Conjunto de Lagares Cavados na Rocha / Lagares do Brunhal, Pedra do Altar e Pinhal das Martelas

IPA.00004707
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá
 
Tanques rectangulares de largura e profundidade semelhantes; tanques circulares de pouca profundidade ligados aos receptáculos por entalhe escavado na rocha.
Número IPA Antigo: PT021823330010
 
Registo visualizado 397 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Extração, produção e transformação  Lagar    

Descrição

Lagares escavados em afloramentos graníticos em ligeiro declive. O lagar no lugar do Brunhal com tanque rectangular de sensivelmente 2,70 m de comprimento por 35 cm de largura e outro tanto de profundidade, liga-se através de orifício escavado na rocha a tanque circular de, sensivelmente, 1,30 m de diâmetro. Segundo tanque igualmente circular em cota superior ao primeiro, de profundidade reduzida, liga-se a este por entalhe escavado na rocha. Pequena cavidade quadrada, de 30 cm de lado e de fundo, lateral ao pio rectangular. O lagar no lugar do Brunhal de tanque rectangular com sensivelmente 3,25 m de comprimento por 35 cm de largura e profundidade, liga-se através de orifício escavado na rocha a pia circular, irregular com, aproximadamente 1,45 m de diâmetro. Segundo tanque circular em cota superior ao primeiro, de profundidade reduzida, liga-se a este por entalhe escavado na rocha. Pequena cavidade quadrada, com 30 cm de lado e de fundo, entre os dois tanques circulares. Lagar do Pinhal das Martelas de tanque rectangular com aproximadamente 3,90 m de comprimento, com sensivelmente 40 cm de lado e de fundo, liga-se através de orifício escavado na rocha, ao tanque de escoamento de feição quadrada com 95 cm de lado; pia circular e de pouca profundidade em cota superior ao receptáculo, ligados entre si por entalhe escavado na rocha. Pequena cavidade circular entre eles. O lagar da Pedra do Altar, de tipologia idêntica aos anteriores, tanque rectangular ligado a um outro circular através de orifício (desaparecido) *1. Em cota superior a este, um outro tanque circular de pequena profundidade, ligados entre si, por entalhe escavado na rocha. Pequena cavidade quadrada de 35 cm de lado, paralela ao tanque rectangular.

Acessos

EN 2, ao Km. 180,9 e 180,5, para Soutulho, onde se situa o Lagar do Brunhal; junto à estrada, o de Pedra do Altar; no lugar das Martelas, a cerca de 2 Km. de Vila Chã de Sá, depois do caminho do Castelo, junto ao Maninho da Sertã, o Lagar das Martelas; ao fundo de Vila Chã de Sá, no lugar designado por Pedra de Altar, o lagar com este nome

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 735/74, DG, 1.ª série, n.º 297 de 21 dezembro 1974

Enquadramento

Rural. Os lagares de Brunhal em zona florestal de pinheiro bravo, rodeados por construções modernas. O da Pedra do Altar em zona agrícola. O das Martelas em zona florestal de pinheiro bravo, com interesse paisagístico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: lagar

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito.

Bibliografia

PEDRO, Ivone, VAZ, João L. Inês, ADOLFO, Jorge, Roteiro Arqueológico da Região de Turismo Dão Lafões, Viseu, 1994; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69727 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 Proprietário dos terrenos dos lagares do Brunhal; desconhecem-se os proprietários dos restantes lagares. Existem referências a uma sepultura escavada na rocha junto ao lagar da Pedra do Altar, mas actualmente encontra-se parcialmente tapada com a construção de um palheiro existente em frente ao referido lagar.

Autor e Data

João Carvalho 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login