Casas Religiosas de Clarissas na Cidade de Lisboa

Cidade de Lisboa
 

No âmbito do estudo das Casas Religiosas de Lisboa, um projeto SIPA que tem como principal objetivo identificar e mapear a evolução dos imóveis que tiveram grande impacto na estruturação e no crescimento da cidade, nascerão vários subprodutos que visam o conhecimento da tipologia arquitetónica destes edifícios a partir da norma construtiva de cada uma das ordens religiosas. O primeiro destes subprodutos, agora publicado, analisa os mosteiros femininos da Ordem de Santa Clara, a mais representativa na cidade. Este estudo teve por base cartografia e bibliografia variadas, tomando como fonte principal a documentação produzida na sequência da extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1834. Contudo, não se encontra esgotado em termos de informação, subsistindo um enorme leque de fundos documentais ainda por desbravar e que virá colmatar, certamente, algumas dúvidas que subsistem relativas à vivência das religiosas e à localização das dependências monacais.

 
 

Descrição

Na cidade de Lisboa, dos vinte e cinco cenóbios femininos recenseados até à data pelo SIPA, em dez professava-se a regra de Santa Clara, nas suas três variantes: a primeira, criada por São Francisco de Assis, em 1253, bastante rigorosa no que concerne aos votos de pobreza e de humildade, era professada nos mosteiros da Madre de Deus de Xabregas, de Nossa Senhora da Quietação, vulgo Flamengas, e do Crucifixo, também conhecido como Francesinhas, estes dois últimos seguindo a especificidade das Capuchinhas; a segunda variante, menos rigorosa, permitindo às religiosas uma vivência menos ascética e a posse de bens e rendimentos próprios, aprovada pelo papa Urbano IV, em 1263, era seguida nos mosteiros de Santa Clara, o mais antigo, de Nossa Senhora da Piedade da Esperança, de Santa Marta, do Monte Calvário e do Desagravo do Santíssimo Sacramento; por último, a Ordem Terceira da Penitência, que tinha como objetivo agregar leigos numa vida comunitária, segundo normas de conduta aprovadas em 1289 pelo papa Nicolau IV, estava instituída nos mosteiros de Santa Ana e de Santa Apolónia.

Cinco destes cenóbios desapareceram irremediavelmente (são os casos dos mosteiros de Santa Clara, das Francesinhas, de Nossa Senhora da Piedade da Esperança, de Santa Ana e de Santa Apolónia), deles restando apenas a memória documental ou vestígios residuais, que nos permitem, em determinados casos, reconstituir a sua mole arquitetónica, a estrutura das várias dependência e, inclusive, analisar o seu património integrado, sendo o de Santa Apolónia o menos documentado.

Metade dos conventos objeto do presente estudo dependia diretamente da jurisdição do Patriarcado de Lisboa, estando os restantes integrados na Ordem de São Francisco. Assim, os mosteiros de Santa Ana e de Nossa Senhora da Piedade da Esperança dependiam da Província da Observância de Portugal, com sede no Convento de São Francisco da Cidade, enquanto os da Madre de Deus e de Nossa Senhora da Quietação eram administrados pela Província dos Algarves, vulgarmente designada como Xabregana, pois a casa-mãe estava instalada em São Francisco de Xabregas.

Todos eles foram fundados pela Coroa ou pela alta nobreza que em torno dela gravitava, excetuando o Mosteiro de Santa Clara, instituído por D. Inês Fernandes, viúva do mercador genovês D. Vivaldo de Pandulfo. Alguns edifícios tiveram fundação régia e nele ingressaram as filhas da alta nobreza do país. Assim, o Mosteiro da Madre de Deus teve como padroeira a rainha D. Leonor, mulher de D. João II; o de Santa Ana, a rainha D. Catarina, esposa de D. João III; o das Flamengas foi fundado por D. Filipe I de Portugal; as Francesinhas por D. Maria Francisca Isabel de Sabóia; e o do Desagravo do Santíssimo Sacramento pela Infanta D. Maria Ana, filha de D. José I.

TIPOLOGIA ARQUITETÓNICA

Estas casas religiosas situavam-se preferencialmente na zona ribeirinha da cidade ou nos seus arrabaldes, protegidas pela cintura de muralhas costeira. As exceções a esta implantação ao longo do rio Tejo ocorrem nas Francesinhas, em Santa Ana, no Desagravo do Santíssimo Sacramento, situadas nas colinas da cidade, e no de Santa Marta, já fora de portas, próximo de São Sebastião, localização justificada pela sua construção numa época em que grassavam graves epidemias pestíferas.

