Igreja Paroquial de Santa Clara-a-Velha / Igreja de Santa Clara de Assis

IPA.00004406
Portugal, Beja, Odemira, Santa Clara-a-Velha
 
Arquitectura religiosa, manuelina, barroca, vernácula. Igreja paroquial de uma só nave que enfileira na tipologia frequentemene utilizada pela Ordem de Santiago, a que pertenceu este edifício, para a construção de templos rurais sob a sua jurisdição. Retábulos de talha maneirista e barroca, de feição provincial.
Número IPA Antigo: PT040211040012
 
Registo visualizado 246 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor, a que se adossam, à direita, os volumes da torre sineira e de uma capela lateral, e à esquerda, diversos anexos. Volumes articulados. Cobertura em telhados de duas águas, diferenciados para a nave e a capela-mor e para a capela lateral, e em telhado de uma só água para os anexos. Torre sineira coberta por cúpula escalonada em coruchéu, rematado por catavento de ferro representando um homem com um cajado. Alçado principal orientado a O., de um pano, definido por pilastras de argamassa relevada rematadas por urnas sobre plintos escalonados, empena semi-circular recortada, coroada por cruz latina, de ferro forjado, e portal em arco de volta perfeita com moldura de argamassa, sobrepujado por janelão de verga em arco abatido. Ligeiramente recuada, a torre sineira, de um pano definido por pilastras, apresenta um olhal em arco de volta perfeita com moldura de argamassa assente em pilastras, encimado pelo mostrador do relógio e rematado por cornija com o troço central curvo e pináculos nos ângulos. Alçado lateral S. com o volume destacado da torre sineira, à semelhança do alçado principal, a que se seguem o corpo da nave, rematado por beirado e rasgado por portal lateral, e a capela lateral rematada por empena triangular com pináculos piramidais assentes em plintos nos acrotérios; em segundo plano, um pouco recuada, encontra-se a capela-mor, também rematada por beirado e rasgada por janelão. Alçado orientado a E. rematado por empena triangular cega. Alçado lateral N. formado por vários volumes escalonados, rematados por beirado, e rasgado por uma porta e três janelas, sendo o troço curvo rematado por pináculo piramidal sobre base escalonada. INTERIOR. de uma nave coberta em alvenaria dividido em três planos, e portal resguardado por guarda-vento de madeira e vidro, tendo à direita de quem entra pia de água benta, em cantaria, embutida na parede. Do mesmo lado abre-se a porta de acesso à torre sineira, seguida de portal e capela laterais, esta inserida em arco de volta perfeita com nicho e retábulo de talha dourada e policromada sobre mesa de altar de alvenaria. Do lado do Evangelho abre-se um arco de volta perfeita que conduz aos anexos, seguido da caixa do púlpito, em madeira policromada, cujo acesso foi emparedado, e de uma capela lateral inscrita em nicho em arco de volta perfeita. A pia de água benta em cantaria, de fonte circular assente em base octogonal, encontra-se no topo da nave, junto da porta de acesso à torre. Ligação à capela-mor por arco triunfal de volta perfeita com moldura de argamassa relevada com chave saliente e assente em pilastras, ladeado por altares colaterais de talha dourada e policromada com mesas de alvenaria. Capela-mor coberta por abóbada de cruzaria de ogivas chanfradas com chave de cantaria lavrada com a cruz de Cristo, sendo a parede do lado direito rasgada por janela. Altar-mor com retábulo de talha dourada e policromada com três nichos e sacrário.

Acessos

Alameda da Índia, Largo Dr. Oliveira Salazar

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, enquadrado por ruas e precedida por um largo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, primeira metade - construção; séc. 17 - construção altar lateral; séc. 18, meados - construção altares de talha dourada e policromada.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria de pedra e cal, rebocada e pintada, cobertura em telha lusa, pavimentos de tijoleira, elementos secundários de cantaria, retábulos de talha dourada e policromada.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1980, década de - recuperação global do edifício, incluindo substituição das coberturas e execução de lage de betão, remoção de mesas de altar, emparedamento do púlpito, substituição do pavimento, redouragem de retábulos de telha dourada e policromada, instalação do guarda-vento, infraestruturas.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login