Casa do Fojo, em Coimbrões

IPA.00005351
Portugal, Porto, Vila Nova de Gaia, Canidelo
 
Casa nobre barroca com planta em L. Apesar das alterações sucessivas tidas ao longo do tempo, algumas delas possíveis de confirmar pelas obras recentes que as puseram a descoberto, mantém grande unidade de tratamento e expressão da fachada principal.
Número IPA Antigo: PT011317040010
 
Registo visualizado 596 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Planta com desenvolvimento em "L", constituido por dois pisos. A fachada principal, orientada a NO., tem composição simétrica. É composta por um corpo central, capela e pequeno átrio murado no lado esquerdo, capela falsa, fazendo "pendant" e alpendre com ampla escada de "tiro" de acesso ao andar nobre, do lado direito. Ao centro da fachada, a porta de acesso ao piso térreo e a janela de sacada do piso são emolduradas por aparelho de granito almofadado e rematadas por um frontão angular, encimado por escultura e duas urnas assentes na balaustrada. À esquerda, no mesmo alinhamento e altura, a capela, com porta encimada por frontão curvo e janela de arco pleno. Sobre a cornija que percorre todo o alçado, um frontão de lanços encimado por uma cruz e em cada lado uma urna, no alinhamento das pilastras laterais. Na restante fachada 4 janelas no piso térreo e 5 janelas de sacada no piso superior, podendo observar-se entre duas delas uma pedra de armas. As restantes fachadas têm composição bastante simples. A cobertura é em telhado de várias águas. No interior destaca-se a capela e alguns espaços que preservam as características da casa.

Acessos

Rua do Fojo, Coimbrões

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978

Enquadramento

Urbano, isolada. Mantem em redor extensa propriedade agrícola, cortada à poucos anos pela passagem da AE do N.. Próxima da fábrica de cerâmica do Fojo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Arq. José Bernardo Távora (projecto de recuperação)

Cronologia

Séc. 18 (inicio) - Mandado construir pelo General William Neville, que depois da derrota de Duque de York, se viu obrigado a emigrar para Portugal; séc. 19 - durante as Invasões Francesas os generais ingleses estabeleceram o seu Quartel General na casa da Família Neville seus compatriotas; nesta casa e por iniciativa da sua proprietária, D. Josefa de Veville, bisneta do general William Neville, iniciou a sua carreira como ajudante de campo o Marechal Saldanha; 1832/1834 - foi quartel-general do exército realista.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pavimento térreo em pedra, material cerâmico e soalho de madeira neste e no andar; paredes em alvenaria de pedra rebocada, com molduras dos vãos em granito; cobertura em telha de barro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / Arquivo Pessoal do Arquitecto Paisagista Ilídio de Araújo; DGEMN/DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID; DGEMM/DREMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMN

Intervenção Realizada

1994 - Obras de reabilitação do piso térreo e melhoramento do acesso interior para o 2º piso.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994 / Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login