Dentro destes edifícios vivia um número diverso de religiosas, o que terá contribuído para determinar a sua estrutura, sendo que, nos da primeira regra, habitavam apenas trinta e três freiras professas, enquanto nos da segunda e terceira regras existiam mais monjas. Assim, temos a informação de que, por exemplo, no século 18, em Santa Marta residiam setenta e cinco religiosas professas, em Santa Ana 133 e em Santa Clara 233. A este número acresciam, contudo, as pupilas, as nobres que se recolhiam nos cenóbios, as serviçais (privadas ou não), os escravos, os moços que trabalhavam a cerca, os capelães..., tornando estes espaços verdadeiros polos de fixação de população.

Apesar das diferenças de rigor da regra professada em cada um dos imóveis estudados, que lhes atribuíam algumas especificidades estruturais e decorativas, e do número distinto de religiosas que os habitavam, é visível uma forte unidade tipológica, sendo possível traçar, em linhas gerais, a disposição das principais dependências que os compunham. Existe, contudo, um imóvel que se afasta, parcialmente, das estruturas dos seus congéneres, o Mosteiro do Desagravo do Santíssimo Sacramento, mas cujo desvio é facilmente explicável pela falta de espaço para o seu desenvolvimento pleno, dado encontrar-se cingido entre a encosta e a Igreja Paroquial de Santa Engrácia, atual Panteão Nacional.

A similaridade arquitetónica deve-se a vários fatores, nomeadamente à reforma seiscentista dos edifícios ocorrida na sequência das normas editadas por São Carlos Borromeu, no âmbito do Concílio de Trento, e das Constituições Gerais, aprovadas para todas as religiosas da Ordem, em 11 de junho de 1639. Poderá, ainda, contribuir para esta uniformidade o fato de alguns edifícios terem risco do mesmo arquiteto, como os de Santa Marta e de Santa Clara, da responsabilidade de Pedro Nunes Tinoco, ou os de Santa Marta e da Quietação (Flamengas), de Nicolau e Teodósio de Frias.Os mosteiros eram compostos pela igreja e, na sua face posterior, por uma área de clausura, desenvolvida em torno de um claustro e de vários pátios, rodeados por cercas muradas, às quais nem sempre as religiosas tinham pleno acesso, o que impedia a sua convivência com os serviçais; tal não sucedia nos edifícios das Capuchinhas, pelo menos numa primeira fase de existência, já que elas próprias se encarregavam do trabalho agrícola, implicando a existência de pequenas cercas.

O acesso processava-se por um terreiro ou pátio, por vezes fechado, que ligava à portaria de fora, às casas dos capelães e da(s) veleira(s), freiras leigas que deambulavam pela cidade pedindo esmola. É frequente que, nestes pátios, se erguessem dependências destinadas aos serviçais.

Abrindo para o terreiro ou para a rua onde se rasgava o pátio, surgia o portal de acesso aos templos. Estes são compostos por nave, com eixo longitudinal interno e acesso lateral, excetuando o caso do Mosteiro das Francesinhas. A igreja deste possuía, para além da porta travessa, um portal axial que abria para um endo-nártex e para a nave, solução possível pela inexistência de coros-baixos nos edifícios de Capuchinhas, como se verifica no Mosteiro das Flamengas e no de Nossa Senhora da Madre de Deus de Guimarães.

As naves, espaços de acesso público, encontravam-se divididas por teias de madeira marchetadas a bronze e com acrotérios de pedraria, que protegiam as capelas laterais, profundas ou à face; nos edifícios mais pobres, estas eram em número de duas, mas podiam ascender às oito (Santa Clara). As paredes do templo encontravam-se revestidas a azulejo, de padrão ou figurativo, e encimadas por um registo de molduras de talha que enquadravam telas a representar cenas da vida de São Francisco (Evangelho) e de Santa Clara (Epístola).

A capela-mor encontrava-se, desde as normas tridentinas, em posição elevada relativamente à nave, permitindo a observação das cerimónias litúrgicas pelas religiosas, instaladas no coro-alto. Prolongando longitudinalmente o eixo formado pelo templo, surgia a sacristia de fora, adossada à parede testeira, à qual apenas tinham acesso os capelães.Na parede fundeira da nave, rasgavam-se dois vãos sobrepostos, o inferior correspondente ao coro-baixo, protegido por grade contendo comungatório e frequentemente ladeada por dois confessionários, destinados às religiosas; o superior possuía a grade do coro-alto, sobre a qual podia existir, no caso dos mosteiros com mais posses e/ou de proteção régia, um sacrário, visível da igreja e do coro, para exposição do Santíssimo Sacramento, o que exigia o recurso à implantação de uma tribuna com acesso por uma das paredes da nave, permitindo ao capelão a colocação da Sagrada Partícula no local. Nestes casos, a grade incluía o comungatório.

