Império do Espírito Santo da Rua de Cima de São Pedro

IPA.00033816
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Angra (São Pedro)
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco. Apresenta as fachadas estruturadas e seccionadas por três eixos de vãos, a principal rematada em frontão triangular truncado e sem retorno, sobreposto por coroa do Espírito Santo, correspondendo a porta entre janelas, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia rosa e verde, de sabor popular.
Número IPA Antigo: PT071901140102
 
Registo visualizado 2139 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular com pequeno anexo adossado posteriormente, de cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa do soco a preto e cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos pintados de rosa e verde. Fachadas desenvolvidas sobre soco, a principal virada a N., com o soco definido por cornijas, pintadas de rosa, e ritmado por plintos paralelepipédicos ornados por losangos, criando almofadas côncavas, pintadas de verde. Apresenta remate em frontão triangular sem retorno e truncado, rematado por coroa do Espírito Santo estilizada, tipo bloco, sobre acrotério ladeado de aletas, e tendo no alinhamento dos cunhais pináculos piramidais também sobre acrotério. No tímpano possui cartela inscrita. É rasgada por três vãos em arco deprimido, o central mais largo, assentes em pilares, os exteriores dispostos nos cunhais, pintados de rosa e com chanfro verde, sobre bases no enfiamento dos do soco, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina e pano de peito liso, pintado de branco. Fachada lateral direita de dois panos, o do império terminado em friso e cornija, pintados de verde, e estruturado e rasgado por vãos semelhantes aos da frontaria, correspondendo a três janelas de peitoril em arco deprimido, sobre pilares com chanfro, com caixilharia de guilhotina e tendo panos de peito pintados de branco. O pano da direita, sensivelmente mais recuado, à exceção do cunhal é cego. Fachada posterior terminada em empena coroada por acrotério.

Acessos

Angra (São Pedro), Rua de São Pedro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 96/1995, JORAA, 1.ª série, n.º 25 de 22 junho 1995 *1 / Incluído no Núcleo urbano da cidade de Angra do Heroísmo (v. PT071901160035)

Enquadramento

Urbano, adossado a edifício de cércea mais elevada pela fachada lateral esquerda, na zona mais antiga do bairro de São Pedro, formando frente de rua, com passeio separador. O império possui acesso frontal por escada de madeira amovível. Nas imediações, ergue-se a Igreja Paroquial de São Pedro (v. PT071901140074).

Descrição Complementar

No tímpano possui cartela com a inscrição "1795 / 1989".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1795 - data inscrita na cartela do frontão assinalando a construção do Império; 1989 - data inscrita na cartela correspondendo ao restauro ou reconstrução do império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; porta e caixilharia de madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; LOPES, Tenente-coronel Frederico, Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores, Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Tipografia Andrade, s.d..

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1989 - restauro do império.

Observações

EM ESTUDO. *1 - O império foi classificado conjuntamente com a Casa dos Condes de Sieuve de Menezes, seus logradouros, jardins e os dois portões de acesso (v. IPA.00033674).

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login