Capela de Santa Bárbara / Miradouro de Santa Bárbara

IPA.00013293
Portugal, Viseu, São João da Pesqueira, Ervedosa do Douro
 
Arquitectura religiosa popular, do séc. 20. Capela de construção recente, construída no topo do monte miradouro, de panta longitudinal e espaço único, com fachada principal parcialmente revestida a granito com as juntas pintadas de preto, rasgada por amplo portal em arco abatido e duas frestas laterais.
Número IPA Antigo: PT011815020029
 
Registo visualizado 2044 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de massa simples, com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, rematadas por beiral simples, com exceção da fachada principal, que se apresenta parcialmente revestida a granito, com juntas pintadas de preto. Fachada principal virada a O., terminada em empena coroada no vértice central por cruz luminosa, com vidro azul e nos laterais por pináculos de granito facetados; é rasgada por portal metálico em arco abatido, de duas folhas, ladeado por frestas retangulares de perfil superior curvo. Sob o vértice da empena, apresenta cartela losango, com a data 1977 inscrita. Fachadas laterais e posterior, cegas. INTERIOR com espaço único, rebocado e pintado de branco.

Acessos

Lugar de Sarzedinho

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, a cerca de 360 m de altitude, no topo de um monte localizado a E. da freguesia, formando miradouro com vistas abrangentes sobre vários povoados, montes e extensos vinhedos, que caracterizam a paisagem alto-duriense. A capela ergue-se no centro do adro / miradouro, em terra batida, delimitado por muretes de sustentação de terras em xisto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1977 - Data gravada sob a empena, correspondendo provavelmte à construção ou reconstrução da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de cimento rebocada e pintada de branco e em cantaria de granito à vista; porta metálica; frestas protegidas por rede; pináculos de cantaria; cruz metálica e vidro azul; cobertura em telha.

Bibliografia

MONTEIRO, J. Gonçalves, São João da Pesqueira. Coração do Douro, São João da Pesqueira, 1992; CD Portugal Século XXI - Distrito de Viseu, CD II, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login