A área monacal desenvolvia-se em torno de um grande claustro, de dois pisos, marcados por arcadas e/ou vãos retilíneos, com tanques ou poços centrais, rodeados por canteiros de flores. Em alguns casos, o segundo piso não possuía colunas, constituindo uma simples varanda, como no Monte Calvário, e, em dois cenóbios, a quadra não era fechada: na Madre de Deus, devido à presença, a este, do Palácio Nisa, existindo um simples muro de separação, e em Santa Ana, onde o declive do terreno não o permitia.

No piso inferior da zona regral desenvolviam-se, perpendicularmente ao coro-baixo, por vezes antecedido por ante-coro, a sacristia de dentro, onde as religiosas arrecadavam as alfaias das capelas privadas, a Casa do Capítulo ou das Culpas (onde se reunia diária ou semanalmente a comunidade e onde eram assumidos os erros cometidos pelas várias religiosas), a casa do lavor — que também podia assumir a função de rouparia — e a livraria, surgindo, na ala oposta, a portaria, a casa da roda e o locutório. Na ala paralela à igreja localizavam-se, a cozinha, o refeitório e a(s) arrecadação(ões). Nos edifícios de maiores dimensões, estas dependências situavam-se em torno de pequenos pátios e neles existiam, ainda, a casa do fogo, a casa do forno, a amassaria...

No segundo piso, com acesso pela escada regral, situada na ala dos dormitórios ou na quadra do claustro, surge o ante-coro, com altar próprio e profusa decoração de talha, pintura e azulejo. Por este tinha-se acesso à dependência fundamental deste piso, o coro-alto, onde decorria grande parte da vida das religiosas, que nele marcavam as horas litúrgicas. Possuía um cadeiral, com uma ou duas ordens de cadeiras, tendo, frequentemente, um número de assentos bastante superior ao número de religiosas que habitavam o cenóbio. A ladear a grade encontravam-se dois oratórios. Pelo ante-coro acedia-se, igualmente, à torre sineira, onde o toque dos sinos regulava os momentos litúrgicos e a própria vivência das monjas. Na ala paralela à igreja situavam-se a enfermaria e a casa das convalescentes, com cozinha e refeitório próprios, botica e capela, constituindo o único local do cenóbio com possibilidade de ligação ao exterior, para permitir a entrada do capelão ou do médico. Ainda nesta zona localizavam-se os mirantes, estruturas torreadas com um ou dois pisos de vãos protegidos por gelosias e/ou grades, zonas de lazer da comunidade, onde podiam contemplar a vivência citadina.

Em ambos os pisos do claustro, nas alas ou varandas, proliferavam capelas ou oratórios particulares, sendo comum a existência de Passos da Via Sacra no inferior. Para a quadra abriam, ainda, os aposentos privados da abadessa, implantados no primeiro ou no segundo piso. Também na zona regular, especialmente nos cenóbios que seguiam a regra urbanista, podiam surgir aposentos particulares, destinados a nobres que neles se recolhiam, e não era raro que as religiosas possuíssem cozinhas e criados privados nestas dependências, compostos, portanto, não por uma simples cela, mas por várias salas.

As cercas apresentavam dimensões variáveis, contendo poços, tanques de rega e constituindo um dos pontos fulcrais na condução do abastecimento de água ao edifício, pelo que se situavam na zona mais elevada do conjunto. Nestas existiam, para além dos terrenos de cultivo, hortas, árvores de fruto e vinha conduzida em latada, casas de apoio ao cultivo da terra, capelas várias e jardins de lazer, de estrutura formal.

Estes edifícios, pela sua dimensão, tornaram-se, na sequência da expulsão das ordens religiosas pelos liberais e da venda dos terrenos das cercas e edifícios monacais, verdadeiros elementos estruturantes da cidade, condicionando o perfil das vias públicas, o loteamento das áreas, que, frequentemente, aproveitaram estruturas existentes a criação de zonas de lazer no espaço dos antigos terreiros sendo, portanto, essencial o seu estudo e a reconstituição dos seus espaços para a perceção do evoluir da malha urbana.

