Casa dos Tectos / Escola Profissional de Tomar

IPA.00026379
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Casa abastada com construção seiscentista, de que subsistem poucos vestígios, talvez algumas pilastras da fachada principal, totalmente reconstruído no início do séc. 20, introduzindo elementos revivalistas, como janelas de ângulo, cópia de azulejos da oficina de Lisboa, nomeadamente dos da Capela de Santo Amaro, aplicados na escadaria principal, e várias janelas e silhares quinhentistas, provenientes de imóveis que foram sendo demolidos. No final do séc. 19, apresenta um alpendre na fachada posterior e uma marquise no superior, alterados durante as obras do séc. 20, com a criação de alas de circulação exteriores e ligação ao jardim. Nesta data, foi construída a capela, que seria dedicada a São Tiago, com vitrais pintados na década de 70, na oficina de Ricardo Leone. O interior apresenta vários tetos pintados com elementos maneiristas ou almofadados e, em cada dependência, lareiras clássicas, integrando alguns medalhões quinhentistas.
Número IPA Antigo: PT031418120075
 
Registo visualizado 117 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta em L invertido, composta por vários corpos adossados, um deles elevando-se em altura, que abrem lateral e posteriormente para jardim protegido por alto muro e com acesso por portão metálico. Tem coberturas diferenciadas em telhados de quatro, seis e dez águas, rematadas em beirada simples sobre sub-beirada ou beiradas triplas, interrompida por várias chaminés, todas de formas distintas, algumas rebocadas e outras revestidas a azulejo; nas cumeadas ostenta pombinhas de cantaria e, no corpo elevado, pequenos pináculos de bola, alguns encimados por elementos helicoidais. Fachadas evoluindo em um e dois registos de vãos, adaptando-se ao declive do terreno, rebocadas, algumas pintadas de amarelo, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais de cantaria, perpianhos na fachada posterior e apilastrados na principal, rematadas em frisos e cornijas, o primeiro pontuado por gárgulas de canhão. São rasgadas por vãos retilíneos, as janelas com caixilharias de madeira, a maioria de guilhotina, e vidro simples. Fachada principal virada a sul, dividida em três eixos por pilastras toscanas colossais, tendo, ao centro, portal, flanqueado por pilastras dóricas, com fustes almofadados, encimadas por pináculos, tendo friso e cornija, que serve de bacia à janela de sacada, com guarda metálica, para onde abre porta-janela com moldura simples e friso exterior saliente, recortado e terminando em volutas, sobrepujada por friso e frontão triangular. O portal é ladeado por dois óculos quadrilobulados e duas janelas de peitoril com molduras simples, protegidas por grades; no segundo piso, a sacada é ladeada por seis janelas de peitoril, com molduras recortada e remate em frisos e cornijas, tendo panos de peito almofadados. Em cada um dos eixos laterais, rasgam-se duas bíforas, com molduras comuns, protegidas por grades, encimada por janela de sacada, rematada em frontão semicircular. Fachada lateral esquerda parcialmente adossada ao edifício do Posto de Turismo, tendo no pano virado ao jardim, dois pequenos respiradouros jacentes junto ao pavimento, com moldura em cantaria, um deles entaipado e revestido a azulejo figurativo azul e branco, representando dois querubins, encimados por duas janelas de peitoril, a do lado esquerdo com moldura simples, encimada por friso e frontão de lanços, sendo, a do lado direito, de moldura recortada. No lado esquerdo, uma porta protegida por alpendre sustentado por duas colunas toscanas sobre plintos paralelepipédicos almofadados, ladeada por porta rematada por friso e frontão semicircular. Na parede, surge um silhar de calcário quatro ou quinhentista, representando um ceifeiro. Fachada lateral direita dividida em dois panos por duas ordens de pilastras, rasgados, no piso inferior, por duas janelas com molduras recortadas e três janelas jacentes; no piso superior, quatro janelas de peitoril, três com remates em cornijas, a do extremo esquerdo com pano de peito almofadado, e um óculo quadrilobulado. Saliente, uma chaminé sobre mísulas de cantaria. No extremo direito, o cunhal tem pequeno entrecorte, e, sobre cornija, janela de ângulo, com colinas toscana e guarda plena almofadada, rematando em frisos de acantos, interrompidos por medalhões figurativos e, nos ângulos, mísulas onde assenta a cornija do remate. Fachada posterior com o corpo virado ao Largo do Quental, rasgada por portal da garagem, facetado, com fecho saliente, encimado por janela de sacada com bacia em forma de cornija e guarda de balaústres, para onde abre porta-janela com moldura recortado. Adossada, a fachada da Capela, rematada em frontão triangular, encimado por cruz latina e pináculos piramidais, com nicho no tímpano. É rasgada por portal com moldura recortada e volutas na base, rematado por cornija, friso e frontão de lanços, sobrepujado por óculo circular, em capialço com seguintes decorados. No lado direito, porta de moldura simples e janela vazada com moldura decorada por estrias. O portal de acesso ao jardim está ladeado por pilastras e o muro encimado por merlões decorativos. Os panos a abrir para o jardim formam um L, com alas protegidas por arcadas de volta perfeita assentes em pilares, encimadas por alas protegidas por colunas toscanas e arquitravadas, com escadaria de acesso a um dos patamares do jardim. Ambas estão revestidas com silhares de azulejo, enxaquetado no inferior e com padronagem de albarradas no superior.Em ambos os pisos se rasgam portas de acesso às dependências interiores, destacando-se uma janela mainelada, com colunas estriadas e seguintes com medalhões figurativo, rematada por friso e cornija sustentada por mísulas. O jardim com pavimento em seixo rolado e ladrilho cerâmico, está pontuado por bancos revestidos a azulejo, um poço, uma fonte e pequenos lagos, pontuados por canteiros com árvores. INTERIOR com acesso por vestíbulo amplo, com acesso a duas dependências de cada um dos lados, intercomunicantes e de ligação a dois corredores que ligam a outras dependências e às alas da fachada posterior. O vestíbulo acede às escadas de dois lanços divergentes com patamar convergente para o terceiro lanço, revestidas a painéis de azulejo policromo marcados por decorações de ferronerie, acantos, putti e figuras híbridas, que centram albarradas. As salas ostentam tetos pintados ou decorados com almofadados e as portas estão protegidas por folhas almofadadas com medalhões antropomórficos. Em todas as salas surgem lareiras, algumas integrando silhares decorados quinhentistas. A capela está truncada, subsistindo a nave, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo enxaquetado, azul e branco, com cobertura de madeira em masseira e pavimento em tijoleira, com corredor central em lajeado. Coro-alto de madeira com guarda de balaústres, tendo, no lado da Epístola, túmulo. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas almofadadas e fecho saliente.

