Império do Espírito Santo de Cinco Ribeiras

IPA.00033792
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Cinco Ribeiras
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco, com a fachada principal terminada em frontão recortado, sobreposto pela Coroa do Espírito Santo. A fachada é estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a portal entre janelas, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia amarela, de sabor popular.
Número IPA Antigo: PT071901050084
 
Registo visualizado 1880 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples com cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachada principal virada a SO., desenvolvida sobre alto soco, rematado em cornija, rebocada e pintada de branco, com cornijas, plintos, molduras dos vãos e elementos decorativos pintadas de amarelo. A fachada é definida por pilastras, coroadas por vasos, pintados de cinzento, e termina em frontão recortado, com cornija contracurva, coroado por coroa do Espírito Santo; o tímpano é decorado por cartela com florão relevado, pintado de branco. É rasgada por três vãos em arco canopial, exteriormente de múltiplos frisos e fecho relevado, assentes em pilastras almofadadas, sobre plintos paralelepipédicos, pintados de amarelo, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras e as janelas tendo inferiormente friso convexo a interligar os plintos. Sobre os vãos surgem cartelas recortadas, a central maior e com inscrição. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco e com silhar de azulejos.

Acessos

Cinco Ribeiras, Estrada Regional 1-1; Largo Padre Belarmino José da Silva

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, no interior da povoação, flanqueado pelo edifício da Sociedade Recreativa de Nossa Senhora do Pilar, de dois pisos, implantado num largo paralelo ao adro sobrelevado da Igreja Paroquial de Cinco Ribeiras (v. PT071901050061); o largo desenvolve-se junto à estrada regional que atravessa a urbe e tem pavimento betuminoso. O império tem acesso por escadas de perfil semicircular, formadas por nove degraus. Em frente, ergue-se o chafariz central de Cinco Ribeiras, construído em 1890, e, nas imediações, a despensa do império.

Descrição Complementar

A cartela sobre o portal tem a inscrita a data de "1886".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1874, 24 novembro - referência ao terreno destinado à implantação do Império; 1886 - criação da Irmandade do Divino Espírito Santo das Cinco Ribeiras e construção do império, conforme cartela inscrita sobre o portal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria basáltica rebocada e pintada; porta e caixilharia de madeira; vidros simples; silhar de azulejos; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo, Terceira A Ilha dos Impérios, Praia da Vitória, Blue, 2008; LOPES, Tenente-coronel Frederico, Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores, Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Tipografia Andrade, s.d.; MERELIM, Pedro de - As 18 Paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login