Capela de Santa Bárbara / Miradouro de Santa Bárbara

IPA.00013369
Portugal, Viseu, São João da Pesqueira, Vale de Figueira
 
Arquitetura religiosa, vernácula, do séc. 20. Capela de planta retangular simples, interiormente iluminada por pequena fresta rasgada na fachada O., com pavimento cerâmico e teto de madeira. Fachada principal terminada em empena, coroada por cruz metálica e rasgada por portal de verga reta, tendo sineira de cimento sobre o cunhal E., com acesso por escada exterior adossada à fachada lateral esquerda. No interior possui retábulo-mor de madeira policroma, de planta reta e um só eixo.
Número IPA Antigo: PT011815110103
 
Registo visualizado 1943 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único, a que se adossa a E. torre sineira e escada de acesso. Cobertura homogenia em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento destacado a cinzento e rematadas por cornija de cimento sobreposta nas laterais por beirada simples. Fachada principal em empena escadeada, rematada no vértice, por plinto de cimento que sustenta cruz metálica luminosa, antecedida por plataforma de dois degraus, semicirculares, onde assenta mesa de celebração exterior, de granito, para o culto em dias de festa. É a fachada rasgada por porta de verga reta, de madeira, de uma folha. Sineira retangular, assente sobre o cunhal E., em arco de volta perfeita, rematada por cruz latina de granito, com estrutura de sustentação do sino, pintada de azul céu. Fachada lateral esquerda cega, a que se associa a escada de acesso à sineira, com guarda de cimento, vazada no patamar superior e degraus pintados de cinzento. Fachada lateral direita rasgada por pequena janela retangular horizontal, recente, protegida por grade de ferro. Fachada posterior cega, em empena rematada por cruz latina de cimento. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pavimento cerâmico e cobertura em madeira pintada de azul claro. Sobre supedâneo de um degrau, mesa de altar em madeira policromada de branco, azul claro e dourado, e retábulo de planta reta e e um só eixo definido por par de colunas estriadas sobre plintos paralelepipédicos, que sustentam entablamento decorado com três cabeças aladas e ático triangular. Ao centro peanha com imagem.

Acessos

Rua do Cruzeiro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no topo do monte a cerca de 300 metros de altitude, em adro de terra batida, desnivelado, delimitado por murete de blocos de cimento, formando miradouro com vistas sobre a freguesia de Vale Figueira, São Xisto, o rio Douro e o Monte de São Salvador do Mundo. No adro apresenta grelhador de tijolo, bancos e mesas de betão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1746 - Construção do templo primitivo; 1758, 2 de Julho - o vigário Bento refere nas memórias paroquias que a capela de Santa Bárbara foi construida à poucos anos com a devoção e esmolas dos moradores da freguesia; séc. 20 - reforma profunda da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria rebocada e pintada; pavimentos em tijoleira; porta de madeira; grade da janela de ferro; teto e retábulo em madeira; sineira, cornija, escadas e plintos em cimento; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

LEAL, Agusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1882, Vol. 10, p. 48-49; MONTEIRO, J. Gonçalves, São João da Pesqueira. Coração do Douro, São João da Pesqueira, 1992; CD Portugal Século XXI - Distrito de Viseu, CD II, Matosinhos, 2001; http://ttonline.dgarq.gov.pt, 6 de Outubro de 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

PT-TT-MPRQ/38/23

Intervenção Realizada

Séc. 20 - Reconstrução.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login