Império do Espírito Santo de Fonte do Bastardo / Império do Caminho da Cidade

IPA.00032932
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Praia da Vitória, Fonte do Bastardo
 
Império do séc. 20 de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco e tendo despensa construída nas imediações. Apresenta a fachada principal rematada em frontão contracurvado sobreposto pela Coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, tendo estas inferiormente almofadas em losango, sendo os elementos estruturais e decorativos em argamassa, sublinhados por policromia verde, vermelha e amarela, de sabor popular. As fachadas laterais, com pilastras nos cunhais, são também estruturadas por vãos semelhantes, mas em número de dois.
Número IPA Antigo: PT071905040026
 
Registo visualizado 1822 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples, de cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco a preto e cunhais, frisos, cornijas e molduras dos vãos pintados de vermelho, verde e amarelo. Fachada principal virada a S., desenvolvida sobre soco, terminado em frontão contracurvado, coroado por aletas, pintadas de verde e branco, e coroa do Espírito Santo e, no alinhamento dos cunhais, por urnas sobre plintos paralelepipédicos. O tímpano é decorado por cartela relevada inscrita com a data de 1913, entre elementos fitomórficos e flor-de-liz, pintadas de verde e vermelho. É rasgada por três vãos em arco trilobado, assentes em colunas, pintadas de verde, as exteriores dispostas nos cunhais e superiormente prolongadas por pilastras, sobre plintos paralelepipédicos, pintados de branco e decorados por cartelas recortadas, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras; as janelas têm guarda de peito em ferro fundido, ornado com motivos vegetalistas, pintada de cizento, tendo inferiormente losango relevado pintado de vermelho, verde, branco e amarelo. Fachadas laterais terminadas em dupla cornija, a inferior pintada de verde e a superior de vermelho e branco, com pilastra no cunhal posterior, pintada de verde, e rasgadas num esquema semelhante ao da frontaria, mas apenas com duas janelas, em arco deprimido, sobre colunelos que assentam nos plintos; as janelas têm igulamente guarda de peito em ferro e sob essas existem almofadas retangulares relevadas, de ângulos cortados, pintadas de vermelho. Fachada posterior cega e terminada em empena.

Acessos

Fonte do Bastardo, Estrada Regional

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, adaptado ao declive suave do terreno, disposto junto à estrada que atravessa a povoação, possuindo passeio separador. Encontra-se parcilamente integrado no meio de dois quintais particulares, pavimentados e com portões laterais de acesso, tendo junto à fachada lateral direita canteiros de flores. No outro lado da estrada, ergue-se o edifício da despensa e nas imediações a Igreja Paroquial (v. PT071905040012).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1913 - data inscrita no tímpano assinalando a reconstrução do império (Lopes, p. 19).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada, à excepção do soco, colunelos, frisos, cornijas e elementos decorativos que são pintados de preto, amarelo, verde e vermelho; porta e caixilharia de alumínio; vidros smples; guardas em ferro; cobertura de telha de meia-cana de produção industrial; escada amovível de acesso em madeira.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo, Terceira A Ilha dos Impérios, Praia da Vitória, Blue, 2008; LOPES, Tenente-coronel Frederico, Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores, Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Tipografia Andrade, s.d.;TOSTÕES, Ana, CALDAS, João Vieira, Arquitetura Popular dos Açores. s.l.: Ordem dos Arquitectos, 2000; http://www.inventario.iacultura.pt/terceira/praiavitoria, janeiro 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login