Capela de São Roque

IPA.00001089
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Merelim (São Paio), Panoias e Parada de Tibães
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela maneirista, alpendrada, com planta longitudinal de uma só nave, fachada principal de remate da empena, com portal de verga recta ladeado por dois janelos rectangulares. Decoração interior com retábulo de talha policroma.
Número IPA Antigo: PT010303450101
 
Registo visualizado 123 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta simples longitudinal, com alpendre e nave única, rectangulares, em eixo. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de três e duas águas. Alçados rebocados e caiados, percorridos por embasamento avançado e cornija saliente. Alpendre sustentado por duas mísulas, em forma de coluna embebida, e duas colunas, com capitéis jónicos, sobre murete interrompido por uma abertura a N., cerrada por portão de ferro flanqueado por guardas de pedra. Pavimento em lajes de granito e cobertura exterior em telhado de três águas e interior em madeira. Fachada principal, rematada em empena coroada por cruz, de secção quadrangular, suportando Cristo crucificado de pés sobrepostos, sobre acrotério ao centro. Portal rectangular ladeado por dois janelos rectangulares com a inscrição "ESTA ERMIDA FEZERA HOS FRG.ES DE S. PAIO POR HV PESE QVE CONTECOVE NESTE COVTO A 4 DE NOVENBRO 1569 I", gravada no dintel. Alçados laterais desiguais, sendo o direito cego e o esquerdo rasgado por porta de verga recta e janela quadrangular. Alçado posterior rematado na empena por sineira de arco de volta inteira sobrepujada por cruz de metal e vidro, verde. Interior de espaço único, rebocado e caiado, tendo porta e janela à esquerda, com retábulo em talha policroma, com colunas salomónicas e anjos na base e no entablamento, enquadrando as imagens do padroeiro, São Roque, ladeado por São Gonçalo à direita e Nossa Senhora dos Prazeres à esquerda. Pavimento em tijoleira e tecto em masseira, de madeira.

Acessos

Lugar de São Roque

Protecção

Enquadramento

Urbano, no centro da povoação, rodeado de E. e S. por habitações, numa plataforma ligeiramente sobrelevado, de frente para um largo definido pela confluência de quatro caminhos. A capela possui um adro empedrado a cubo granítico, murado, com acesso de N. por degraus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1569 - edificação da capela após uma peste que grassou no Couto de Tibães, ao qual pertencia o Lugar; séc. 18 - feitura do retábulo-mor.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes na capela e estrutura mista no alpendre.

Materiais

Estrutura e pavimento do alpendre em granito; ferro no portão que cerra o portal principal, no portão de acesso ao alpendre e nas grades das janelas; porta lateral, tectos e retábulo em madeira, pavimento da nave de tijoleira; cruz em metal e vidro.

Bibliografia

FERREIRA, José (Ed.), Braga - Freguesias 97, Braga, 1997, pp. 58 - 59; VvAa, Dicionário Enciclopédico das Freguesias, vol. 1, 1997, p. 51.

Documentação Gráfica

DGEMN, DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: 1988 - obras de recuperação e beneficiação, com reboco das paredes e pintura e substituição do pavimento de madeira por tijoleira na nave; Junta de Freguesia: 1997 - arranjo urbanístico do Largo de S. Roque.

Observações

*1 - A festa, considerada como uma das mais importantes do concelho, atrai à capela de São Roque milhares de forasteiros.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login