Tipologia

Arquitectura religiosa

Imóveis Recomendados

Mosteiro de Santa Clara de Lisboa

IPA.00026235
Portugal, Lisboa, Lisboa, São Vicente
 

Mosteiro de que apenas subsistem a forma da quadra do antigo claustro e vestígios na toponímia da zona (Campo de Santa Clara, Beco do Mirante). Foi o primeiro cenóbio de Clarissas a ser fundado na cidade de Lisboa, por D. Inês Fernandes, esposa de um mercador genovês, em 1288. Nele professava-se a regra de Santa Clara, na sua versão menos rigorosa, a Urbanista, dependia juridicamente do arcebispo de Lisboa. Foi reconstruído no século 17, conforme o risco de Pedro Nunes Tinoco. Ruiu, quase completamente, na sequência do terramoto de 1 de novembro de 1755; não tendo sido reconstruído foi ocupado pelo Exército que levou a cabo várias obras, apenas subsistindo a estrutura da quadra do claustro. Apresentava afinidades com o Mosteiro da Madre de Deus de Lisboa.

FOTO.00997939

Igreja da Madre de Deus / Mosteiro da Madre de Deus / Museu Nacional do Azulejo

IPA.00002547
Portugal, Lisboa, Lisboa, Penha de França
 

Mosteiro fundado pela rainha D. Leonor em 1508, no sítio de Xabregas, junto ao seu palácio. Dependente da Província dos Algarves, nele professava-se a regra mais rigorosa das Clarissas. Da sua construção original pouco subsiste, tendo sido remodelado no século 17, conforme o risco de Diogo de Torralva. Apesar de ter sido transformado em asilo casapiano no século 19, por José Maria Nepomuceno, e em Museu do Azulejo, no final da mesma centúria, com um percurso delineado por Liberato Teles, não perdeu a sua estrutura original, sendo possível aferir grande parte das dependências das religiosas e, mais importante, observar o património integrado que ainda conserva no templo e nos antigos coros.

FOTO.00740881

Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade da Esperança / Mosteiro da Esperança

IPA.00034033
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela
 

Mosteiro fundado em 1523 por D. Isabel de Mendanha, que se tornou sua padroeira. Seguiu a regra menos rigorosa das Clarissas, a Urbanista, estando sob a jurisdição da Ordem de São Francisco, da Província Observante de Portugal. Foi demolido no início do século 20 e, no seu primitivo local, ergue-se um quartel de bombeiros, integrando nas suas estruturas alguns vestígios de arcadas e abóbadas do edifício original. Constituía, a par do de Santa Clara, um dos maiores mosteiros femininos existentes em Lisboa, detendo inúmeros rendimentos e foros de terras um pouco por toda a região de Lisboa e Alentejo.

FOTO.00997761

Mosteiro de Santa Ana

IPA.00034073
Portugal, Lisboa, Lisboa, Arroios
 

Mosteiro fundado pela rainha D. Catarina, esposa de D. João III, em 1551, já após a morte do monarca, que encomendou o seu risco a Miguel de Arruda. Professava a terceira regra franciscana e pertencia à Província de Portugal, dependendo do Mosteiro de São Francisco da Cidade e nele habitando grande número de religiosas. A sua implantação determinou a sua estrutura construtiva, tendo a quadra inacabada, em U, não fechando a ocidente, onde se situava a cerca. No início do século 20, foi demolido para dar lugar ao Instituto Bacteriológico Câmara Pestana.

Mosteiro de Nossa Senhora da Quietação / Mosteiro das Flamengas / Igreja de Nossa Senhora da Quietação

IPA.00005940
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alcântara
 

Mosteiro fundado em 1582 por D. Filipe I de Portugal, para servir de recolhimento a religiosas de origem flamenga, perseguidas pelo Protestantismo. Dependia da jurisdição da Província dos Algarves e seguia a primeira regra de Santa Clara, na sua especificidade capuchinha. Construído por Teodósio de Frias, é um edifício essencial para o estudo presente, pois mantém, apesar de ter sido transformado em área residencial, grande parte da estrutura original, permitindo reconstituir os seus antigos espaços de vivência. A simplicidade do exterior contrasta com a riqueza decorativa do ante-coro e da sacristia, onde se mantém a decoração seiscentista, tendo a igreja e o coro-alto sofrido uma reforma no final de Setecentos, que renovou os elementos decorativos interiores.

FOTO.00512764

Convento de Santa Marta / Hospital de Santa Marta

IPA.00006531
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santo António
 

Mosteiro que surge sobre um recolhimento criado por D. Sebastião a pedido do arcebispo D. Jorge de Almeida, tendo sido patrocinado por D. Helena de Sousa, a partir de 1588. Pertencente à jurisdição do ordinário, seguia a regra menos rigorosa das Clarissas, a Urbanista, tendo sido construído por Nicolau e Teodósio de Frias e remodelado por Pedro Nunes Tinoco, que manteve a sua primitiva estrutura maneirista nos espaços da igreja e no claustro. Possui interessantes elementos decorativos, sobretudo azulejares, que se mantêm na Casa do Capítulo, claustro e capelas da igreja. Com o falecimento da última religiosa, em 1887, foi cedido à paróquia do Coração de Jesus e à Irmandade dos Clérigos Pobres, tendo passado, em 1905, para a administração do Hospital de São José, que o transformou numa unidade de saúde, construindo novos corpos na área dos antigos terreiro e cerca.

