Ponte sobre o Rio Cuanza

IPA.00035178
Angola, Cuanza-Norte, Cambambe, Cambambe
 
Arquitetura de transportes e comunicações, do séc. 20. Ponte de arco, em betão armado, de tabuleiro plano, assente em dois pilares encontro e em cinco arcos abatidos, estes sobre pilares trazezoidais tipo quebra-mares, e com a estrutura vazada, o que lhe confere grande leveza e elegância. Os arcos apresentam as vigas laterais unidas por outras mais estreitas, em cruz, e sobre eles apoiam-se pilares finos e profundos, na vertical ou inclinados, interligados por outros transversais. O tabuleiro, avançado da estrutura, possui o pavimento asfaltado com passeios laterais, protegidos por guardas metálicas tubulares apoiadas em pilaretes de betão.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro horizontal e de directriz reta, com cerca de 200 metros de extensão, com estrutura em betão armado, apoiado em cinco arcos abatidos, de cerca de 40 metros de vão, assentes em pilares estreitos trapezoidais que formam quebra-mar para ambos os lados. Em cada uma das margens existe um pilar encontro paralelepipédico. Os arcos são constituídos por duas vigas, que se alargam sobre os pilares, interligadas por vigas de betão mais estreitas dispostas em cruz. A estrutura da ponte é vazada, possuindo entre os arcos, apoiados na sua curvatura e sustentando o tabuleiro, pilares dispostos na vertical ou com ligeira inclinação, interligados por outros transversais. O tabuleiro avança lateralmente da estrutura, possuindo pavimento em asfalto, com duas faixas de rodagem, e passeios laterais em cimento, protegidos por guardas em tubo metálico ritmado por pilaretes de betão.

Acessos

Cambambe, EN 120 que liga o Alto Dondo a Huambo, por Quibala; Cambambe

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, sobre o Rio Cuanza, elevando-se a cerca de 4 m acima do nível médio das águas, ligando o município de Cambambe, da Província de Cuanza-Norte, na margem direita, ao do Libolo, da Província do Cuanza-Sul, na margem esquerda, a cerca de 3,6 km para montante da barragem hidroeléctrica, num local pouco acidentado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: Estado angolano

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20 - construção da ponte; 1950, década - início das obras da barragem de Cambambe; 2011, abril - início das obras de ampliação e modernização do complexo hidroelétrico de Cambambe, que irá submergir a ponte *1; 2016 - conclusão do alteamento do paredão da Barragem de Cambambe e enchimento da albufeira com submersão total da Ponte de Cambambe; 2017, 29 junho - inauguração oficial da ampliação do complexo hidroeléctrico de Cambambe com a entrada em funcionamento da segunda central eléctrica.

Dados Técnicos

Sistema estrutural misto.

Materiais

Estrutura em betão armado; asfalto no revestimento do tabuleiro; passeios em cimento; guardas em ferro pintado e pilaretes de betão.

Bibliografia

Cambambe: A barragem do futuro, (http://sol.sapo.pt/Angola/Interior.aspx?content_id=49833), [consultado em 06-04-2014]; Secretário de Estado da Caonstrução avalia modernização da barragem de Cambambe, (http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/reconstrucao-nacional/2014/1/6/Secretario-Estado-Construcao-avalia-modernizacao-barragem-Cambambe,51d8123e-d114-4d0d-83fc-77e7c04ef737.html), [consultado em 06-04-2014].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O alteamento do paredão da Barragem de Cambambe de 20 metros, vai implicar uma elevação da cota máxima de armazenamento da albufeira em 28 metros, levando a que a atual ponte seja submersa e substituída por uma outra, em construção, mais a montante, com um desvio da atual estrada em cerca de 6 km.

Autor e Data

João Almeida (Contribuinte externo) e Paula Noé 2014

Actualização

João Almeida (Contribuinte externo) 2018
 
 
 
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