia baptismal foi transferida da arruinada igreja matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, passando a igreja a acumular as funções de sede de paróquia (Pereira Rodrigues: 1912); 1898 / 1901 - obras de remodelação dirigidas pelo padre Gaspar Antunes da Costa, que desempenhou as funções de presidente da Câmara de Rio Maior: prolongamento da nave e construção das amplas tribunas do piso inferior e superior; aplicação dos silhares de azulejos, utilizando placas brancas e azuis de composições enxaquetadas e azulejos de padrão seiscentistas; pavimentação da capela-mor; remodelação dos anexos do lado direito; construção da nova fachada; 1902, 19 novembro - são transferidos para o edifício os seguintes objetos provenientes do Mosteiro de Santa Clara (v. IPA. 00003392): o Sudário de Verónica, em linho, um Santo Sudário, um candeeiro das Trevas, um Crucificado, banco, provenientes do local onde se armava o presépio, dois cofres com as relíquias de Santo Eleutério e São Dionísio, as imagens de São João Baptista e Cristo, figurando um Batismo, São João Baptista e seis tocheiros; 1968 - mudança da sede da paróquia para a nova igreja matriz.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes ( nave); estrutura mista (capela-mor)

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada. Cobertura em telha cerâmica. Cantaria em molduras. Estrutura de apoio do coro alto em ferro. Azulejos em silhares. Pavimentos em madeira e materiais cerâmicos.

Bibliografia

Memórias Paroquiais, A. N. T. T., vol. 32, nº 125, 1758; PEREIRA, Esteves, RODRIGUES, Guilherme, Portugal Diccion rio Histórico, Chorographico, Biographico, Bibliographico, heraldico, Numismatico e Artístico, vol. VI, Lisboa, 1912; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, Lisboa, 1949; Região de Rio Maior, Rio Maior, 1 de Abril de 1994.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; União das Misericórdias Portuguesas

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: AHMF - Conventos extintos, Convento de Santa Clara de Santarém, caixa 2041

Intervenção Realizada

Observações

A autoria da remodelação de finais do séc. 19, assinalada em inscrição sobre o arco triunfal (do lado da capela-mor), foi recentemente comprovada por testemunho escrito do padre Gaspar Antunes da Costa, escondido por trás do sacrário e encontrado no recente restauro do retábulo do altar-mor.

Autor e Data

Isabel Mendonça 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login