FOTO.00671194

Mosteiro do Monte Calvário / Edifício da Polícia de Segurança Pública, PSP, do Calvário / Escola Prática de Polícia

IPA.00017512
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alcântara
 

Mosteiro fundado em 1600 por D. Violante de Noronha, pertencente à jurisdição da Província de Portugal, nele professava-se a regra menos rigorosa das Clarissas, a Urbanista. O terramoto de 1755 destruiu completamente o edifício, obrigando as religiosas a abandonar o local. Perante a inviabilidade da sua reconstrução, foi transformado em recolhimento e construída uma pequena capela anexa. No início do século 20 instala-se no local uma esquadra da PSP; nas décadas de 1930 e de 1950 foram efetuadas obras de remodelação no imóvel, com o objetivo de aí instalar a Escola Prática da Polícia, promovendo-se a construção de um terceiro piso, mas mantendo-se a estrutura do claustro primitivo. No edifício subsistem algumas dependências abobadadas, primitivas. No local da antiga cerca, de pequeníssimas dimensões, instalou-se um novo edifício, também pertencente à Escola Prática da Polícia.

FOTO.00886939

Mosteiro do Crucifixo / Mosteiro das Francesinhas

IPA.00034032
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela
 

Mosteiro fundado em 1666 pela rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia, onde se faria sepultar, seguindo a ordem mais rigorosa de Santa Clara, na sua especificidade capuchinha; era dependente do arcebispo de Lisboa. Construído conforme o risco de Mateus do Couto, Sobrinho, foi demolido pela Câmara Municipal de Lisboa para nele construir o Parque Bento de Jesus Caraça, conforme o risco de Cristino da Silva, datado de 1949. Tinha a particularidade de ser o único edifício monacal feminino da cidade de Lisboa com acesso ao templo por portal axial. O seu espólio foi disseminado por várias instituições, nomeadamente pelo Museu do Carmo, onde se mantêm vários elementos pétreos. O túmulo da rainha foi transferido para o Panteão de São Vicente de Fora em 1912.

FOTO.00997938

Mosteiro de Santa Apolónia

IPA.00034074
Portugal, Lisboa, Lisboa, São Vicente
 

Mosteiro impulsionado pela rainha D. Luísa de Gusmão e fundado, em 1698, por Domingos Ferreira Souto, seguindo a terceira ordem franciscana; era dependente do arcebispo de Lisboa. Ficou bastante arruinado pelo terramoto de 1755, o que obrigou à sua reconstrução, a expensas régias, regressando as religiosas para o edifício em 1757. Foi extinto em 1833, sendo as religiosas transferidas para o Mosteiro de Santa Ana, onde se professava a mesma regra, e o edifício ocupado com um asilo casapiano. Foi demolido, surgindo no local a Estação de Santa Apolónia, que tenta invocar, nas suas soluções arquitetónicas, as arcadas do primitivo cenóbio.

Mosteiro do Desagravo do Santíssimo Sacramento

IPA.00022029
Portugal, Lisboa, Lisboa, São Vicente
 

Mosteiro fundado tardiamente, em 1782, pela princesa D. Maria Ana, seguindo a regra menos rigorosa das Clarissas, a Urbanista, no local onde se erguera a profanada Igreja de Santa Engrácia, em desagravo do sacrilégio cometido no roubo da Sagrada Partícula. Construído conforme o risco de Mateus Vicente de Oliveira, nele trabalharam os artistas associados à construção do Palácio de Queluz e à Casa do Infantado, nomeadamente o entalhador Silvestre Faria Lobo. Era de pequenas dimensões, condicionado pelo reduzido espaço que lhe serviu de implantação, tendo sido profundamente modificado na sequência das obras de arranjo urbanístico do Panteão Nacional, que fizeram desaparecer a igreja e o seu acesso, criando-se um piso inferior, resultante do desaterro efetuado no local. Com o falecimento da última religiosa, em 1901, foi sucessivamente aproveitado pelo Exército, tendo sido instalado no local, em 1932, o Asilo de Santa Clara, casapiano. Mantém no claustro alguns azulejos primitivos com a representação de Passos da Via Sacra.

FOTO.00997915

Mapa

Monumentos
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login