Ponte de Arame em Lourido

IPA.00032255
Portugal, Braga, Celorico de Basto, Arnóia
 
Arquitectura de comunicações e transportes. Ponte pênsil de arame, sustentada pelos perfis e cabos de amarração que são escorados por maciços de betão criados nas margens. Possui tabuleiro, com travessas de madeira.
Número IPA Antigo: PT010305020167
 
Registo visualizado 331 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal  Tipo pênsil

Descrição

Ponte de tabuleiro suspenso apoiado em barrotes de madeira, suspensos por 104 cordões de arames aos dois cabos principais compostos por arames, cada um composto por 3 cordões e amarrados em maciços de betão nas encostas das margens do rio. Quatro tirantes (dois em cada extremidade), que funcionam como pilares, aliviam a deformação da ponte bem como os esforços dos cabos principais. O pavimento, em travessas de madeira, tem um comprimento de cerca de 55m e largura de 2,5m. A guarda é formada por 8 conjuntos de cabos paralelos ao tabuleiro e espaçados entre si cerca de 40 cm, auxiliados por tábuas de madeira na vertical.

Acessos

Lugar de Lourido (margem direita); Rebordelo (margem esquerda); partindo de Lourido (freguesia de Arnóia), junto à estação dos caminhos de ferro da extinta Linha do Tâmega, uma placa, Ponte de Arame, à esquerda, passando pela capelinha, escola primária no acesso empredrado à Quinta da Escomoeira; a estrada rural, tanto empedrada como em terra, entre vinha cultivada e também na floresta, até à altitude mais baixa do percurso; partindo da freguesia de Rebordelo, por um trilho rural íngreme na floresta desce-se pela margem do Tâmega

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, implantado sobre o Rio Tâmega, efectua a ligação entre as freguesias de Arnóia, concelho de Celorico de Basto, e Rebordelo, concelho de Amarante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, finais - construção da primitiva ponte; 1926 / 1927 - construção da actual ponte.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Tabuleiro madeira; perfis em aço; cordões de amarração em arame; maciços em betão.

Bibliografia

http://ncrep.fe.up.pt/pontes_de_arame; http://viajar.clix.pt/tesouros; http://www.portaldebasto.com/Ponte_de_Arame_Lourido, 2008; http://celoricodigital.blogspot.com/2008/01/ponte-de-arame.html.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O Município de Celorico de Basto menciona no Orçamento e no Plano Plurianual de Investimentos de 2007, a obra de recuperação da Ponte de Arame de Lourido, no sentido de permitir o intercâmbio entre as duas margens do rio Tâmega.

Autor e Data

Manuel Freitas (Contribuinte externo) 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login