Capela de São Bento do Cando e Albergue de Peregrinos

IPA.00003572
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Gavieira
 
Igreja de peregrinação datável da época moderna, de montanha, e com origem provável em capela de época medieval. Nicho na parede exterior da cabeceira, na fachada E., que serviu para colocação de um painel com a Breve de Gregório XVI, de 1840, com as indulgências para os peregrinos. No arco cruzeiro está a inscrição: "SÉCULO XIV".
Número IPA Antigo: PT011601130040
 
Registo visualizado 446 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de peregrinação  

Descrição

Planta composta por nave única, cabeceira de planta rectangular, com sacristia de planta rectangular adossada à parede E. da cabeceira. Torre sineira de dois panos, E. e S., flanqueando a frontaria pelo lado E.. Volumes articulados e cobertura diferenciada em telhado de duas águas na nave, na cabeceira e na sacristia. A torre não tem cobertura. Ângulos rematados por pilastras encimadas por pináculos e ângulos das empenas encimados por cruzes. Fachada principal orientada a S., porta flanqueada por dois vãos, encimada por nicho com imagem de São Bento e rematada por frontão com vão rasgado ao centro. Alçado O.: um pano na nave com um vão e um vão na cabeceira. Alçado N.: cabeceira cega, sacristia cega. Alçado E.: sacristia com um nicho e um vão. Nave com porta no piso térreo, escadas de acesso à torre e porta lateral de acesso ao coro no 1º piso. Interior: na nave, a S. dois vãos flanqueando a porta, pequena pia granítica a E., coro de madeira e vão central sobre o coro. No lado do Evangelho púlpito, um vão e altar lateral da Senhora da Boa Morte sob arcossólio. Arco triunfal de volta perfeita flanqueado por pequeno nicho. No lado da Epístola altar de Santa Bárbara sob arcossólio, porta no piso térreo e porta no 1º piso de acesso ao coro. Na ábside, vão no lado do Evangelho, a N. altar e retábulo, no lado da Epístola porta de acesso à sacristia. O pavimento é em lajes de granito e os tectos em madeira. O albergue de peregrinos é um edifício de planta rectangular, de dois andares, em silhares de granito com varanda corrida ao nível do 1º piso, sustentada por 4 pilares, que forma alpendre no piso térreo e que tem acesso por escada lateral adossada à fachada. A cobertura é de duas águas e, na fachada principal, sustentam o telhado avançado em telha francesa 5 colunas graníticas. Possui duas portas e duas janelas ao nível do piso térreo e também duas portas e duas janelas com portadas em madeira no primeiro piso. As juntas apresentam-se cimentadas e possui chaminés em cimento, inacabadas.

Acessos

EN 202 (Melgaço - Lamas de Mouro), em Lamas de Mouro EM para Gavieira. Gauss: M-189,6 P-555,8; Fl. 9

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. A Capela ergue-se no largo principal da branda de São Bento do Cando, largo em terra batida e rodeado por casario. Implanta-se no centro, de forma destacada. Para E. situa-se o albergue de peregrinos que se integra harmoniosamente no conjunto das outras construções. Para N. deste albergue adossa-se uma pequena casa particular, à qual se segue um outro albergue, de construção mais recente. Frente à capela e ao albergue, uma fonte com duas carrancas de feição popular.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de peregrinação

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época moderna / Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - época provável de construção da primitiva capela; Época moderna - reconstrução da capela; 1751 - data inscrita num dos sinos; 1795 - referência documental à capela então com menores dimensões em comprimento, sem sacristia, com dois altares colaterais e com púlpito exterior em pedra; 1897 - ampliação, por avanço da nave, e provável substituição do púlpito exterior por púlpito interior.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, madeira, telha, cimento.

Bibliografia

GOMES, Maria Luísa de Castro Vasconcelos A., São Bento na tradição oral do povo arcuense, Terra de Valdevez, nº 3, 1980, p. 32 - 78; PINTOR, P.e M. Bernardo, Por terras do Soajo. São Bento do Cando na Freguesia da Gavieira, Terra de Valdevez, nº 2, 1981, p. 5 - 30; COSTA, P.e Avelino Jesus da, Imagens, Templos e Mosteiros de São Bento na Terra de Valdevez, Terra de Valdevez, nº 3, 1981, p. 5 - 41; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira, Alto Minho, 1987, p. 138.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1972 - arranjo do telhado e colocação do actual tecto de madeira *2; 1795, posterior a - construção do quartel de peregrinos; 1995 - arranjo dos telhados e madeiramentos; 1996 - chaminés e remodelação dos pavimentos.

Observações

Em 1758, nas Memórias Paroquiais, é referido a ermida de São Bento do Cando como sítio de romagem. *1 - Área da nave e cabeceira, sem a sacristia. *2 - Sobre o arco triunfal inscreveu-se: "AMPLIADA EM 1897 / RESTAURADA EM 1972". *3 - Estão previstas obras para o albergue de peregrinos de fábrica mais recente, que ostenta escada em cimento e gradeamento, de molde a ficar semelhante ao albergue de cronologia anterior, apenas em granito e madeira.

Autor e Data

Paulo Dordio 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login