Acessos

Tomar, Avenida Cândido Madureira; Rua do Quental; Largo do Quental. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,601850; long.: -8.415210

Protecção

Abrangido parcialmente pela Zona Geral de Proteção da Janela Quinhentista do Edifício de Turismo (v. IPA.00003385)

Enquadramento

Urbano, isolado, integrado no Núcleo urbano da cidade de Tomar (v. IPA.00006271), em zona com ligeiro declive, a que se adapta, num quarteirão irregular, adaptado à topografia do terreno, composto por este edifício e pelo Posto de Turismo (v. IPA.00003385), a abrir para uma ampla avenida, pavimentada a alcatrão e com amplo passeio público, pavimentado a calçada à portuguesa, ornado por cruzes de Cristo, em cota inferior aos mesmos, com acesso por escadas, ladeadas por canteiros com flores. A fachada posterior abre para pequeno largo, onde se ergue a Casa de Quental (v. IPA.00024312). No topo da via, ergue-se o Monumento ao Infante D. Henrique (v. IPA.00028874) e o acesso à Mata Nacional dos Sete Montes (v. IPA.00002067).

Descrição Complementar

Na FACHADA PRINCIPAL surge uma cartela enrolada com a inscrição "CASA DOS / TECTOS". Na CAPELA, dois vitrais, um deles representando a Pomba do Espírito Santo, assinada "MÁRIO / COSTA 1973 / OFICINA R(icardo) Leone - Lisboa" e o existente sobre a porta travessa, a representar São Tiago, tendo, no canto inferior direito, a inscrição "MÁRIOS / COSTA 1973 / OFICINA R(icardo) Leone - LISBOA".

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Educativa: escola profissional

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR VITRAL: Mário Costa (1973). OFICINA DE VITRAL: Ricardo Leone (1973).

Cronologia

Séc. 17 - construção da casa (FRANÇA, 102); séc. 18, 2.ª metade - terá pertencido, alegadamente, ao francês Timóteo Verdie (GRAÇA, 133); 1896 - numa fotografia, o edifício é representado com o corpo virado à fachada principal, com alpendre na zona inferior e superiormente com marquise, não surgindo representada a capela; séc. 20 - é propriedade de Manuel de Sousa Godinho e depois de Augusto Gonçalves, que aplicou os canteiros no pátio (GRAÇA, 133); 1973 - pintura dos vitrais da capela, por Mário Costa, na Oficina Ricardo Leone, em Lisboa; 1997 - instalação da Escola Profissional de Tomar; 2007 - aquisição da Casa dos Tectos pela Câmara Municipal de Tomar.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; socos, modinaturas, cornijas, panos de peito, guardas, cornijas, pilastras, pavimentos em cantaria de calcário; pavimentos em tijoleira; silhares de azulejo; tetos de madeira pintada; janelas com caixilharias de madeira e vidro simples; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

GRAÇA, Luís Maria Pedrosa dos Santos - Tomar roteiro sentimental. 2.ª ed. Lisboa: JMEdições, 2014.

Documentação Gráfica

CMTomar

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID, SIPA; CMTomar

Documentação Administrativa

CMTomar

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2007 - tratamento das coberturas; revisão de rebocos e caixilharias; pintura das fachadas posteriores.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2019

Actualização

 
 
 
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