Capela de Nossa Senhora da Lapa

IPA.00006911
Portugal, Vila Real, Chaves, Santa Maria Maior
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela setecentista longitudinal, rectangular, de uma nave abobadada, com fachada rococó terminada em frontão contracurvado, portal de verga recortada, moldurado e decorado, lateralmente, com motivos vegetalistas, janelas rectangulares e óculo trilobado, ostentando no interior retábulo de talha branca e dourada, neoclássico.
Número IPA Antigo: PT011703500056
 
Registo visualizado 527 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, rectangular com sacristia quadrangular adossada a S.. Volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela e três na sacristia. Fachadas, com aparelho de alvenaria irregular de granito à vista, com as juntas tomadas, percorridas por embasamento avançado, cornija saliente, pilastras dóricas, molduradas, nos cunhais, sobrepujados por fogaréus, na fachada anterior, e por pináculos, na posterior, com cruz sobre acrotério nos remates das empenas. Fachada principal, orientada a O., rematada por frontão contracurvado, moldurado, e encimado por três pares de fogaréus escalonados, com coroa aberta no tímpano. Portal de verga recortada, moldurado e decorado, lateralmente, com motivos vegetalistas, e encimado por lintel interrompido por óculo recortado, envolvido por folhagens que irrompem do lintel quebrando a cornija recta do frontão. Ladeia o portal dois janelos rectangulares, com moldura decorada, inferior e superiormente, por motivos vegetalistas. Fachada N. com pilastra dórica, no terço anterior, portal de verga curva e janelão rectangular, apresentando, sobre a cornija, sineira de arco pleno, sobrepujado por cruz, enquadrado por pilastras encimadas por pináculos. Fachada S. com pilastra dórica, no terço anterior, janelão rectangular no corpo da capela e janela de verga curva na sacristia. INTERIOR rebocado e caiado, com púlpito circular, sobre mísula pétrea, estriada, e balaústres de madeira, no lado do Evangelho, e pia de água benta, porta de verga curva, de acesso à sacristia, no lado da Epístola. Marcação interior da pilastra relevada do exterior com mísula decorada e janelas com sanefa de talha. Altar-mor sobrelevado, com acesso por três degrau, apresenta retábulo em talha branca e dourada, centrado por sacrário a que se sobrepõe trono. Pavimento em lajes de granito e soalhado, e tecto estucado de perfil curvo sobre cornija pétrea saliente.

Acessos

Largo da Lapa; Gauss: M-255.150, P-530.5; Fl. 34

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, integração harmónica, num largo ajardinado junto ao Forte de São Francisco, ocupando uma pequena plataforma, relvada e delimitada por muro de cantaria, em plano superior ao arruamento que a limita por S., com acesso por escadaria a partir deste.

Descrição Complementar

Sacristia, com paramentos rebocados e caiados e de pavimento soalhado, apresenta capela rasgada na parede, de arco pleno sobre pilastras dóricas, confrontando com lavatório em arco pleno, concheado, sublinhado superiormente por cornija saliente, com torneira inscrita em motivo flordelisado, sobre pia circular, estriada. A janela da sacristia apresenta "conversadeiras".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Funerária: capela mortuária

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - época provável de construção da capela.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, com paramentos interiores rebocados e pintados, com vãos e cunhais em cantaria, sineira em cantaria, cobertura em madeira telhada, altares em madeira, caixa de esmolas em madeira, púlpito de pedra com balaústres de madeira, pavimentos em lajes graníticas e soalhado, portas de madeira, janelas gradeadas e envidraçadas, lavatório em granito.

Bibliografia

AIRES, Firmino, As Capelas de Chaves, Revista Aquae Flaviae, 3, Chaves, 1990, p. 125 - 127.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Esta capela pertenceu à Irmandade da Ordem Terceira de Chaves.

Autor e Data

Ricardo Teixeira e Paulo Amaral 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login