Padrão comemorativo da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Lagos

IPA.00017053
Portugal, Faro, Lagos, São Gonçalo de Lagos
 
Arquitectura civil contemporânea, cronologicamente inserida no ciclo do Estado-Novo, mas estilisticamente neo-clássica e mesmo de sabor barroco. Padrão civil combinando uma linguagem ainda barroca (frontão circular delimitado superior e lateralmente por volutas) e neo-clássica (perfil do campo epigráfico de mármore onde foi inscrita a legenda comemorativa), com um certo pendor contemporâneo.
Número IPA Antigo: PT050807050042
 
Registo visualizado 141 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Monumento comemorativo  Monumento comemorativo  Tipo padrão

Descrição

Padrão comemorativo urbano integrado num muro de grandes dimensões constituído por frontão rectangular irregular, disposto acima do limite vertical do muro. Frontão delimitado lateralmente por volutas reentrantes de cor cinzenta e superiormente por contracurva moldurada mais elevada ao centro, sublinhada por friso cinzento que acompanha a curvatura do coroamento e inflecte ao centro formando duas pequenas volutas; inferiormente, o frontão é delimitado pela banda cinzenta, numa composição horizontal, que ao centro inflecte num sentido curvo para ostentar uma vieira com volutas. No interior do frontão, ao centro, aplicou-se uma lápide rectangular irregular disposta verticalmente, com molduramento saliente e de complexo desenho contracurvado, onde se inscreveu uma epígrafe alusiva ao local. Ao nível da cota da rua e imediatamente por baixo do frontão, eleva-se um pequeno estrado pétreo rectangular, adossado ao muro, a que se acede através de dois degraus; possui dois canteiros de flores e dois delimitadores de ferro que impedem a aproximação dos veículos automóveis.

Acessos

Rua do Adro, Rua da Porta da Vila (acesso lateral) e Largo de Santa Maria da Graça

Protecção

Incluído na Zona Especial Proteção das Muralhas e Torreões de Lagos (v. PT050807050003)

Enquadramento

Urbano, em ligeiro declive S. - N., integrado num muro que divide ao meio a Rua do Adro, e que é também a zona de separação entre as distintas cotas da rua, a S. mais elevada e a N., mais baixa. A S., via de circulação automóvel, delimitada pelo referido muro e por habitações, maioritariamente de dois pisos. A N., espaço ajardinado, com quatro palmeiras, no prolongamento do muro do padrão; antecede habitações igualmente maioritariamente de dois pisos, mas erguidas a uma cota muito superior que as da vertente S.; na extremidade da Rua do Adro, uma escadaria antecede o jardim superior, comunicando com a parte baixa da rua. Largo de Santa Maria da Graça definido pela muralha, a S. e pela continuidade do quarteirão de habitações que se prolongam desde a vertente N. da Rua do Adro. Zona da cidade onde o tradicional casario tem vindo a dar lugar a edifícios sem rigor urbanístico específico, multiplicando-se as soluções únicas em detrimento da homogeneidade da malha urbana.

Descrição Complementar

Epígrafe comemorativa da igreja: "NESTE LOCAL / EXISTIU A IGREJA DE / SANTA MARIA DA / GRAÇA, TOTALMENTE / DESTRUIDA PELO / TERRAMOTO DE 1 DE / NOV .- DE 1755. NELA / ESTEVE SEPULTADO / O GLORIOSO INFANTE / D. HENRIQUE / FALECIDO EM SAGRES / A 13 DE NOV .- DE 1460 _ / ATÉ A TRASLADAÇÃO / DOS SEUS RESTOS / MORTAIS PARA O / MOSTEIRO DA BATALHA / C. M. L. 1932.

Utilização Inicial

Comemorativa: monumento comemorativo

Utilização Actual

Comemorativa: monumento comemorativo

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 13 - primeira notícia da ermida de Nossa Senhora da Graça, que foi paróquia e matriz de Lagos; 1460, 13 de Novembro - Morte do Infante D. Henrique que é sepultado na igreja*1; 1755 - Ruína total da igreja com o terramoto; 1932 - Construção do padrão comemorativo.

Dados Técnicos

Estrutura monolítica

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada; mármore; cantaria

Bibliografia

MARTINS, José António de Jesus, Estudo histórico-monográfico da freguesia de Santa Maria (do concelho de Lagos), Lagos, Junta de Freguesia de Santa Maria de Lagos, 1992; RUBIM, Nuno, Novo conjunto de tapeçarias de D. Afonso V na igreja de Pastrana em Espanha, Revista Goya, Lisboa, 2005.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar

Observações

*1 - José António de Jesus Martins indica que o corpo do infante foi depositado na igreja de Santa Maria da Graça (actual Matriz de Lagos) e não na de Nossa Senhora da Graça (MARTINS, 1992), o que faria com que a legenda comemorativa deste padrão estivesse errada; *2 - uma das tapeçarias de Pastrana, datável de 1460 - 1500, que figura o embarque, em Lagos, das tropas portuguesas para Alcacer Ceguer, mostra o portal manuelino de uma igreja, presumivelmente identificável com a desaparecida Igreja de Nossa Senhora da Graça.

Autor e Data

Paulo Fernandes 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login