Capela de São Sebastião

IPA.00012830
Portugal, Castelo Branco, Castelo Branco, Louriçal do Campo
 
Capela construída no final do séc. 18, mas sobre uma outra mais antiga, talvez do séc. 16 ou anterior, como o sugere o facto de se encontrar orientada, o tipo de orago e talvez o pavimento em lajeado da capela-mor aponte para esta época. É de planta retangular simples, de volume único exterior, tendo, no interior, a marcação de nave, capela-mor e dois anexos adossados. Tem coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço abatido de madeira e iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal com tratamento mais cuidado, tendo soco de cantaria e cunhais apilastrados, firmados por fogaréus e rematada em friso e cornija, rematada em empena e rasgada por portal de arco abatido. Interior com arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e retábulo-mor de talha pintada, de estilo tardo-barroco, com elementos barrocos, rococó e uma predominância de elementos neoclássicos, apontando para uma feitura de final de Setecentos ou início da centúria seguinte.
Número IPA Antigo: PT020502120153
 
Registo visualizado 81 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, tendo marcação de nave, capela-mor e anexos apenas interiormente, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, elevadas relativamente à cobertura nas empenas, em alvenaria rebocada e pintada de branco. Fachada principal virada a ocidente, rematada em empena, com friso, cornija e cruz latina no vértice, percorrida por soco de cantaria e flanqueada por cunhais apilastrados, firmados por pináculos do tipo fogaréus; é rasgada por portal em arco abatido, encimado por friso. Sobre o portal, estrutura metálica sustenta a sineta. No lado direito, painel de azulejos policromos, alusivos ao orago. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas por janelas retilíneas com molduras simples e protegidas por grades. Fachada posterior rematada em empena, cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com coberturas em falsas abóbadas de berço de madeira pintada de azul, a da nave reforçada por tirante; pavimento da nave em ladrilho cerâmico. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras, pintado de azul. Capela-mor com pavimento em lajeado de granito. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de branco, azul e dourado, de corpo reto e um eixo definido por duas colunas de fustes lisos, percorridos por falsas espiras, com os terços inferiores marcados por anéis e festões, e capitéis coríntios, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, ornados por folhagem, encimados por quartelões, que circunscrevem o remate. Ao centro, pequena tribuna de volta perfeita, com moldura saliente e envolvido por friso fitomórfico, contendo trono de dois degraus, o inferior ornado por festões. Está ladeado por duas mísulas que sustentam maquinetas protegidas por vidraças e contendo imaginária. A estrutura remata em espaldar curvo, encimado por cornija e elementos vegetalistas, que enquadram medalhão envolvido por rocalhas, que enquadram a representação do Sagrado Coração de Jesus. Altar em forma de urna. Confrontantes, dois vãos de acesso aos anexos laterais.

Acessos

Louriçal do Campo, Largo de São Sebastião; Rua de São Sebastião; Rua Eugénio Campos. WGS84 (graus decimais): lat.: 40,044030; long.: -7,512163

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, implantado em zona de ligeiro declive a que se adapta, num pequeno largo, no entroncamento de duas vias públicas, pavimentado a calçada. O largo está rodeado por casas unifamiliares de dois pisos, algumas delas com vestígios dos antigos balcões. Junto à fachada principal, dois bancos de madeira e, na posterior, ergue-se uma paragem de autocarro.

Descrição Complementar

Na FACHADA PRINCIPAL, painel de azulejo figurativo policromo, retangular, envolvido por friso de acantos e representando o "Martírio de São Sebastião", legendado na base "S(ão) Sebastião".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda - Arciprestado de Alpedrinha)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável construção da capela; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco, João Andrade Rolam, é referida a Capela como estando fora da povoação e pertencente aos fregueses; séc. 18, final - reconstrução da capela e feitura do retábulo-mor.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; cruz, pavimento da capela-mor, modinaturas, friso, cornija e pináculos em cantaria de granito; coberturas e mobiliário de madeira; pavimento da nave em tijoleira; retábulo de talha pintada; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

SILVA, Isabel (coord.) - Dicionário Enciclopédico de Freguesias. Matosinhos: 1997, vol. IV, p. 120.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Diocese da Guarda: Departamento do Património Cultural

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias paroquiais, vol. 3, n.º 4, fls. 51 a 54

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 21 - revisão das coberturas.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2018 (no âmbito da parceria DGPC / Diocese da Guarda)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login